Oi! Seiiti Arata. Este é um vídeo para você que está estudando e deseja aumentar o seu foco, a sua capacidade de concentração.
Não interessa se você está estudando pra uma prova na escola fundamental, se é um exame profissional como o da prova da OAB, uma prova de vestibular, de um concurso público ou se você está estudando um idioma estrangeiro ou simplesmente a vontade de ler um livro. Quando você está procurando dedicar esforço mental para uma tarefa que exige envolvimento e não consegue encontrar dedicação ou disciplina, está faltando FOCO.
Se você começa a estudar e depois de poucos minutos já levanta da cadeira pra fazer outra coisa, falta FOCO. Se você começa a estudar e sente uma vontade irresistível de conferir algo rapidinho no seu celular, falta FOCO.
1. Estamos ansiosos quando não temos o que queremos
Quando a sua mente está apenas focada no objetivo final, naquele resultado final que você deseja, você vai ficar inevitavelmente frustrado com cada segundo que você ainda não atingiu aquela meta.
Isso é óbvio, isso é lógico. Você está experimentando uma ansiedade porque você ainda não está lá. Você está apegado à ideia de que a felicidade só acontece se você tivesse algo que você ainda não tem.
Ou seja, o momento presente é fonte de agonia, de frustração, de tristeza. Por isso você não consegue ficar sentado na frente do livro.
2. Desenvolva seu FOCO no presente
O motivo de recomendar a prática deliberada é que isso ajuda você a retornar para o momento presente.
Neste momento eu imagino várias pessoas torcendo um pouco o nariz. Puxa vida, o título do vídeo era “como aumentar o foco no estudo” e de repente a dica que estamos dando é ficar no momento presente? Isso parece aqueles papos de maluco do tipo “a viagem é mais importante que o destino final” ou “felicidade não é uma estação, é o próprio trem” ou “o objetivo da vida é a própria vida”. Bom, tudo isso diz a mesma coisa, não é?
Quando o seu objetivo que é estar presente, realizando a prática do estudo, existe uma mudança de pensamento que é uma grande diferença na maneira como você encara o desafio adiante. Quando você realmente está mudando seu foco de atenção para aquilo que você está fazendo agora neste exato momento, não há ansiedade.
O controle do FOCO é o primeiro passo pra tudo. Se você quer um treinamento completo, então matricule-se agora no curso FOCO que é especialmente montado pra você concluir em um único dia. São três horas de treinamento em vídeo online que você pode realizar no conforto da sua casa e começar agora mesmo. Visite o link aqui.
No curso FOCO nós temos uma explicação bem detalhada, com exercícios, sobre como você poderá ter foco no presente. Vai ajudar muito.
3. Pratique o desapego do resultado final
Para você poder focar no presente e conseguir estudar e focar no seu estudo, você vai ter que aprender ter desapego. Você tem que desistir (pelo menos temporariamente) do apego em já ter imediatamente o resultado desejado.
Se você continuar apegado ao resultado final, que é aquele nível desejado de maestria de conhecimento de aprendizado, você nunca vai conseguir se manter presente para praticar.
Quando você se desapega do resultado, vai acontecer algo incrível: toda a cobrança e pressão vai embora. A ansiedade dissolve, evapora. Você consegue mais calma, mais clareza, mais consciência do que está fazendo, você retoma o controle do seu foco. Você silencia aquele diálogo interno, aquele julgamento sobre quais são as outras coisas que você poderia ou deveria estar fazendo.
4. Reformule a maneira como você encara os erros
A cada erro que você comete, é como se você estivesse retrocedendo. Em vez disso, quando você está focado no momento presente, cada erro que você comete é uma oportunidade de aprendizado. O aprendizado deixa de ser uma barreira, e vira uma descoberta.
E o melhor de tudo é quando este estudo é realizado com atenção plena, sem julgamento, sem ficar se comparando com o que você deveria ser. Você está apenas realizando a prática com prazer e melhorando a cada momento, passo a passo.
Você não está se rotulando pensando poxa essa que é uma parte que tem grande dificuldade, esta aqui é uma coisa que eu nunca consigo acertar. Eu sou terrível nisso. Eu não tenho talento para isso. Cuidado com o Efeito Golem que nós vimos no episódio 46.
5. Pare de pensar em outras coisas. Pense apenas no estudo adiante.
Quando você está com a sua cabeça pensando em outras coisas, incluindo os julgamentos e rotulagem de que você não está fazendo as coisas direito, de que você tem dificuldade com aquela matéria, de que o professor não soube explicar direito, você está distraído e com seu foco disperso. Todos esses pensamentos são inúteis e só te atrapalham. Essa camada extra de pensamentos só torna tudo mais difícil, roubando sua energia, sua concentração, seu foco.
Quando você está plenamente focado na atividade, você não está realizando uma segunda camada de pensamentos.
Ah, e maneira alguma isso significa que você vai ficar distraído. Ao contrário: você está prestando atenção naquilo que você faz, no seu estudo, na sua prática e no resultado daquilo que você faz agora, no momento presente. Você prestará atenção no resultado das suas ações e é assim que pode redirecionar a sua prática de modo a continuar melhorando. Essa é a prática deliberada.
O que nós não queremos perder a conexão com o momento presente e ficar demasiadamente atrelados o apegados ao resultado final.
O foco no resultado induz o julgamento. Começamos com um diálogo interno pensando que nós não somos bons o suficiente. Isso vai criando um dominó mental me levando para outro tipo de pensamento que avalia se eu sou adequado ou inadequado.
Quando eu estou focado no momento presente, eu estou indiferente emocionalmente com relação ao resultado. Eu aceito as coisas do jeito que elas são. Isso me permite ter clareza sobre como a minha prática está evoluindo.
Tenha paciência. A ansiedade prejudicará a qualidade da sua prática. Você tem que dedicar o foco no seu estudo. A maestria se desenvolve ao permanecer no processo e na prática. Aprenda a desfrutar o processo. Pra realizar exercícios que vão ajudar nisso, faça agora sua matrícula no curso FOCO.