Oi! Seiiti Arata. A educação nos transforma em pessoas melhores.
Educação é adquirir novas habilidades, é amadurecer. É o primeiro passo para progredir. Educação não se confunde com colecionar diploma.
1. O professor tem uma importante missão
Eu admiro quem é professor. Porque além de ensinar as matérias da escola, o professor também tem mais uma missão: inspirar. É explicar para os alunos a importância da educação.
Muitas vezes o professor se depara com alunos que tem falta de maturidade e de interesse; e que têm de sobra zoeira e rebeldia.
O professor tem a responsabilidade de mostrar a importância da educação para os alunos? Sim, com certeza. Mas ele não está sozinho nessa missão.
2. A educação é construída de forma colaborativa
Todos nós temos participação no resultado final da educação.
– O governo dá as orientações gerais, cria programas, investe recursos.
– A direção da escola implementa o modelo de ensino.
– Os pais dão o exemplo aos filhos.
– E também o próprio aluno, que precisa se envolver, se esforçar, ir atrás!
Existe uma colaboração. Co-laborar vem do latim e significa trabalhar junto.
3. Como nós podemos colaborar para a educação?
Existe muita coisa que nós podemos e devemos exigir para a melhoria da educação. Mas e do nosso lado? O que é que nós estamos oferecendo?
A nossa colaboração é justamente a nossa dedicação ao aprendizado continuado.
Lembrando: educação não se confunde com colecionar diplomas. Educação não é só aquilo que a gente vive dentro da sala de aula: educação é algo que cultivamos a vida toda. Somos todos alunos. #SomosTodosAlunos
A educação é continuada. Quem pensa que já se formou e não precisa mais de educação está pensando que acabou a escola. “Escola é coisa pra criança”. Ou então pensa que adulto não precisa mais ler livros, não precisa aprender, fazer perguntas, ter curiosidade… Quem pensa assim é uma pessoa que morreu intelectualmente. Não vai aprender nada de novo e ainda vai esquecer o pouco que sabe.
Por isso aqui na Arata Academy nós praticamos o aprendizado continuado. Somos todos alunos.
Nós podemos usar a racionalidade para selecionar melhores estratégias pra nossa educação. Podemos aprender a aprender. Treinar o nosso raciocínio crítico. Fortalecer nossos recursos e capacidade de encontrar soluções para desafios.
Temos que lembrar de uma coisa: da mesma maneira que alguns aspectos da educação podem ser divertidos, também existem momentos em que a educação pede silêncio, pede paciência, pede concentração. Sabe por que?
4. A educação nos ensina a enfrentar dificuldades
Nós, alunos, temos que aprender a enfrentar desafios com dignidade, com perseverança, com estamina intelectual. Aquela matéria complicada que parece não ter utilidade prática, no mínimo está ajudando a desenvolver a nossa capacidade de raciocínio, nossa disciplina, nosso caráter que não tem medo de trabalho duro, de esforço.
Temos que ter dignidade e amor-próprio pra não desistir diante da primeira dificuldade acadêmica porque era muito difícil, porque era chato.
Se a gente não tem nem mesmo a curiosidade intelectual para entender um exercício básico escolar, imagina só o que vai acontecer depois? Como é que vamos enfrentar as dificuldades da vida? Com empenho? Ou será que vamos sempre procurar algum jeitinho?
A educação nos permite ter raciocínio autônomo, independente. Tem pessoas que podem ter todos os recursos necessários: livros, computador, Internet, mas mesmo assim elas desistem antes de conseguir raciocinar, resolver problemas. Elas se deixam levar por boatos, engôdos, pega-trouxa.
Então pra gente não virar uma ovelhinha seguindo o rebanho, nós precisamos desenvolver a capacidade de raciocínio crítico. Saber fazer boas escolhas, coerentes com o que você quer da vida.
A educação é uma responsabilidade compartilhada entre governo, professores, pais e alunos. Para nós, que escolhemos a educação continuada, somos sempre alunos buscando entender melhor o nosso mundo, raciocinando com autonomia e buscando criar coisas novas.
O modelo educacional de hoje tem problemas? Sim, com certeza. O formato que temos ainda é da era industrial, com foco na performance acadêmica voltada para resultados aplicáveis na indústria. Por isso que ainda hoje muito da nossa inteligência artística e criativa ainda não é enfatizada nem nas escolas nem nos vestibulares. E a ironia é que cada vez mais esse modelo ultrapassado dificulta a inserção do jovem no próprio mercado de trabalho.
A educação nos permite olhar para a mesma situação por diferentes perspectivas. E isso é fundamental para ter empatia, para a comunicar com qualidade, para desenvolver bons relacionamentos. Aprendemos a tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Sem educação, prevalece o extremismo, a idiotice, o medo e a intolerância a tudo o que é diferente.
Vamos colaborar para resgatar aquela educação além dos diplomas, a verdadeira educação que nos transforma em pessoas melhores.