Oi! Seiiti Arata. Na semana passada o nosso vídeo foi sobre como o medo do fracasso pode sufocar a nossa criatividade. Hoje veremos o contrário: o nosso medo do sucesso pode também limitar nosso potencial criativo. É como dirigir com o freio de mão puxado o tempo todo.
1. Existem grandes vantagens em ativar a criatividade.
Antes de falarmos do medo do sucesso, vamos resgatar a nossa racionalidade. Qualquer tipo de medo está nos dando algum alerta e tentando alcançar um bem maior, como por exemplo nossa segurança.
Por isso, antes de falarmos de medos, temos que primeiro entender quais são os verdadeiros benefícios que nós buscamos.
E as maiores recompensas que você vai encontrar tanto na vida pessoal como também na vida profissional surgirão a partir de EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS explorando ideias incomuns.
A criatividade é uma exploração audaciosa de diferentes ideias.
É natural que algumas destas aventuras acabem se revelando em frustração. Nem tudo que a gente experimenta dá certo. Mas é só com essas experiências que podemos descobrir grandes tesouros adiante.
2. Temos medo de aumentar as expectativas.
Imagine que hoje eu consigo um resultado excepcional. E depois? Será que vou continuar repetindo a mesma performance? E se eu retornar para o meu nível normal? Será que serei assombrado por mim mesmo, por nunca conseguir repetir o mesmo sucesso?
Ao utilizar nossa criatividade e talento, podemos aumentar as futuras expectativas sobre nós. Medo de que mesmo que a gente consigo um resultado positivo agora, talvez não seja possível replicar este sucesso no futuro. Não queremos lidar com as consequências do sucesso.
É isso o que a autora Elizabeth Gilbert conta depois de escrever o livro campeão de vendas Comer, Rezar, Amar, ela sabia que estaria numa posição muito desconfortável. Como é que ela poderia escrever um próximo livro sem desapontar todos os fãs da sua obra que teve tanto sucesso? O medo do sucesso dizia pra ela que qualquer coisa que ela produzisse nunca teria a mesma qualidade.
Ela sabia que não tinha como ela se superar. E isso causou um grande medo e vontade de abandonar a carreira como escritora. Ela estava fora da zona de conforto.
3. Defina seu propósito com clareza.
Qual foi a solução da Elizabeth Gilbert? Resgatar o propósito. É fazer o que a gente ama, é amar o que fazemos. É fazer algo dedicando as nossas energias de tal maneira, com tamanha devoção, que o fracasso ou sucesso são irrelevantes, um mero detalhe.
E pra ela isso significava escrever. Foi assim que ela superou o medo do sucesso. Alguns dos novos livros foram um desastre e outros foram sucesso. Em ambas as situações, ela estava bem. Ela não escrevia buscando um certo resultado, ela escrevia por escrever. Por isso, a melhor coisa para superar o medo do sucesso é entender o que você deseja criar e qual é o motivo disso.
Entenda qual é o propósito. O que você deseja alcançar? Porque isto é importante? Quais soluções já existem? Porque a soluções existentes não são adequadas? O que você pode fazer diferente? Porque isso importa? Qual diferença faz seguir o caminho de todos os outros ou ser criativo?
Você pode melhorar a sua habilidade de produzir boas ideias com consistência desde que você tenha propósito por trás da maneira como lida com processos criativos.
Quanto mais forte for a sua motivação, mais provável será a capacidade de você atingir altos níveis de criatividade. No meu caso, a criatividade se manifesta de forma plena quando eu estou desenvolvendo algum curso que não apenas é interessante para mim, mas eu sei que tem a capacidade de ajudar muitas pessoas. Quando a nossa motivação vai além do interesse próprio, ganhamos uma nova dimensão sobre o valor daquilo que realizamos. Veja o nosso episódio 07 sobre como encontrar seu propósito em http://arata.se/oi07
4. Você só vai encontrar as próximas portas depois de abrir as primeiras .
Uma dica adicional pra manter sua criatividade cada vez mais intensa: não defina as bordas do seu propósito de forma muito rígida. É difícil hoje já ter a visão do todo. Muitas vezes você vai descobrir qual é a direção que deseja seguir só depois de dar início.
Não fique preso dentro da própria caixa que você criou. O propósito é apenas uma direção aproximada para onde seu próximo passo deve ser tomado. Nesse percurso, você sempre terá condições de avaliar se está seguindo na direção correta e fazer os devidos ajustes.
Segunda dica extra: em alguns ambientes profissionais, se nós nos destacamos bastante, pode acontecer uma raiva e inveja dos outros colegas. Eles podem pensar que você está fazendo eles parecerem medíocres. Talvez eles te chamem pra um canto e digam pra você ir mais devagar, caso contrário todo mundo vai ter que se esforçar igual você. Infelizmente isso acontece em muitos ambientes com uma cultura corporativa de mediocridade. Se este assunto interessar, eu posso gravar um vídeo mais específico mas pra quem está com este tipo de dificuldade no trabalho eu recomendo fazer o nosso curso Duplique Seu Salário porque lá nós damos um treinamento para você lidar com o medo do sucesso dentro do ambiente profissional.
Fique atento pois o medo do sucesso muitas vezes pode ser pior do que medo do fracasso. O medo do sucesso pode vir com a falsa aparência de sabedoria e de humildade. Na verdade, o medo do sucesso pode fazer você perder valiosas oportunidades.
Será que você está limitando seu potencial criativo por ter medo de não conseguir dar conta do sucesso adiante? Será que você tem medo das consequências? Será que de alguma maneira você não se sente merecedor do sucesso adiante?
Para você tirar o freio de mão e poder deslanchar a sua carreira profissional eu te convido a realizar o nosso curso Duplique Seu Salário visitando o link aqui.