Oi! Seiiti Arata. O sucesso começa com uma mentalidade otimista. Podemos elevar o nosso desempenho através do estabelecimento de metas, fortalecimento de confiança e enfrentamento de medos. Tudo isso é só o comecinho pra podermos então adquirir as habilidades necessárias.
Vamos examinar cinco passos simples para instalar a mentalidade de alto desempenho.
1. Use metas de processo pra construir sua escada.
Quem possui alto desempenho tem sonhos claros. Essa visão é usada como referência para criar metas de processo consistentes. Há um livro sobre isso aqui. Vamos explicar:
Imagine o seu sonho como uma escada. Cada passo, cada degrau desta escada, representa um dia, um objetivo ou uma ação específica. Um degrauzinho é o menor item mensurável que você precisa avançar pra seguir na direção de seu resultado desejado.
Nós podemos definir metas elevadas. Sonhar grande.
Lembrando que vai demorar e vai ser necessário o adequado treinamento e a prática consistente. Pra ajudar, usaremos metas mensuráveis e específicas para ir medindo a eficiência das nossas abordagens. Talvez também buscar pelos melhores especialistas da área pra aprender as técnicas corretas. E assim vamos alinhando todos os outros aspectos do nosso estilo de vida para garantir o máximo desempenho. Você viu no Produtividade Ninja como a gente cobre todas as diferentes dimensões da nossa vida, né? Pessoal, familiar, amorosa, profissional, boa forma… tudo está conectado e tem impacto na nossa produtividade. É assim que vamos atrás dos grandes sonhos.
Outras pessoas tendem a sonhar pequeno, definindo metas pequenas, e isso acontece porque elas têm medo de fracassar. Entretanto, é definindo metas muito altas que nós vamos conseguir ir mais longe. Isso é sonhar grande.
Então, em vez de olhar para uma escada baixinha, vamos imaginar uma escada muito alta porém cujo caminho tem muitas etapas pequenas e fáceis de concretizar. Sempre que as coisas parecem difíceis, nós temos que dividir em etapas menores e continuar.
2. Aprender a responder ao fracasso.
A resposta errada para o fracasso é se deixar derrotar. É parar de seguir adiante.
O pensamento negativo e o fracasso são correlacionados. Precisamos de um tipo especial de otimismo. O otimismo é uma fé geral; o otimista não está baseando sua filosofia em evidências, ele só usa a maneira otimista como uma forma de interpretar o mundo ao redor.
O que nós buscamos é a confiança. A confiança está ligada às habilidades que já temos em proporção com o desafio à frente.
A mentalidade do alto desempenho não se deixa derrotar por experiências negativas. Os resultados negativos não causam dano emocional suficiente para nos parar.
Essa é a nossa resposta ao fracasso: nós continuaremos seguindo adiante.
As pessoas se tornam aquilo que elas pensam delas mesmas.
Então, à medida que buscamos nos desenvolver, pra sermos excepcionalmente bons naquilo que fazemos, nós também desenvolvemos um maior nível de confiança nas nossas capacidades. É confiar no próprio taco. É saber que dá pra encarar os desafios pois fizemos o dever de casa, treinamos e estamos prontos.
Ao mesmo tempo, também temos a paz interior para aceitar qualquer resultado. Aconteça o que acontecer. Isso é abrir mão do controle. A filosofia aqui é fazer o melhor possível e aceitar os resultados.
3. Usar visualização para a motivação.
Muitas pessoas pensam que a visualização é simplesmente ficar sonhando com resultados positivos.
Só que tem bem mais do que isso: para conquistar os nossos medos, também é importante visualizar as adversidades e contratempos. Não é só ficar imaginando tudo bonitinho. Podemos imaginar as pedras no meio do caminho – isso ajuda a mente a desenvolver uma certa resistência. A visualização nos ajuda a se preparar pra responder aos contratempos com energia e confiança.
Duas questões são importantes: (a) O que pode dar errado? (b) O que vou fazer nesse caso?
Dito isto, devemos focar no positivo. Temos de aprender a comemorar e recordar as experiências positivas. E também saber descartar o lado negativo. Quer dizer, nós não estaremos focados em nossos fracassos. Em vez disso, vamos olhar para as realizações e fazer o melhor uso disso pra ter motivação consistente. Lembra: seguir adiante.
4. Ame aquilo que você faz.
Seguir adiante. Onde podemos encontrar força interior para continuar? Devemos amar o que fazemos e encontrar sentido no mundo. Caso contrário, não teremos o combustível para chegar a um ponto notável, excepcional. Não dá pra manter um desempenho superior sem amar o que fazemos.
Tenha em mente que haverá platôs em que ficaremos temporariamente estagnados. E daí, sem sentir aquela euforia da melhoria constante, é fácil tornar-se frustrado. Atenção nesse caso! Talvez a motivação não era proveniente da prática em si, mas a partir das vitórias e melhorias. Essa é a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca.
Tem pessoas que até se cansam, enjoam e até começam a odiar aquilo que já amaram antes.
Quando isto acontece, há duas opções. Você pode renovar sua paixão perdida… ou optar por alterar a sua situação totalmente e procurar para algo diferente.
5. Lidar com medo.
Não deixe o medo impedir a sua busca de novos desafios. Em vez disso, vamos conscientemente nos preparar pra testar nossos limites e criar a nossa própria realidade.
Se você está com medo, lembre-se que é perfeitamente natural, porque ninguém gosta de perder. Vamos ressignificar o risco: o fracasso não é uma tragédia fatal. Fracassar é só um acidente natural e inclusive é até esperado. Só não fracassa quem nunca tenta. E os fracassos podem ser facilmente corrigidos com mais treino.
E cuidado com o desamparo aprendido, que acontece quando as pessoas param de tentar. Essas pessoas estão vendo o fracasso em todos os lugares e não tem motivação pra se aperfeiçoar, porque elas estão convencidas de que o fracasso é o único destino. Parece mais fácil desistir de tentar. Lembra: Só não fracassa quem nunca tenta.
É importante ter entusiasmo e paixão todos os dias para decidir o que fazer e seguir adiante! O sucesso começa com uma mentalidade otimista.
Então aqui vai uma dica prática: mantenha um diário com reflexões positivas – eu recomendo que você instale habitos de alta produtividade. Visite arata.se/ebookhabito