Oi! Seiiti Arata. Como é que nós podemos atingir as nossas metas e objetivos?
O que é que as pessoas que alcançam metas fazem de diferente? Eu vou responder essa pergunta neste vídeo.
Sabe, algumas pessoas pensam que dependem da sorte. Ou seja, elas se colocam numa posição vulnerável, carente, em que é necessário algum elemento imprevisível do acaso, trazido pela misteriosa sorte.
E no episódio anterior nós aprendermos uma maneira diferente de olhar pra sorte: nós podemos criar a nossa sorte. A sorte é quando a a preparação se encontra com a oportunidade.
Por isso, pra você que deseja fazer o melhor possível para atingir metas, aqui vai a primeira dica de hoje:
1. A preparação nos permite identificar e agarrar oportunidades adiante.
Você está preparado? Você começou a se preparar?
Não interessa onde você está agora. O que importa é qual é a sua velocidade, sua aceleração e a sua direção.
Mesmo que você ainda esteja engatinhando e com pouco preparo, o que te ajudará é ter a genuína disposição de pagar o preço, fazer o que tem que ser feito. Isso é o mínimo necessário pra gente começar.
2. Você só vai alcançar a meta que for específica
Se você não definir a meta com clareza, que tipo de resultado você acha que vai colher? Por definição a meta precisa ser específica pra que você possa medir e entender como está progredindo.
Por isso, escreva quais são as diferentes áreas da sua vida em que você deseja alcançar metas. Talvez seja uma meta na carreira profissional, ou talvez nos relacionamentos pessoais, talvez alguns projetos de lazer, algo relacionado à boa forma.
E, na hora de escrever, tenha certeza de ser específico e esclarecer qual é exatamente a sua meta. Portanto, não escreva algo como “quero ser feliz / quero encontrar um grande amor / quero ganhar mais dinheiro”, pois isso tudo é abstrato demais e não serve. É importante ser específico.
Pra ser específico, você escreve qual é o estado atual, onde você está hoje. Escreve onde você quer chegar. E coloca um prazo realista pra isso.
Por exemplo “hoje sou gerente e quero ser promovido para diretor comercial até o final deste ano”. Ou então “hoje peso 75 quilos e nos próximos seis meses quero chegar aos 67 quilos que é meu peso ideal”. Entende?
Muito bem. Agora se pergunte: por que você ainda não alcançou este objetivo? Existem muitos motivos e é importante que você se conheça o suficiente para ter boas respostas.
3. Não são suas palavras. É o seu comportamento que revela suas verdadeiras prioridades
Se você está insatisfeito com a área que você escolheu, repare que em grande parte a situação de hoje é um fruto das suas escolhas do passado. É um reflexo da quantidade de dedicação, de amor, de respeito, de atenção, de PRIORIDADE que essa área tem merecido até hoje.
E você não precisa se julgar de forma punitiva, pois isso não traz resultados úteis pra gente. Infelizmente a gente vê muito isso com pessoas que contam que eles exageraram na comilança e hoje estão obesos. Gente que diz que teve preguiça, não estudou o suficiente e não conseguiu a aprovação num exame difícil.
Por isso, vamos maneirar na autocrítica. Repare que ao mesmo tempo que a pessoa não priorizou a boa forma, talvez tenha cuidado com muito carinho de familiares. Aquele que não estudou talvez tenha trabalhado muito para ajudar a pagar as contas da casa.
Todo mundo tem a mesma quantidade de horas no dia. Nosso comportamento revela nossas prioridades. E portanto os resultados que colhemos depende dessas escolhas.
Pra atingir as metas é necessário prioridade. E agora fica a pergunta pra você responder no seu caderno: você realmente quer genuinamente priorizar esse objetivo?
Caso positivo, o que você tem que fazer MAIS? O que você precisa fazer MENOS?
Dica extra: Pra atingir metas ousadas, não basta somente dedicar tempo. Ponteiro de relógio girando não resolve problema. Nada adianta ficar horas e horas numa tarefa se não estamos plenamente presentes, de corpo e alma. Temos que estar emocionalmente envolvidos.
4. Somente definir metas não basta. Temos que definir procedimentos para atingir a meta.
Além de alta prioridade e envolvimento, tenho que aumentar a frequencia de vezes em que realizo as atividades que me permitem atingir a meta. Tenho que ter consistêcia. Tenho que criar rotinas para que eu realize sempre de forma inevitável.
Como sempre, eu gosto de deixar a dica mais importante no final do vídeo. E aqui vai: o grande erro que as pessoas cometem tentando realizar a meta é apenas definir qual será o destino final desejado.
E porque isso é um erro? Pois não sei qual é o procedimento pra alcançar a meta. Não houve nenhum planejamento de percurso. Definir destino final sem definir o percurso é garantia de ficar perdido ou desistir antes de atingir a meta.
Por isso, apenas aquela meta específica de “hoje peso 75 quilos e nos próximos seis meses quero chegar aos 67 quilos” não é suficiente. Eu tenho que definir o que é exatamente o que eu vou realizar todos os dias pelos próximos seis meses.
O foco portanto tem que ser nas ações que serão realizadas (ou que vamos deixar de realizar) diariamente com consistência. O foco não deve ser a meta. O foco fica no processo. Se você precisa de foco, eu recomendo urgentemente visitar o link.
As pessoas que alcançam metas são aquelas que apresentam consistência na implementação dos processos. Elas tem um foco de raio laser, são indomáveis, não ficam com preguiça, elas realizam aquela atividade custe o que custar.
Lembra da pergunta do comecinho do vídeo? O que é que as pessoas que alcançam metas fazem de diferente? Então aqui vai a resposta:
As pessoas que alcançam metas ousadas não estão com o foco direcionado na meta. Elas estão com o foco direcionado para a prática das ações que naturalmente conduzem até a meta.
Visite agora pra aprender como você também pode ter controle do seu foco pra atingir suas metas.