Ter pensamentos negativos nem sempre é ruim

Oi! Seiiti Arata. Ter pensamentos negativos nem sempre é ruim. Em alguns momentos, o pensamento negativo pode ajudar você a ter cautela em situações com potencial perigoso. Assim, o pensamento negativo pode ajudar você a evitar problemas maiores. O problema é quando o exagero de pensamentos negativos começa a prejudicar a sua realidade.  

Sua realidade é afetada por mudanças objetivas e mudanças subjetivas

Se você quer mudar a sua realidade, existem basicamente duas opções: a mudança objetiva e a mudança subjetiva. 

Na mudança objetiva você modifica as situações observáveis em sua vida. Na mudança subjetiva você muda a maneira como interpreta as situações de sua vida.

Alguns exemplos comuns de mudança objetiva são ter o corpo perfeito, ter mais dinheiro na conta bancária, ter um par romântico, ter uma melhor casa, um carro novo, um celular novo. Quer dizer, a mudança objetiva é fortemente ligada ao TER e é uma transformação na realidade que pode ser verificada, medida, constatada por diferentes observadores independentes. 

Você sabe qual é o clássico problema de buscar felicidade através de mudança objetiva? É que a felicidade dificilmente é encontrada no TER, pois assim que possuímos o objeto de desejo, o desejo desaparece. Esse é um paradoxo já identificado desde a época de Platão. Existe um grande esforço para chegar ao ponto desejado e, quando conseguimos, parece que a alegria é temporária. Rapidamente nos acostumamos ao novo estado das coisas e começamos a desejar por outras mudanças.

Você tem mais pensamentos negativos ou positivos? (124) - Seiiti Arata, Arata Academy

Por outro lado, a mudança subjetiva é uma estratégia muitas vezes mais fácil de ser implementada e pode trazer uma felicidade mais duradoura. Em vez de buscar mudanças na realidade observável e objetiva, vamos nos dedicar para interpretarmos a realidade de maneira diferente. É subjetiva pois depende de nosso olhar. Nós somos o sujeito principal na construção de realidade. Assim, é uma felicidade encontrada no SER e não no TER. Podemos mudar nosso modelo mental para lidar melhor com pensamentos negativos.

Quando você muda sua mentalidade, você muda sua realidade

Muitos estudos vêm provando que a mudança subjetiva tem um impacto mensurável na nossa realidade, causando também uma mudança objetiva.

Por exemplo, a Universidade de Harvard fez um experimento para testar os efeitos da mudança de mentalidade na saúde de faxineiras que trabalham em hotéis nos Estados Unidos.

Essas faxineiras fazem muita atividade física durante a limpeza e arrumação dos quartos dos hotéis. Mas quando foram perguntadas pelos pesquisadores se elas se consideravam pessoas fisicamente ativas, a maioria das faxineiras respondeu que não. Muitas delas deram nota ZERO em uma escala de zero a dez de exercícios. 

Os pesquisadores então começaram a trabalhar em uma mudança de mentalidade. Eles mostraram às faxineiras como na verdade elas eram muito mais fisicamente ativas do que a média da população. Que o trabalho delas era o equivalente a horas de academia.

Apenas quatro semanas depois de mudarem a mentalidade de como viam o próprio trabalho, as faxineiras emagreceram, tiveram melhoria de pressão sanguínea e diminuíram a gordura corporal.  

Elas mudaram a mentalidade de que estavam apenas trabalhando e passaram a ver seu dia a dia como uma série de exercícios. E isso trouxe resultados práticos para a saúde delas. A mudança subjetiva causou uma mudança objetiva.

Desenvolvimento Pessoal Seiiti Arata, Arata Academy

Pensamentos negativos causam resultados práticos ruins

Assim como uma mentalidade otimista pode levar a melhoria em indicadores de saúde, pensamentos negativos podem aumentar a quantidade de problemas e dificuldades que experimentamos.

Isso não significa que ter um ou outro pensamento negativo vá arruinar a sua vida. Não é necessário controlar todas suas emoções e pensamentos negativos. 

É normal que você de vez em quando tenha pensamentos negativos. Todos nós temos dependendo da situação. O problema é quando esses pensamentos negativos se tornam dominantes, trazendo resultados práticos ruins para a sua vida.

Quando falamos de mentalidade positiva ou negativa, também conhecida como mindset ou modelo mental, estamos principalmente interessados naqueles pensamentos recorrentes com os quais nós nos identificamos. Ideias que fazem parte do nosso sistema de crenças, dos nossos valores pessoais, da nossa própria identidade. 

Ter pensamentos negativos não é um problema. O problema é saber lidar com seus pensamentos negativos. (124) - Seiiti Arata, Arata Academy

Seu modelo mental padrão é positivo ou negativo?

Existe todo um conjunto de valores, convenções e comportamentos que nós escolhemos para a nossa interpretação da realidade e para nossa tomada de decisão. Vamos chamar isso tudo de modelo mental padrão.

Se o seu modelo mental padrão é positivo, você tende a interpretar a realidade de forma mais otimista, leve, abundante. Se o seu modelo mental padrão é negativo, a tendência é que você interprete essa mesma realidade de forma pessimista, pesada, escassa.

Entender essa diferença é fundamental. Os fatos são os mesmos. O que muda é a maneira como você interpreta os fatos e age sobre eles. E isso é determinado pela predominância ou não dos pensamentos negativos na sua cabeça.

Alguns pensamentos simplesmente aparecem na cabeça e depois vão embora sem causar qualquer impacto ou influência nas nossas ações. 

Por outro lado, existem certos tipos de pensamentos recorrentes que acabam nos influenciando direta ou indiretamente. Esses são os pensamentos que nós queremos observar com consciência e sabedoria para compreender como eles influenciam nossas decisões, sentimentos e comportamentos.

Além de aumentar nosso nível de consciência, queremos também adquirir agilidade cognitiva. Queremos ter clareza sobre qual é o tipo de mentalidade que estamos utilizando num determinado contexto e assim fazer as trocas necessárias. 

Por exemplo, vamos imaginar que eu esteja em situação de perigo. Nesse caso, é importante ativar o meu lado de precaução e ficar atento a sinais que podem exigir que eu saia correndo ou tenha que lutar para me defender.

Em uma situação de perigo, a preocupação não é um pensamento negativo prejudicial. Nesse caso, pensar negativamente é até uma precaução necessária.

Agora vamos imaginar que eu esteja me preparando para fazer uma apresentação diante da minha equipe na empresa.

Nessa situação, a preocupação de fugir ou lutar não é o modo mais adequado de pensar. Aqui esse pensamento negativo é prejudicial. O pensamento negativo me deixa ansioso, tenso, preocupado. Eu fico incapaz de ativar uma mentalidade de espontaneidade, entusiasmo e conexão que é necessária para uma boa apresentação profissional. 

Ou seja, ter pensamentos negativos não é necessariamente ruim. Dependendo da situação, os pensamentos negativos podem até nos ajudar. 

O que precisamos é ter consciência para saber trocar a nossa maneira de pensar dependendo dos nossos objetivos e do contexto. Queremos saber quando realizar uma mudança subjetiva. E sempre observar se o nosso modo de pensar padrão é uma mentalidade otimista ou pessimista.

Desenvolvimento Pessoal Seiiti Arata, Arata Academy

É perfeitamente possível mudar o seu modelo mental padrão

No começo dessa nossa conversa, eu falei que existem duas maneiras de mudar a sua realidade: a mudança objetiva e a mudança subjetiva.

A mudança objetiva é querer mudar objetivamente tudo ao seu redor. Seu corpo, suas roupas, sua casa, seus relacionamentos, seus bens materiais…

A mudança subjetiva é mudar sua mentalidade, a forma como você interpreta a realidade.

A principal dica que quero compartilhar é que muitas vezes as pessoas se esforçam demais buscando mudanças objetivas e acabam se esquecendo do poder das mudanças subjetivas. Nem sempre precisamos de buscar mudança ao nosso redor, fora de nós mesmos. A mudança desejada pode ser simplesmente na forma como pensamos.

A Universidade de Stanford decidiu pesquisar se é realmente possível mudar nosso modelo mental. 

Depois de uma década analisando como as pessoas pensam, os pesquisadores concluíram que existem basicamente dois tipos de mentalidade: a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.

Pessoas com predominância da mentalidade fixa acreditam que têm traços de personalidade e habilidades que não podem ser modificadas. Elas não acreditam que podem mudar. Acham que estão presas ao nível de inteligência ou de habilidade com que nasceram.

Mudar sua forma de pensar não é simples, porém ainda é muito mais fácil do que tentar mudar toda a realidade.Mudar sua forma de pensar não é simples, porém ainda é muito mais fácil do que tentar mudar toda a realidade. (124) - Seiiti Arata, Arata Academy

Já as pessoas com predominância da mentalidade de crescimento acreditam que praticamente qualquer coisa sobre elas mesmas pode ser mudada através do estudo, esforço e prática constante. Elas acreditam que podem mudar a forma de pensar e assim ter menos pensamentos negativos.

O que nós aprendemos com isso é que é perfeitamente possível mudar o nosso modelo mental padrão. É perfeitamente possível melhorar continuamente. 

O caminho mais fácil para mudar a sua vida para melhor é mudando você mesmo. Em vez de procurar mudar tudo o que existe ao seu redor, busque se desenvolver como pessoa. Procure ter uma mentalidade otimista, curiosa, sempre em busca de aprendizado e melhoria contínua.

Esse também é um caminho que requer esforço, disciplina e persistência. Mas é um caminho mais fácil do que querer mudar tudo o que existe ao seu redor porque aqui você só precisa mudar uma única coisa: você mesmo.

Quando o assunto é desenvolvimento pessoal, o verdadeiro aprendizado é feito através de transformação. Caso você não transforme, não aconteceu aprendizado. Aconteceu apenas uma memorização ou entendimento conceitual, mas não um verdadeiro aprendizado. 

A nossa mentalidade é formada através da narrativa que adotamos aos fatos e experiências que vivemos. Os fatos, eventos e experiências em si não possuem um significado objetivo e universal. Cada um de nós interpreta os fatos e acontecimentos de maneira diferente através da nossa narrativa.

Portanto, alcançar compreensão sobre a sua própria narrativa é o passo chave a ser adotado para melhorar sua mentalidade. Ter pensamentos negativos não é necessariamente prejudicial. O que é prejudicial é você estar dominado pela predominância de pensamentos negativos que prendem você na mentalidade fixa. 

A combinação de pensamentos negativos e mentalidade fixa pode dificultar você realizar importantes mudanças subjetivas. Para uma vida melhor, podemos substituir os pensamentos negativos por uma mentalidade de crescimento e mudanças subjetivas. 


Deseja saber como adotar de vez esse modo mais inteligente de pensar e se desenvolver cada vez mais como indivíduo? Então eu te convido a assistir a uma aula especial do curso Desenvolvimento Pessoal sobre como alcançar melhorias em sua vida começando por você mesmo. Para isso, basta você acessar agora o endereço aqui.