Malcolm Gladwell é autor do excelente livro Outliers: Fora de Série (link afiliado), que destrói a crença de que o homem de sucesso é aquele que tem 100% de créditos pelos esforços pessoais.
Todos nós gostamos dessa idéia do lobo solitário que vara noites direto trabalhando, que começou do zero, sem nenhuma ajuda… ralou, tomou muitos “nãos” mas perseverou com brilhantismo e uma inabalável confiança e determinação.
Sim. É verdade que sem uma motivação e sem um talento, é difícil alcançar um resultado de maestria. Mas a realidade é um pouco mais complexa e elegante do que isso, com um toque de sorte.
Por exemplo, no caso de atletas, aqueles que nasceram no mês de janeiro, fevereiro ou março possuem um diferencial sobre as outras crianças da escolinha, aos sete anos de idade. Nessa época, alguns meses de diferença representam um distanciamento considerável em termos de tamanho, força, agilidade… que permite descaque dentro do time e ser escolhido por treinadores profissionais para continuar explorando esse potencial.
Na indústria de tecnologia, ao invés de medir em meses, o diferencial é em anos. Pense assim: quem era você quando a Internet começou a bombar, por volta do ano 2000? Se fosse um adulto em carreira deslanchada, aos 45 anos, provavelmente teria ignorado a tecnologia por ser algo muito novo e não ter tempo de investigar em detalhes como funcionava.
Se fosse uma criança de 9 anos, seu interesse na Internet seria em games e bate papo, para lazer pessoal.
Porém, quem tinha entre dezessete a vinte e cinco anos nessa época tinha a faca e o queijo na mão. O tempo livre para se dedicar a empreendedorismo e entender a tecnologia. Esses são os brasileiros nascidos entre 1975 a 1983, que hoje representam os principais executivos e fundadores de iniciativas de sucesso da Internet.