Oi! Seiiti Arata! Como dar continuidade? Já falamos sobre como iniciar um projeto. Mas e depois que iniciamos? Você sabe como começar algo e dar continuidade? Como se manter motivado e seguir adiante?
Como dar continuidade: capacidade + esforço
Pra começar, eu gostaria de te convidar para pensar na realização de uma determinada atividade como o produto da soma entre capacidade e esforço. Como assim?
Ter capacidade é ótimo, mas não é suficiente. Capacidade é ter talento, ter habilidades, ter recursos, conhecer as pessoas certas… mas não adianta essa capacidade se não temos esforço para usar tudo isso.
Da mesma forma, não é suficiente aplicar esforço com boa intensidade, com consistência, direcionamento… se não tivermos capacidade de executar essa determinada tarefa.
A perseverança é um ingrediente do esforço
Logo, tanto a capacidade como o esforço são importantes. E a perseverança é um dos ingredientes do esforço.
Algumas pessoas dizem que não gostam de praticar certas habilidades. Geralmente porque eles são ruins, e é muito chato ser ruim. Eles dizem que até poderiam perseverar se já fossem bons o suficiente. Se eles tivessem um alto nível de performance, eles poderiam praticar o tempo todo. Só que como eles possuem um desempenho ruim, então não é divertido praticar. É vergonhoso, é um grande aborrecimento, é assustador. Portanto, é tentador adiar essa atividade e procurar outra coisa para fazer.
Bom, adivinha só? Perseverança não é algo que nós precisamos depois que nós começamos a mandar bem. A perseverança é o ingrediente que nos permite mandar bem. Se você fizer uma pesquisa sobre as pessoas de sucesso em qualquer campo, vai perceber que suas biografias nos mostram como eles usaram a perseverança pra superar as dificuldades.
Se você quiser seguir em frente, você tem que ser persistente pra fazer as coisas. Mas veja: persistente de uma forma inteligente. Pra garantir continuidade, é importante ter a capacidade de ajustar o plano quando necessário. Ao longo do caminho, você vai conseguir se fortalecer, vai conseguir aguentar melhor as críticas, o fracasso, as dificuldades e obstáculos inesperados.
Acabe com os obstáculos inesperados
Aliás, não deveria nem mesmo existir algo como “obstáculos inesperados”, porque as pessoas que superam os obstáculos já estão esperando pelos obstáculos desde o começo!
Nós vamos interpretar os obstáculos como desafios que podem ser resolvidos como quebra-cabeças, como um jogo. Conforme nós vamos ultrapassando cada desafio, nós crescemos e ficamos prontos para enfrentar obstáculos ainda maiores. Se estamos enfrentando algo além das nossas habilidades, vamos também entender que podemos mudar de rumo, para tornar os obstáculos mais fáceis.
Está vendo como a criatividade e a flexibilidade são necessárias para equilibrar o lado teimoso da determinação?
Fácil demais?
Agora, se você sentir que está tudo fácil demais, que a vida está ficando muito chata e você não tem desafios suficientes, bem, então sim vai fazer sentido ir um pouco além, ser até irrealista, corajoso! Use sua criatividade para explorar o que você poderia pensar impossível.
Eu conheci muitas pessoas que ainda não exploraram o seu potencial, porque elas permanecem em suas zonas de conforto, o que é uma escolha segura, mas também muito chata.
E aqui vai uma história pessoal: como você sabe, por anos eu tenho mantido os meus canais no YouTube tanto da Arata Academy como do natugood apenas em português, que é a minha língua materna (e olha que já é um grande desafio manter um canal). Além disso, eu também comecei de forma bem modesta, a fazer também alguns vídeos em inglês e espanhol – que é uma experiência louca.
Então, hoje eu não tenho ideia se eu vou continuar este formato em várias línguas, ou se eu vou abandonar essa ideia depois de algum tempo se for algo inviável. Mas eu gosto do desafio, por isso que estou fazendo.
E se for difícil demais?
E se acabar sendo muito exigente? E se eu tiver de dar prioridade a outras coisas na minha vida e ficar concentrado apenas no canal em português? Bem, certamente eu vou ficar triste, mas eu sinceramente não seria a primeira vez que eu encontro um obstáculo. Não tem problema. A vida continua.
Isto é o que eu desejo para você que deseja aprender como dar continuidade. Não se preocupe. Aproveite a liberdade que essa atitude nos traz. Não espere para ser perfeito, porque ninguém é. Se você falhar (e é normal falhar!), pergunte-se: será que o objetivo ainda é importante para você? Se for, então vale a pena perseverar.
Não fique pensando somente naquela meta de longo prazo, porque as vitórias de curto prazo também são valiosas. Quem só vê o valor no destino final pode perder toda a beleza da viagem.
Dedique um momento para lembrar que a vida é cheia de surpresas. O contexto pode mudar. Talvez você mude. Uma versão mais madura de você pode perceber que há outras coisas na vida que merecem mais atenção. E aí, hein? Como você vai conciliar sua maturidade com aquela persistência indomável? A minha opinião: não deixe que a determinação te cause mais mal do que bem. Não há vergonha para parar quando o contexto muda. Não há necessidade de ser duro consigo mesmo, de criticar a si mesmo. Você é uma pessoa completa, está tudo OK com você.
Como ter perseverança?
Ter perseverança nem sempre é fácil, mas pode ser divertido. É só olharmos para os desafios com a mentalidade certa.
Muitas pessoas não conseguem dar continuidade porque o objetivo não foi atraente o suficiente, ou porque não investiram o suficiente em suas habilidades ou não se esforçaram tanto.
É aqui que eu convido você a pensar sobre a nossa conversa sobre como dar continuidade. Qual é o significado mais profundo da meta que você escolheu? Quanto mais valioso for o objetivo, você vai sentir que os obstáculos e sacrifícios ficam menores. Quais são as habilidades que você precisa? Como você pode melhorar seus esforços?
Você pode descobrir que o que está faltando é a habilidade de se concentrar para perseverar. Se for este o caso, então te convido para olhar o que preparei para você no curso FOCO – clique aqui para ver o vídeo.