Será que se expor na internet ajuda ou atrapalha você na hora de conseguir um novo emprego ou ter um aumento de salário? Você já deve ter ouvido o conselho de que deveria ter cuidado com a sua exposição na internet, que deveria cuidar da sua privacidade, que não deveria tornar a sua vida pública.
Mas você pode usar a sua exposição na internet de forma positiva, como uma espécie de vitrine dos seus melhores trabalhos, como uma extensão do seu currículo. Ao mesmo tempo, você precisa aprender a não publicar indevidamente conteúdo que você pode acabar se arrependendo depois. Assim, você pode aumentar o seu salário, conquistar um novo emprego e ser mais valorizado na sua profissão.
É possível sim usar a sua exposição na internet de forma estratégica para ter benefícios na sua carreira profissional. Mas, para isso, você deve pensar nos resultados da busca pelo seu nome na internet de forma bem estratégica.
Você deveria se expor na internet para aumentar seu valor como profissional. Estar na internet é como você se torna relevante na sua área de atuação profissional.
Quando você quer comprar alguma coisa, o que você costuma fazer? Se você é como a maioria das pessoas, você abre o seu navegador e faz uma busca na internet sobre aquele item.
Você abre alguns resultados da busca, olha os preços, lê os depoimentos das pessoas que compraram aquela coisa. Depois usa essas informações para decidir se compra e onde compra aquele item.
Da mesma forma como você faz isso para comprar algum item, as empresas e os consumidores buscam na internet quando querem encontrar algum profissional. Quando abrem um processo seletivo, profissionais de recursos humanos não ficam apenas recebendo currículos e fazendo entrevistas. Em algum momento do processo seletivo, pode ter certeza que buscas sobre o seu nome serão feitas.
E não tem nada de errado com isso. A empresa que busca contratar um profissional provavelmente deseja saber o que se fala sobre essa pessoa na internet, o que essa pessoa anda publicando, como são os perfis dela nas redes sociais.
Agora imagine o seguinte cenário. Um processo seletivo passou pela fase de análise de currículos e pela fase de entrevistas e chegou a três candidatos finais para uma vaga. Os três têm mais ou menos as mesmas qualidades e fraquezas.
Aí o responsável pela seleção faz uma busca na internet com os três nomes. O primeiro candidato não tem quase nada na internet. Não tem perfis nas redes sociais, não tem publicações, não tem nada falando nem bem nem mal sobre ele. O segundo candidato tem perfis abertos nas redes sociais. Lá o selecionador encontra fotos pessoais, de lazer, de família. Mas nada sobre a vida profissional desse candidato.
Já o terceiro candidato tem um perfil com um currículo bem construído no Linkedin, um canal de YouTube onde ele mostra o resultado de alguns trabalhos que já fez e até mesmo um blog onde publica textos sobre a sua área de atuação profissional.
Qual desses candidatos você acha que teria mais chances de ganhar a vaga?
A melhor maneira de proteger a sua privacidade é controlar as publicações sobre o seu nome. Ficar fora da internet não é mais uma opção.
O principal argumento de quem diz que você não deve se expor na internet é por conta da questão da privacidade. Esses argumentos defendem que você não deve publicar sua vida pessoal na internet para manter o seu anonimato.
A questão é que se você decidir ficar fora da internet, não poderá controlar o que publicam sobre você. E também não estará visível para possíveis oportunidades. O seu nome não vai aparecer como opção em processos seletivos, não vai aparecer como uma possível fonte de entrevista na imprensa, não vai aparecer para ser chamado em eventos.
É por isso que você precisa otimizar os resultados pela busca do seu nome. O ideal é que apareçam resultados relacionados a certificados, cursos, relatórios, comissões, associações, pareceres, artigos e tudo mais que possa enriquecer o seu currículo e melhorar a sua imagem.
Isso pode ser feito tanto usando sites específicos, como o LinkedIn, Researchgate, Github ou a Plataforma Lattes, quanto cuidando das suas publicações em redes sociais e dos seus comentários em sites do seu nicho de atuação e em sites de notícias de uma forma geral.
Domine os resultados das buscas pelo seu nome. Exponha as suas qualidades para quem está procurando por você.
Vamos fazer um experimento agora mesmo. Dê uma pausa nesse vídeo e faça uma busca pelo seu nome no Google. Faça isso agora.
O que você encontrou? Os resultados da busca são sobre você ou são sobre outras pessoas com o mesmo nome? Os resultados sobre você mostram as suas qualidades ou os seus pontos fracos? Se você fosse uma empresa procurando saber sobre o seu comportamento profissional, que impressões teria? Que imagem esses resultados estão passando sobre você como profissional?
O que você precisa é parecido com o que chamamos no marketing digital de SEM – Search Engine Marketing. Essa é uma modalidade de marketing que busca melhorar os resultados em mecanismos de busca. Então, no seu caso pessoal, a página de resultados da busca pelo seu nome deveria ser dominada por você mesmo. Deveria aparecer o seu perfil profissional no seu Linkedin, o seu blog ou site pessoal, o seu canal no YouTube. Deveriam aparecer entrevistas que você deu para a imprensa, eventos que você participou, publicações que você escreveu.
Isso só pode ser feito se você decidir intencionalmente se expor mais na internet. Quando falamos em se expor, isso não significa expor a sua vida pessoal, a sua intimidade ou suas opiniões em temas polêmicos não relacionados com a sua profissão. Mas sim expor o seu perfil profissional, os trabalhos que você fez, a diferença que você traz para o mundo.
Quando você decide intencionalmente se expor mais na internet, você pode estrategicamente maximizar as suas qualidades e minimizar os seus defeitos. Você deve pensar em tudo aquilo que gostaria de incluir no seu currículo e ter certeza que, quando o seu nome é procurado, aparecem essas informações que beneficiam a sua imagem.
Esse deve ser um trabalho estratégico. Por exemplo, digamos que você fez um curso em um instituto que não tem um site bem posicionado nos mecanismos de busca. Como trazer essa informação de forma positiva para a internet?
Você pode escrever um artigo para publicar no seu blog ou em sites de terceiros contando que você foi até esse instituto, que realizou o treinamento, que aprendeu tal coisa. Você pode publicar fotos nas suas redes sociais ou no instituto ou usando o que aprendeu no instituto. Pode fazer uma apresentação de slides, gravar um vídeo explicando o que aprendeu e publicar isso em sites como YouTube e SlideShare.
Além disso, quando você vai fazer uma publicação sobre a sua área profissional, no mínimo você vai ter que estudar um pouco sobre o que está falando. Ensinar é comprovadamente uma das melhores formas de aprender. Mesmo que ninguém veja suas publicações no início, só o fato de você se preparar para fazer essas publicações já contribui para que você seja um profissional melhor. Se você não souber que tipo de conteúdo criar, então simplesmente documente a sua própria jornada de aprendizado.
Como resultado, você pode receber novas propostas de trabalho para um emprego melhor. Com essas propostas, você pode pedir um salário melhor usando as técnicas que ensinamos no curso Duplique Seu Salário. Ou pode simplesmente trocar de emprego e explorar novas oportunidades.
Você deve se expor de maneira estratégica. Quanto melhor for a sua exposição na internet, melhores serão as suas oportunidades profissionais.
Alguns séculos atrás, quando as cidades eram pequenas e os meios de comunicação não eram evoluídos, todo mundo sabia o que você fazia. O pessoal da cidade sabia que Alice era médica, que Daniel era advogado e que o engenheiro se chamava Gabriel. Nesse ponto, havia pouca privacidade.
Quando as cidades cresceram, esse tipo de conhecimento se perdeu. Se alguém quer procurar um médico, um advogado ou um engenheiro, provavelmente elas vão buscar na internet. Mesmo que recebam uma recomendação, provavelmente as pessoas vão buscar na internet sobre o profissional antes de entrar em contato.
Por isso você pode estar perdendo dinheiro e oportunidades profissionais ao decidir não fazer uma exposição estratégica na internet. Claro que você não precisa ter um canal com milhões de assinantes, um blog profissional ou virar um influenciador digital.
O que você precisa é simplesmente aparecer em buscas relevantes sobre a sua área de atuação e na sua localidade. Você nem precisa se preocupar tanto com isso. Se você fizer publicações de qualidade com o seu nome e sobre a sua área de atuação, os algoritmos dos mecanismos de busca das redes sociais vão acabar mostrando essas publicações para pessoas relevantes próximas a você.
Esse tipo de exposição controlada pode inclusive ser o início de novas oportunidades profissionais. Em muitos cargos de gerência e diretoria, as empresas gostam de contratar profissionais que são reconhecidos na sua área de atuação.
As oportunidades são muitas, mas elas só estarão disponíveis para quem perder o medo da exposição e decidir marcar presença na rede de forma controlada.
Mesmo com alguns problemas que só quem se expõe na internet sabe, os benefícios de ter uma exposição controlada e estratégica na internet superam em muito os malefícios. Para isso, tudo o que você tem a fazer é se dispor a aprender a melhorar a sua comunicação, o seu marketing pessoal, usando técnicas eficientes de negociação e promoção.
Você pode começar hoje mesmo a se posicionar na internet. Você já fez uma busca com o seu nome. Agora comece a pensar como você pode dominar essa página de resultados de busca. Comece a analisar as suas redes sociais com o olhar de um recrutador de recursos humanos.
Depois que você tiver uma presença melhor, pode usar as técnicas ensinadas no curso Duplique Seu Salário para conseguir uma remuneração melhor na sua empresa. Se você quiser ver uma aula especial sobre como descobrir exatamente o que fazer para ser promovido e receber maiores salários, acesse agora mesmo a nossa aula.