Oi! Seiiti Arata. Foco. Um objetivo de cada vez. Por que é importante manter o foco? Foco é especial porque influencia outros desafios em nossas vidas. Com mais foco eu posso ter mais disciplina, eu posso adquirir melhores habilidades, mais recursos.
Um objetivo de cada vez
É por isso que ter foco é muito importante e merece ser prioridade. Vamos ver hoje três dicas para você manter o foco em um objetivo de cada vez.
1. Não diga “sim” para tudo
O foco determina nossos pensamentos, nossas emoções, e nossa realidade. O foco amplia a magnitude daquilo que temos na nossa frente.
Quando estamos distraídos, começamos a correr atrás de um monte de coisa ao mesmo tempo. Vamos diluindo nosso foco em várias tarefas.
Concentrando em uma coisa de cada vez, nós aumentamos as chances de terminarmos uma tarefa e seguir para a próxima atividade.
Quanto mais equilibramos várias coisas ao mesmo tempo, maiores as chances de que deixar algumas delas caírem. Esse é o problema de dizer sim a tudo: é coisa demais pra ficar fazendo malabarismo.
E não estamos falando apenas de ser mais produtivo. Isto tem a ver com qualidade de vida, com auto-estima. Sabe porque? Ora, veja só: estamos agradando outras pessoas, cuidando das necessidades dos outros… mas nós não estamos cuidando das nossas próprias necessidades. Quando a gente menos percebe, a nossa vida está passando.
Ao final da vida, muita gente se queixa por ter levado uma vida sem um propósito mais elevado, sem significado. Isso é ser reativo. Isso é viver sem estar presente.
2. Limpar e simplificar
Olhe pra sua mesa. Se você tem um monte de papel, envelopes e objetos não relacionados com a tarefa adiante, limpe tudo. Vamos simplificar o nosso espaço de trabalho para podermos nos concentrar.
Esta é a coisa mais óbvia a fazer, mas há uma outra mesa para limparmos: é a mesa mental onde as decisões são tomadas. Quanto mais decisões tomamos, mais cansados nós ficamos. E isso enfraquece nossa capacidade de tomar decisões de alta qualidade.
As atividades sociais podem sugar a nossa vitalidade, principalmente quando temos que escolher entre aceitar um convite e dizer não pra outro – e muito provavelmente tentando evitar magoar as pessoas. Estas situações sempre me lembram como é importante usar boas habilidades de comunicação.
Com uma boa comunicação, podemos gerenciar as expectativas e ser transparentes, de modo que todos são capazes de compreender e respeitar as nossas escolhas.
Toda vez que eu tive alguma frustração no passado, foi porque eu não me comuniquei adequadamente, o que levou a mal-entendidos e falsas expectativas. Fiquei reativo e me esforçando para atender as necessidades de todo mundo.
Além de limparmos nossa mesa mental e nossa mesa física, também temos de limpar a nossa mesa digital. Sabe quando temos muitas abas abertas em nossos navegadores? Isso reduz muito o nosso foco.
É claro que sempre existe uma razão para essa aba estar aberta. Também existe uma razão pra ter deixado aquele outro programa aberto. Isso tudo é metainformação, um dado sobre outro dado – tudo se relacionando. Você abriu a segunda e a terceira aba porque foi necessário para a resolução do que está na primeira. Entretanto, metainformação sempre muda, então talvez você já não precise manter a terceira aba aberta.
O problema é que nós temos que lembrar de toda essa meta-informação enquanto estamos fazendo outras coisas. Esse malabarismo mental rouba o nosso foco. E isso leva a ainda piores escolhas, porque nós ficamos cada vez mais distraídos, e de repente estamos assistindo a vídeos de gatinhos no YouTube.
3. Ativo e reativo
O que acontece quando abrimos o Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra mídia social, sem intenção? As coisas aleatórias começam a pipocar na frente de nossos olhos. Tá, e daí? E daí que nós temos que tomar decisões. Devemos apertar o botão Curtir? Será que devemos responder? Devemos compartilhar? Devemos clicar nesse link? Esta tomada de decisão é cansativa, é uma vitalidade que poderia ser usada para outras coisas mais úteis.
Então, ao invés de reagir a todos esses estímulos, o que devemos fazer? Nos treinamentos da Arata Academy, nós aprendemos a primeiro identificar os nossos objetivos. É o que fazemos no Produtividade Ninja.
É fundamental compreender as nossas necessidades. Em seguida, vamos nos concentrar e focar nas decisões que nos ajudarão a continuar avançando.
Para identificar os nossos objetivos, precisamos reconhecer as nossas necessidades e a intenção por trás dessas necessidades. Isso é ser ativo. Qual seria, então, o comportamento oposto?
Malabarismo: O oposto de focar em um objetivo de cada vez
O contrário de ser ativo é chegar sem nenhum objetivo, e esperar que alguém nos peça para fazer alguma coisa. Isso é ser reativo. Isso é dizer sim pra todo mundo e sair correndo desesperadamente pra fazer malabarismo, tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo sem um propósito claro. É ficar ocupado com coisas que não têm necessariamente a ver com o nosso propósito.
Olha, eu amo ajudar as pessoas. Você já deve ter percebido isso acompanhando nosso trabalho aqui da Arata Academy. Só pra você ter ideia, toda vez que eu saio e faço alguma atividade com um amigo, a primeira pergunta que faço quando estamos pra ir embora é: “E aí? Você gostou?” – Por que eu faço isso? É que eu tenho grande satisfação pessoal de fazer coisas para outras pessoas. Isso é bom, é agradável, mas pra ser saudável a gente também não pode esquecer de fazer coisas pra nós mesmos. É auto-estima, é qualidade de vida.
Prioridades
É por isso que é tão importante entender primeiro o que nós queremos, quais são nossas necessidades. Qual é o objetivo que queremos alcançar?
Uma vez que tenho clareza nisso, então eu posso identificar quais medidas são necessárias, e, em seguida, aplicar o foco.
Essa é a mensagem que eu gostaria de transmitir pra você hoje – a importância de concentrar um objetivo de cada vez. E pra fazer isso, três dicas práticas: parar de dizer sim pra tudo; limpar e simplificar seus ambientes; e adotar uma postura ativa, tendo seu propósito e seus objetivos em mente.
Vimos como é importante ter clareza nos objetivos para aumentar o foco. Um objetivo de cada vez. Clique aqui para o vídeo sobre FOCO agora.