Oi! Seiiti Arata. Como encontrar propósito. Em nosso episódio anterior, falamos sobre a importância de se concentrar em um objetivo de cada vez. E vocês comentaram: mas tem tantos objetivos que eu quero alcançar! Como é que eu fico? Quais objetivos devem ter prioridade? Tudo depende do contexto, mas eu acredito que estabelecer objetivos que estão alinhados com o nosso propósito de vida trazem resultados mais poderosos do que realizar objetivos sem muito sentido.
Há muitas técnicas para encontrar o nosso propósito, e essa é uma questão profunda. Pode demandar muito tempo e dar muito trabalho para encontrar, por isso é natural que algumas pessoas sintam uma certa frustração tentando encontrar seu propósito.
Eu quero usar uma abordagem mais simples para te ajudar a encontrar esse propósito.
1. Propósito de vida: uma referência
Nós podemos relaxar, porque isso vai ser uma brincadeira divertida. Nós não precisamos de ter a ambição de cristalizar os nossos propósitos de vida pra sempre. Nós somente vamos encontrar uma referência, um guia rápido, ok?
O ideal para fazermos essa atividade sobre como encontrar propósito é um lugar calmo. Procure um lugar sossegado e leve com você só uma caneta e um bloco de notas. Anote a principal pergunta: Qual é o meu propósito de vida hoje?
Então, anote a primeira resposta que vem à sua mente.
Relaxe pois não há uma necessidade de encontrar a resposta certa da primeira vez. Aliás, é bem provável que a sua primeira resposta seja algo nada a ver.
Nós apenas queremos começar a ganhar fluidez, deixar rolar. Por isso que eu não recomendo usar ferramentas digitais, como tablet ou laptop, pois haverá alguma tentação de apagar tudo e, em seguida, ter a sensação de não ter realizado nada. É por isso que eu prefiro papel e caneta.
2. Escreva até que você sinta alguma emoção
Depois de escrever uma frase, leia e pense um pouco sobre ela. Te trouxe algum sentimento especial?
As primeiras frases serão provavelmente muito racionais. Até haverá uma boa lógica por trás delas, mas geralmente não haverá muita emoção. Se for esse o caso, continue escrevendo novas respostas pra pergunta: qual é o meu propósito de vida hoje? Observe como a palavra “hoje” torna este exercício de como encontrar propósito muito mais leve – amanhã você pode perceber que há uma resposta diferente. O uso do “hoje” ajuda a tornar o nosso exercício mais simples.
Se você continuar a escrever respostas diferentes, eventualmente você irá encontrar uma resposta que traz algumas emoções especiais. Isto é o que estamos procurando agora – algo que tem um significado mais profundo, emocional, e não apenas lógico.
Durante este exercício, queremos começar, e queremos dar continuidade. Se você tem dificuldade em fazer isso, veja Como Iniciar Um Projeto e Como Dar Continuidade.
É por isso que na primeira frase você pode escrever qualquer coisa, basta escrever a primeira ideia que vem à sua mente. A função da primeira frase é apenas de ajudar você a começar. E então vamos continuar a escrever novas frases, vamos aquecer e começar a pensar sobre coisas que geralmente não pensamos.
3. Libertação das ideias passadas.
Assim que você ficar confortável escrevendo diferentes frases neste caderninho para encontrar um propósito, ou seja, logo depois de aquecer, daí a próxima coisa que você quer fazer é jogar fora as ideias anteriores que você costumava ter.
O objetivo é limpar a cabeça de todos os preconceitos e condicionamentos sobre o que a gente costumava achar que deveria ser o nosso propósito.
Sabe, ao escrever as frases no caderno, pode aparecer muitas lembranças de outros momentos em que no passado a gente tinha uma noção, talvez ultrapassada, do que deveria ser o nosso propósito, mas que hoje em dia a gente sabe que as coisas mudaram e que não é mais isso o que nos motiva. Lembra que nós conversamos antes? As pessoas mudam. Se você já mudou e aquele propósito antigo já não é mais atual, então não tenha medo de se libertar. Se quiser, deixe anotado no caderninho e bola pra frente. Vamos para a próxima linha.
E quando você deve parar? A minha sugestão é que você pare quando parar de encontrar explicações racionais para seu propósito, a frase tem de ter um significado emocional.
4. Não se preocupe em encontrar a resposta perfeita
Lembre-se: essa é apenas uma referência. Vamos usar essa referência como guia na escolha dos nossos objetivos prioritários, para aguçar nosso foco.
Sendo uma referência, ela deve nos ajudar a como encontrar propósito e não atrapalhar ou limitar as nossas perspectivas. Ela deve ajudar a sermos livres para ir atrás daquilo que realmente importa.
Dê uma olhada no episódio sobre foco em um único objetivo. Ele vai fazer muito mais sentido depois de fazer este exercício. E se você quiser compartilhar a sua referência de propósito de vida com a gente, por favor use os comentários do YouTube!
Ah! Eu quero te dar uma dica bônus aqui. É uma coisa que aprendi com Adam Leipzig e é muito simples. Para encontrar um propósito podemos responder a cinco perguntas:
- Quem é você?
- O que você faz?
- Para quem você faz aquilo que você faz?
- O que essas pessoas querem ou precisam?
- Como eles mudam, como resultado do que você faz?
Eu sou Seiiti Arata. Eu crio cursos para adultos que desejam se tornar uma versão melhor. Isso resulta em que eles conseguem viver vidas melhores e mais completas, através de escolhas conscientes.
Encontrar seu propósito é uma das peças fundamentais do Desenvolvimento Pessoal e da jornada de crescimento humano. Para ajudar,. convido você a clicar aqui e iniciar seu curso Desenvolvimento Pessoal.