Oi! Seiiti Arata! As pessoas mudam. Hoje eu gostaria de te convidar pra dedicar um momento para olhar pra trás e ver o quanto nós mudamos.
As pessoas mudam. Veja a escala de décadas
Pegue um caderno e uma caneta, ou então, caso você se sinta à vontade, compartilhe com a gente aqui no espaço dos comentários no youtube.
Nós podemos começar em uma escala de décadas, que tal? Eu vou te mostrar como faço esse exercício, daí você também pode ir fazendo junto comigo.
Três décadas atrás, o que estava acontecendo em sua vida? Para mim, eu costumava me divertir com coisas bobas. Foi ótimo ser uma criança em um mundo que tudo era uma grande brincadeira sem consequências graves.
E duas décadas atrás? Bem, eu era um adolescente com muitos medos e desejos imaturos. Eu pensava inocentemente que já era adulto e que tinha uma resposta para tudo.
Uma década atrás, eu estava solitário, inseguro e lutando para encontrar amor. Eu tinha avançado profissionalmente e intelectualmente, mas eu estava ficando para trás emocionalmente. Eu fiquei bêbado várias vezes e entrei em muitas situações vergonhosas. Foi um momento de muita mudança.
Bem, essa foi minha vida na escala de décadas. Três décadas, duas décadas, uma década.
E para você, como foi a mudança na sua vida?
E em termos de anos? O que estava acontecendo com você há três anos?
Três anos atrás, eu estava trabalhando com o Escritório das Nações Unidas em Genebra e também avancei meus estudos sobre o comportamento humano e coaching.
Nessa época que eu aprendi que o nosso comportamento é influenciado por gatilhos.
Eu percebi que quando a gente quer promover mudanças positivas, não é uma boa ideia focar no comportamento indesejado com críticas e reclamações. Em vez disso, nós tentamos fornecer recursos para incentivar o bom comportamento.
Essa descoberta me deixou tão empolgado que eu queria compartilhar isso com todo mundo. Só que a maneira que eu estava compartilhando era quase como se eu estivesse impondo as minhas ideias “corretas” sobre as ideias “erradas” de outras pessoas. Hoje eu vejo que isso era muito imaturo, mas foi o melhor que eu podia fazer naquela época.
Quando mudamos, nossa percepção do mundo também muda
Dois anos atrás, o meu negócio, Arata Academy, ganhou uma audiência maior, então eu decidi deixar as Nações Unidas e ficar totalmente dedicado à produção de nossos treinamentos. Talvez você tenha sido uma das pessoas que fez curso conosco e me deu esse tipo de incentivo. Obrigado. Isso também me mudou em muitos aspectos, porque eu recebi muitos comentários para me motivar a continuar melhorando. E a minha maior lição até agora veio cerca de um ano atrás.
Eu percebi que, por causa da minha personalidade e por causa da natureza do meu trabalho, eu tinha uma tendência a ouvir as pessoas, e começava a sentir a dor dos outros.
Sabe quando você começa a sofrer por causa dos problemas alheios? Isso estava me causando uma série de danos. Eu sempre escutava com a intenção de encontrar uma solução. Mas às vezes as pessoas que vinham conversar comigo só queriam ser compreendidas. Nem sempre eu percebia isso e em vez de escutar com empatia, eu já tirava do bolso alguma alguma estratégia, alguma recomendação de livro, alguma técnica de coaching. E daí eu perdia a conexão.
Veja, essa percepção também foi uma grande mudança para mim, e desde então eu me tornei mais capaz de relacionar verdadeiramente com as pessoas, de ter mais empatia, e de respeitar as pessoas como elas são.
As pessoas mudam. E você?
Esse foi só um exemplo de como eu faço esse exercício. O mais importante é como você vai fazer também essa atividade.
Quando eu faço essa minha retrospectiva, eu quero olhar como eu mudei. Eu gosto de prestar atenção em como a minha visão de mundo muda, como me relaciono com as pessoas de uma maneira diferente. Ver o que eu consegui melhorar, ou talvez o que está começando a entrar em uma direção que eu não acho legal e portanto eu tenho que ficar atento. Entende? Tudo isso é um retorno, um feedback, pra gente continuar a mudar ao longo dos próximos anos de forma gratificante.
E você? Consegue se ver de uma maneira diferente? Dedique um momento para pensar como você pode usar isso para moldar o seu futuro.
Tenha certeza de continuar mudando e melhorando, de modo que cada ano seja melhor que o anterior. Clique aqui para conhecer o curso Novo Ano Novo, que é focado nesta melhoria continuada.