Oi! Seiiti Arata. Você se considera uma pessoa inteligente? Tem certeza? Então vá até os comentários aqui do post e escreva se você se considera uma pessoa burra, mediana ou inteligente. E também escreva o motivo pra você acreditar nisso.
Depois que você comentar, volte aqui e continue o texto. Se você preferir privacidade, pode escrever a resposta numa folha de papel.
Pronto? Pra responder se você é inteligente ou não, você precisou consultar a sua base de referências e definições. O que é, afinal de contas, uma pessoa inteligente? O que é uma pessoa burra? Ou mediana?
E a novidade que eu quero trazer pra você aqui nesta nossa conversa de hoje é que depende. Existem dois grandes modelos pra maneira de entendermos o que é inteligência: ou ela é estática ou é dinâmica.
No modelo da inteligência estática, o título deste vídeo tem um grande apelo: a pessoa ou é burra ou é inteligente. Ou mediana, “normal”.
Inteligência neste caso é uma quantidade de pontos de QI, um número fixo, como se a gente fosse um personagem de RPG, uma caricatura. O Homer Simpson é burro e a Lisa é inteligente. E não tem nada que mude isso pois neste modelo a inteligência é fixa, é estática.
Se eu acredito que inteligência é uma quantidade definida, como por exemplo a minha altura, ou eu sou inteligente ou eu sou burro. E se eu sou burro, o máximo que dá pra fazer é fingir que sou inteligente e acenar a cabeça e fazer cara de “entendido”.
Como ninguém quer se sentir burro, existe uma busca pelas provas de nossa inteligência. Por isso, talvez eu tenha incentivos para conviver com pessoas menos capacitadas. Daí eu consigo brilhar e ser o melhor da turma. Eu vou buscar resolver desafios simples. Se eu faço uma prova moleza e tiro dez, eu me sinto inteligente.
Então imagine aquela criança que sempre foi a número um da classe, sempre tirou as melhores notas. Toda a família elogiava, e ela acreditava com grande convicção ser uma pessoa inteligente. Um dia ela é aprovada no vestibular e entra pra faculdade. Na vida universitária, ela encontra outras pessoas que são ainda mais capacitadas. Ela encontra desafios que nunca teve antes.
E daí, pela primeira vez na vida, ela é reprovada em uma prova difícil da faculdade.
Se ela entende inteligência dentro do modelo fixo, essa reprovação é motivo pra desmoronar o mundo: Como assim? Ela pensava que era inteligente, mas ela não conseguiu a nota mínima na prova. E agora ela começa a se questionar.
Esse é o grande problema com o modelo fixo de inteligência: os desafios da vida são uma ameaça pra nossa autoestima. Os fracassos são derrotas que mostram que nós somos um lixo. Portanto, como consequência lógica, teríamos que evitar os desafios complicados e ficar dentro de uma zona de conforto.
É por isso que, dentro dos cursos da Arata Academy, eu explico em detalhes como sair dessa zona de conforto. Esse é o caminho pra continuar crescendo.
Isso nos leva ao segundo modelo, que é a inteligência dinâmica. Na interpretação da inteligência dinâmica o mundo não é dividido entre pessoas burras e pessoas inteligentes, como as pessoas altas ou baixas.
Inteligência dinâmica significa que a inteligência pode ser cultivada.
A inteligência pode ser incrementada com o esforço e dedicação. E sim, isso permite que a gente diga se uma pessoa é mais capacitada, mais qualificada, do que a outra. E essa qualificação é algo que foi fruto de um treinamento. Essa qualificação é específica para uma certa área de atividade. Ou seja, uma pessoa pode ser incompetente em provas de matemática porém muito competente em tocar violão.
Se você tem interesse nessa segunda forma de entender a inteligência eu deixo um link aqui pra você,
Lembre sempre da analogia de altura e de inteligência. Se eu acho que a minha inteligência é igual altura, então não existe nada que eu possa fazer pra alterar. Portanto a conclusão racional é que não vale a pena buscar aperfeiçoamento. Nasci burro ou nasci inteligente e não tem o que ser mudado.
Quem segue o caminho da inteligência dinâmica está fazendo o oposto: já que a inteligência pode ser refinada, já que nossas capacidades podem ser incrementadas, nós queremos fazer melhor proveito possível do nosso tempo. Por isso o lema da Arata Academy é Você melhorando sempre. Compartilhe este post com seus amigos e confira esse link aqui para entender mais sobre como melhorar seu aprendizado.