Oi! Seiiti Arata. Só sei que nada sei. Essa ideia é atribuída a Sócrates e às vezes causa um certo desconforto. Como é que pode ser bom reconhecer ignorância das coisas? Não é um problema dizer que não sei nada? Ainda mais vindo de um filósofo, não é perturbador admitir tanta ignorância das coisas?
E o papo de hoje não é puramente filosófico não: tem um impacto direto nas nossas vidas e em vários problemas da vida em sociedade.
1. Ignorância x Falsas crenças
O maior problema que nós temos não é a ignorância, falta de conhecimento ou dúvidas. O problema é em falsas crenças.
No natugood eu gosto de trazer novidades que a ciência tem descoberto para a boa alimentação e boa forma. A saúde baseada em evidências precisa das novas informações encontradas pelos cientistas, e isso frequentemente traz contradições: tem gente que achava que o ovo fazia mal por causa do colesterol e daí hoje dizem que não tem problema. Será que amanhã haverá uma nova descoberta dizendo que faz mal? Talvez. Não dá pra prever o futuro. Além disso, a boa ciência não tem medo de trazer informações novas que mudam a nossa forma de ver o mundo.
O grande problema então, é acreditar que nós sabemos de algo mesmo diante de falta de evidência ou, pior ainda, acreditar em algo errado. Continuar com uma crença defasada apesar de existir novas provas em contrário.
2. O problema é quando nós deixamos de buscar a verdade
O problema é quando surgem as vozes de grupos que tentam colocar dogmas, barrar a livre comunicação.
Quando nós reconhecemos a nossa ignorância, estamos abertos ao aprendizado.
Veja esse vídeo que eu falo sobre o trabalho de Carl Sagan. O ceticismo é necessário para continuarmos nossa busca por melhores respostas. A humildade é necessária para rever posições antigas. Quer dizer, existe um modo de pensar que favorece o nosso encontro com a verdade. Uma maneira de pensar que me permite corrigir erros e ter discussões saudáveis que enriquecem a sociedade como um todo.
3. O problema é quando permanecemos ignorantes de propósito
O problema é quando não queremos nem ouvir. Não temos interesse em olhar nada de diferente porque estamos com um apego à nossa verdade individual. Achamos que nenhuma investigação adicional é necessária e nem mesmo autorizada.
Se você é novo aqui, não se esqueça de assinar para receber mais conteúdos clicando aqui. Na semana que vem nós teremos uma conversa bem interessante pra você avaliar o seu nível de inteligência. Eu acredito que você vai gostar muito.
A ignorância proposital quer fazer com que a gente acredite já saber tudo o que precisamos saber sobre um determinado assunto. Essa mente fechada é uma prisão que nos tranca dentro de um mundo de mentiras e escuridão intelectual.
Quando digo que eu sei que nada sei, estou admitindo a minha ignorância, que pode ser remediada com busca de conhecimento. Essa ignorância é saudável pois ela abre o apetite pro aperfeiçoamento.
O que nós queremos evitar é a ignorância proposital, que é a decisão de permanecer ignorante.
Compartilhe aqui nos comentários em quais áreas da vida você vê pessoas vivendo a ignorância proposital. Quem sabe isso ajuda a gente a repensar e ter mais interesse em buscar novas perspectivas.