Viés do sobrevivente

Vamos aprender sobre o viés do sobrevivente, que é um conceito do livro A Arte de Pensar Claramente, de Rolf Dobelli.

E aqui vai uma pergunta: você acha que é uma boa ideia ser empreendedor e abrir uma empresa? Ou então deixar a sua veia artística explorar novos horizontes e se tornar um artista profissional e viver disso?

Afinal de contas, quando nós procuramos exemplos de empresas de sucesso ou de artistas que conquistaram o grande público, são histórias muito bonitas, histórias inspiradoras, de gente que começou do zero, que superou as dificuldades e finalmente conquistou resultados.

Cuidado com o Viés do Sobrevivente

É fácil nós ficarmos encantados com a biografia de quem sobreviveu a todas essas dificuldades e acharmos que se nós seguirmos os mesmos passos … nós teremos uma vitória quase garantida. Atrás deste pensamento nós temos o ponto central do viés do sobrevivente.

Como os casos de sucesso ganham mais espaço na mídia, nos livros e na nossa mente, é muito mais simples nós lembrarmos dos casos famosos de sucesso do que reconhecer que existem dezenas de milhares de fracassos que não são divulgados ou lembrados.

Atrás de cada empreendedor famoso existem centenas de outros que faliram. Isso vale pra tudo: pra concurseiro, pra engenheiro, pra advogado, pra atletas, pra modelos e apresentadoras de televisão. Nós sabemos quem ganhou destaque mas temos dificuldade em ter noção da quantidade de fracassos.

Como o Viés da Sobrevivência prejudica nossa vida

Essa é uma ilusão que atrapalha o nosso dia a dia. Essa ilusão nos faz cometer erros nas nossas escolhas, já que fica mais difícil medirmos objetivamente quais são as chances de sucesso. Esse é o viés da sobrevivência: nós só vemos aqueles que sobreviveram e temos uma imagem distorcida.

Sem entender o viés da sobrevivência, nós fazemos burrada. Vejamos o caso de Abraham Wald: existe um limite na quantidade de blindagem que pode ser adicionada a um avião. Se eu coloco muita blindagem, ele não consegue voar. Então a blindagem tem que ser colocada de forma estratégica nas áreas que mais fazem a diferença. Na segunda guerra mundial, os Estados Unidos perceberam que os aviões que voltavam das missões em território inimigo tinham danos nas asas e por isso eles colocaram mais blindagem só nessas áreas. Mas isso não adiantou pois no fim das contas o número total de aviões abatidos continuava o mesmo. E então os militares chamaram o Wald que era um grande matemático, e ele falou que a blindagem deveria na verdade ser colocada nas partes do avião que não estavam atingidas quando os aviões sobreviventes voltavam.

Já adivinhou o motivo?

É que os aviões que voltavam eram justamente os sobreviventes e aqueles tiros que eles tinham tomado na asa não eram danos vitais. Já os danos em outras partes detonavam tanto os aviões que eles nem mesmo voltavam. O que Wald realizou foi uma proteção contra o viés da sobrevivência. Te convido para refletir como é que você também pode utilizar um pensamento crítico semelhante na hora de fazer as suas escolhas.

E aqui fica uma dica bonus pra quem faz parte do grupo dos sobreviventes. Você que conquistou algum resultado significativo na sua área com certeza vai encontrar alguém cedo ou tarde te perguntando qual é a fórmula do sucesso. Ter humildade é fundamental pra reconhecer que talvez você simplesmente teve a sorte de estar no lugar certo na hora certa e estar preparado pra aproveitar a oportunidade. Porque é muito fácil sair respondendo qualquer besteira do tipo “eu acordo cedo”, “eu bebo bastante café”, “eu gosto de meditar de manhã” ou “eu li o livro TAL”. Apesar de todos estes elementos poderem ter uma grande contribuição no seu resultado, vamos lembrar que existem também muitas pessoas que acordam cedo, bebem café, meditam e leem bastante mas mesmo assim não alcançam os mesmos resultados.

Espero que você tenha curtido este vídeo rápido. A ideia do Arata Livros é criarmos vídeos simples e rápidos que te transmitem alguma ideia útil de livros selecionados. Aproveito pra deixar dois convites pra você: o primeiro é assinar o nosso canal youtube.com/ArataAcademy e o outro é cadastrar seu email na nossa lista em arataacademy.com e se quiser ajudar a gente a continuar preparando mais, por favor compartilhe este material com seus amigos e daí o nosso projeto pode alcançar mais pessoas. Um forte abraço e até logo!