Oi! Seiiti Arata. Como iniciar um projeto? Não é incrível como algumas pessoas parecem ser capazes de iniciar um projeto sem hesitação, sem pensar muito sobre as coisas e sem demora? Vamos para algumas dicas importantes para quem deseja sair do zero.
Como iniciar um projeto
Isto é particularmente impressionante para o resto de nós que temos que abrir o navegador e clicar em vídeos com títulos do tipo em “Como Iniciar um Projeto“.
Nós geralmente somos aqueles que planejam as coisas com antecedência, pois não seremos imprudentes ou negligentes iniciando coisas que poderiam levar à frustração e dor emocional, ou até mesmo danos físicos ou perda monetária.
Sim, nós fazemos a nossa pesquisa para encontrar uma boa direção com boa informação. Ao mesmo tempo, nós não queremos nos sentir presos e oprimido.
Paralisia por Análise
A paralisia por análise ocorre quando estamos sob a ilusão de que precisamos de mais e mais informações para realmente começar. O medo de errar nos congela e daí não fazemos nada.
Eu tenho que confessar uma coisa: você gravar este vídeo me assusta agora. Eu não tenho nenhuma idéia do que vai acontecer a seguir, o que você vai pensar deste vídeo ou qual o impacto, que significado esta mensagem terá para você.
Existe muita incerteza quando iniciamos algo novo
Ao navegar na incerteza, muitas coisas podem dar errado. Se tivermos um desempenho inadequado, teremos resultados inadequados. Vamos sentir a dor do fracasso e esse é um custo que queremos evitar.
Mas escute aqui, amigo, eu gostaria de falar com você sobre um custo invisível: o custo de não iniciar qualquer coisa.
Percebe? Nem mesmo começar é uma opção. E é muitas vezes uma decisão ruim com suas próprias implicações.
Mas como “começar agora” é uma escolha passiva, nossos cérebros têm maior dificuldade em compreender o preço que pagamos.
Se você diz: “Ei, eu tenho essa idéia para um produto que pode ajudar tantas pessoas!” E eu respondo dizendo: “Parece ótimo! Acho que você deve desenvolver este conceito e transformá-lo em uma realidade” … o que acontece se você não pode começar? Se você não fizer nada sobre isso, será difícil imaginar o que você está realmente perdendo.
Assim que nós compreendemos o custo de não começar, então nós temos muito mais motivação para começar nosso projeto.
Mas talvez você já tenha uma motivação clara…
Seu objetivo é muito claro, é só que você não tem certeza de como começar, certo? Veja, nesta situação, temos novamente a paralisia por análise – o medo de que se o primeiro passo for errado, tudo o que se segue será errado.
Com essa mentalidade, é tão fácil se distrair, para ver o que outras pessoas estão fazendo, à procura de pistas, fórmulas, atalhos, métodos comprovados. Durante esta pesquisa, se você encontrar verdadeiros mestres, pode ser uma experiência incrível, porque eles podem fazer está muito além de qualquer coisa que já vimos antes. Claro que isso pode ser uma fonte de inspiração. Mas também pode aumentar a nossa ansiedade.
De repente, podemos passar de “Oh, uau, olha como estas pessoas são grandes” para “Oh, olhe o quão pequeno eu sou”, e isso não é uma maneira útil de pensar.
Sempre que me eu me sinto assim, eu faço um esforço consciente para me concentrar no que eu sou e o que eu posso fazer agora.
Este é o meu princípio: Buscando uma única ação. E o mais importante, ela deve ser tão fácil que seria irracional não realizar. E então eu realizo a minha próxima ação em cima dela. Eventualmente espero melhorar tanto que eu posso fazer todas as coisas incríveis que outras pessoas fazem, mas isso virá mais tarde. Agora eu sei que eu posso fazer apenas uma coisa simples.
Algumas pessoas dizem que o primeiro passo é o mais difícil.
Você concorda?
Se o primeiro passo é o mais difícil, o que podemos fazer? Pense junto comigo. Será que devemos sofrer e tentar fazer um esforço impossível, porque é assim que é? Isso não faz muito sentido para mim.
Se o primeiro passo é o mais difícil, então há algo errado com esse passo. É muito complicado. Eu não acho que é útil me culpar porque eu sou preguiçoso, porque eu sou um covarde, porque eu sou estúpido, ou não tenho os recursos ou qualquer outra coisa que implique em uma fraqueza ou defeito do meu lado.
Acho que devemos tornar o primeiro passo mais fácil. Gostaria de começar? Beleza, começa agora. Você não consegue? Não tem problema, você está bem, mantenha a calma. O primeiro passo é muito complicado, neste momento. Aproveite o tempo para identificar a forma de torná-lo um passo fácil. Mantenha-o simples e faça agora. E os próximos passos se seguirão.
Dica adicional
Para iniciar um projeto, precisamos de um foco de raio laser para evitarmos distrações. A Arata Academy tem o curso FOCO especialmente para isso – clique aqui para iniciar.