Oi! Seiiti Arata. O que você entende por gratidão? A ideia geral de gratidão é um dos principais conceitos que está por trás de diferentes tipos de terapias. Se você conhece alguma terapia cognitiva, filosófica, religiosa ou até mesmo neuro linguística, você provavelmente vai identificar esse conceito. Nem sempre eles usam a nomenclatura “gratidão”, mas muitas de suas práticas estão relacionadas a gratidão.
1. A felicidade tende a estagnar em um ponto de equilíbrio
A pessoa que ganha na loteria pode ficar muito feliz num primeiro momento. Com o passar dos anos, ela volta ao nível médio de felicidade que ela tinha antes de ganhar na loteria. Isso também acontece com quem sofre um grave acidente. Num primeiro momento, ela poderá experimentar uma grande infelicidade. Mas depois de alguns anos, ela também volta ao nível de felicidade anterior.
Em curtas palavras, esse é o efeito da adaptação hedônica, em inglês, hedonic threadmill. É esse conceito que explica o exemplo anterior. A ideia é que nós temos uma forte tendência de mantermos um nível médio de felicidade. Quer dizer, se algum evento muito grande acontece, vamos sentir a empolgação inicial. Depois, retornamos ao nosso nível de felicidade que tínhamos antes.
Existe até mesmo uma explicação genética para a nossa felicidade. Algumas pessoas possuem uma diferente inclinação genética para produzirem hormônios ligados a diferentes níveis de felicidade. É por isso que algumas pessoas têm a tendência de serem mais felizes que as outras. Apesar do fator genético, também existe um fator comportamental. E é nele que nós vamos nos concentrar. A prática da gratidão será fundamental pra isso.
2. O que é gratidão?
Gratidão é o reconhecimento consciente dos implementos inesperados de valor na nossa experiência. É quando dizemos obrigado, reconhecendo as coisas positivas que acontecem inesperadamente na nossa vida.
Você pode pensar na gratidão de várias formas. Você pode enxergar a gratidão como um sentimento positivo, por exemplo. Quando alguém faz algo pra nós e nós apreciamos. Nos sentimos gratos por essa pessoa. E você também pode ver a gratidão de um aspecto mais amplo. Ela também pode ser a felicidade que nós sentimos por termos tudo o que temos.
Perceba que a palavra gratidão vem do latim. A raiz grata, ou gratia, é a mesma raiz da palavra graça, que é um dom, um presente. E que também é a raiz da palavra grátis, que representa algum tipo de presente.
E o presente não é apenas quando ele chega até você: quando você aceita, reconhece, valoriza e externaliza a sua alegria, você está demonstrando a sua gratidão. Gratidão é dar e também é saber receber.
A gratidão pode ser manifestada por você no momento em que você escolhe ser grato. E uma das coisas mais interessantes sobre a gratidão, são os seus benefícios em nossas vidas.
3. Benefícios da gratidão
Existem alguns estudos científicos que buscaram mensurar os impactos da gratidão no dia a dia. Em um desses estudos, os participantes passaram uma semana inteira escrevendo um diário. Só que nesse diário, só podiam escrever as coisas positivas que aconteceram com eles. Ao final desta semana realizando essa atividade de gratidão, o nível de felicidade delas aumentou. E o efeito desse aumento de felicidade inclusive continuou pelos próximos seis meses.
Em outro estudo científico, pacientes com risco cardíaco começaram a manter um diário de gratidão. Com o passar do tempo, ao cultivarem esse hábito, perceberam que a saúde cardíaca tinha melhorado. Também foi constatado que os níveis de estresses diminuíram e que a qualidade do sono aumentou.
Existem vários outros efeitos positivos da gratidão. Para mantermos esse vídeo rápido e objetivo, nós vamos para algumas dicas práticas. Pegue o seu caderno e vamos juntos. Você já vai começar a implementar essas dicas para colher seus benefícios.
4. Pratique a gratidão
Em uma folha em branco, escreva coisas pelas quais você tem gratidão. Podem ser coisas no ambiente de trabalho, nos relacionamentos, na sua vida pessoal… Realize essa atividade todas as noites, dedicando apenas cinco minutos pra ela. Comece agora e repita pelos próximos sete dias. No sétimo dia, leia tudo o que você escreveu.
Dentro da listagem de gratidão que você criou, você vai reparar que existem diferentes tipos de gratidão. O segundo exercício é pensar como você pode expressar essa gratidão conversando com outras pessoas. Entre em contato com elas e demonstre sua gratidão. Você pode usar seu telefone, os aplicativos de mídias sociais, ou até mesmo uma carta de papel e mandar pelos correios. Mas se for possível, o que eu recomendo fortemente, é que você se encontre pessoalmente com essa pessoa. Expresse sua gratidão pessoalmente, olhando nos olhos dessa pessoa.
Finalmente, depois de você fazer isso tudo, volte ao seu caderno e escreva a respeito de como foi essa experiência pra você.
Pratique a sua gratidão todas as noites antes de dormir. Dessa maneira, você direciona o seu foco para revisar o seu dia e identifica o que tem sido bom. Ao realizar seu agradecimento, você coloca o seu cérebro em um modo de busca. Você começa a enxergar lições e bons exemplos alinhados com aquilo que você quer ser. Esse tipo de inspiração nos ajuda a alcançar mais resultados. Ela alimenta uma espiral positiva, em que você terá mais gratidão, melhores escolhas e melhores resultados.
Aqui na Arata Academy nós temos esse vídeo simples e rápido. Apenas para abordar o assunto e conversar um pouquinho com você. Existe muito mais para conhecermos juntos. Mas se você apenas realizar as atividades que foram apresentadas aqui, isso vai te ajudar bastante.
Caso você queira aprofundar nesse assunto, nós temos um novo curso, Desenvolvimento Pessoal, que vai colocar em prática em detalhes tudo o que você precisa sobre gratidão e abundância. Você pode conhecer visitando esse link aqui.