Oi! Seiiti Arata. Será que você é do tipo de pessoa que entra no perfil fogo de palha? A palha é um elemento que queima com grande intensidade, porém o fogo dura pouco tempo.
Você se empolga rapidamente mas o entusiasmo também vai embora rapidamente, principalmente quando os resultados que você sonhava não aparecem imediatamente.
Será que é normal não conseguir dar continuidade, desistir rapidamente ou não conseguir a disciplina para desenvolver hábitos consistentes?
1. A prática é difícil quando apenas queremos o resultado final
Vamos ilustrar essa história de falta de disciplina.
Você começa o seu novo projeto. Você está entusiasmado e fica imaginando de maneira romântica como será extremamente interessante e divertido realizar esta atividade até se tornar um grande especialista.
Mas, depois de sofrer com a dificuldade dos primeiros dias de prática, o seu entusiasmo vai diminuindo, os outros comprometimentos da sua vida vão se acumulando, até que chega um determinado dia que você está com pouco tempo e não pode ir praticar.
Você se recorda daquela sua visão romântica e idealizada do resultado impecável. E daí o que você fala? EU VOU COMPENSAR DEPOIS.
Entretanto, você continua praticando pouco. Quando você finalmente coloca a mão na massa, pelo fato de não ter praticado, sua performance é muito abaixo do esperado e você sofre muito.
Cada vez mais, você vai se sentindo culpado por não conseguir dar conta de tudo até que chega um determinado momento que a ansiedade e frustração fazem com que você esqueça daquela visão romântica que tinha visualizado.
Finalmente, chega o dia que você perde completamente o interesse. E daí você se encanta com o próximo objeto brilhante pela frente. É um novo projeto, é um novo objetivo. E o ciclo vai se repetindo.
Será que você se encaixa neste perfil?
2. Tudo na vida que vale a pena ser alcançado exige prática.
A própria vida não é nada mais do que uma longa prática, um esforço continuado para melhorar nossos próximos passos.
Se você não quer sofrer com stress e ter tranquilidade e prazer no seu aprendizado, você precisa entender os mecanismos da prática.
O problema é justamente ter muita pressa e ansiedade, sem conseguir aproveitar o prazer da prática. Nós vivemos em uma sociedade construída na multitarefa. Estamos sempre realizando várias coisas ao mesmo tempo e pensando em várias coisas ao mesmo tempo.
O grande problema é que quando nós realmente queremos nos concentrar em apenas uma única tarefa, fica praticamente impossível. As nossas mentes estão tão agitadas e a agitação é difícil de ser acalmada. Ficamos cansados e estressados. Entretanto, a prática exige que a mente esteja quieta. A prática pede estar no momento presente e ter foco. Se você precisa de mais foco, realize o nosso curso FOCO indo para o link aqui.
Não podemos estar ansiosos. Precisamos estar no momento presente completamente conscientes do que estamos realizando.
3. Retome o controle dos seus pensamentos.
Se você não está no controle dos seus pensamentos, você não está no controle de você mesmo ou do seu destino.
Se você não tem consciência do tipo de pensamentos que você está pensando, a prioridade é aumentar a sua consciência.
Quando você está demasiadamente preocupado com o resultado final, com aquele momento mágico em que você finalmente terá a habilidade ou aprendizado desejado para finalmente ser feliz, você comete um grande erro.
Você está olhando para o processo de chegar até o seu destino final como um inconveniente que você gostaria de evitar.
Isto faz com que você não possa aproveitar de verdade o momento de estudo e de prática. Desta maneira, você não terá a disciplina necessária para chegar até o seu destino final. O aprendizado não vai acontecer.
4. Faça uma coisa de cada vez.
Não interessa qual é a quantidade de outras tarefas que você tem para realizar. Quando você decide dedicar um tempo para a prática, você deve dedicar toda a sua atenção ao momento presente. Desta maneira, a prática será um processo que te traz calma. Caso contrário, a prática vai te trazer ansiedade.
Quando dizemos que você deve estar plenamente concentrado no momento presente, isso significa que você não quer ficar com seus pensamentos em outros lugares. Você quer prestar atenção no que está fazendo e prestar atenção nas consequências da suas ações. É apenas assim que você terá condições de melhorar a sua prática.
Alguns poucos alunos encontram prazer na prática. A grande maioria sente sofrimento na prática.
A diferença é que quem está aproveitando está realmente praticando de verdade. Todos os demais estão apenas sofrendo com o desejo de estar em outro lugar. Por isso estão sofrendo.
Lembre-se: O sofrimento é o descompasso entre a expectativa e a realidade.
Quanto a sua expectativa é de já ter habilidade que você está estudando ou praticando, e a realidade é que você apenas está praticando para poder aprender, existe um descompasso.
Aceite o fato de que você ainda não desenvolveu aquela habilidade e portanto precisa continuar praticando. É apenas isso que vai fazer você sentar com a bunda na cadeira e continuar realizando os exercícios que são necessários na sua prática.
O que você precisa é aprender como aprender. No nosso curso, Como Aprender Mais Rápido, eu vou ensinar para você todas as técnicas que você precisa na hora de se deparar com a leitura pela primeira vez, como fazer boas leituras, como fazer boas anotações e como fazer boas revisões.
Tudo isso vai preparar você para que a prática seja realizada corretamente. Você precisa aprender agora como fazer com que o seu momento de prática seja uma experiência agradável, sem ansiedade e sem stress.