Oi! Seiiti Arata. Talvez você esteja sem entender porque não consegue alcançar foco no seu estudo. Afinal de contas, as dicas mais comuns para ter concentração não funcionam pra você.
Por exemplo, você já tentou desligar o telefone celular, já conversou com as pessoas ao redor pra elas não te interromperem, você inclusive já instalou alguns aplicativos para bloquear seu acesso a sites que estão te distraindo. Mas mesmo assim, você continua sem conseguir ficar tempo suficiente na frente do livro e perde o foco rapidamente. Talvez você até tenha cogitado a hipótese de ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), mas fez os exames e os médicos disseram que não é o seu caso. Eles dizem que você tem tudo normal, é apenas falta de costume em se concentrar, falta de foco. Qual é a explicação pra tanta dificuldade em estudar?
1. Entenda quais são os inimigos do FOCO
Como você já acompanha o trabalho da Arata Academy faz tempo, é bem provável que você já saiba o que eu vou dizer. Será que você vai adivinhar?
Para conseguir qualquer coisa, primeiramente precisamos adquirir consciência e entender o que está dificultando atingir o objetivo. É sempre necessário entender o PORQUÊ das coisas. E isso varia de pessoa para pessoa, sendo assim necessário que você tenha um mínimo de reflexão e autoconhecimento.
Portanto, peço que você agora faça uma pausa e responda nos comentários: qual é a dificuldade que você tem para ter foco no estudo? Que elementos do seu ambiente estão dificultando manter o foco? Quais pessoas ao redor estão prejudicando o foco no seu estudo? Que tipo de distração acaba capturando a sua atenção? Quais são os sites ou aplicativos no seu smartphone que fazem você perder o foco?
Perfeito. Antes de continuar assistindo o vídeo, agora dê uma lida nos outros comentários dos seus colegas e repare como os problemas de foco no estudo são muito parecidos.
Em outras palavras, não é apenas você que está com dificuldades de estudar. E os motivos são claros. Quando nós entendemos os motivos, é mais fácil encontrar soluções. Vou te passar o link do nosso curso FOCO e o motivo de eu dar destaque é que no nosso curso introdutório FOCO a primeira aula já vai listar em detalhes quais são os Inimigos do FOCO e o que fazer a respeito.
2. Para melhorar sua concentração, use prática deliberada
A prática deliberada é indispensável para poder aprender qualquer coisa. Veja o nosso vídeo anterior aqui neste link.
Pra ativar a sua concentração o que você precisa fazer é praticar deliberadamente. Em outras palavras, você vai definir com clareza qual é o aspecto do seu estudo que você deseja melhorar. Seu objetivo não pode ser fácil demais nem difícil a ponto de ser impossível. Precisa ser um tipo de dificuldade que te estimule a melhorar um pouco e que você tenha algum tipo de métrica, algum indicador que vai poder claramente dizer se você está progredindo ou não. Você vai usar sua intenção para entender que resultados está colhendo e sempre tentará melhorar.
3. Por que apenas eliminar distrações não basta?
Vamos raciocinar juntos. Seria muito fácil eu dar dicas neste vídeo de coisas óbvias e que provavelmente não funcionaram pra você até agora. Por exemplo: deixe seu celular desligado. Feche o Facebook. Feche a porta. Em outras palavras, a dica furada é eliminar distrações pra conseguir mais foco.
Porém, nada disso funcionou, certo? Sabe qual é o motivo de você ainda continuar com dificuldade de foco no estudo? Anote aí no seu caderno: o motivo é a ANSIEDADE.
Ansiedade é quando existe uma voz interna te julgando, dizendo que você não está fazendo as coisas direito, que era pra você já estar resolvendo um outro assunto. Você se critica, indignado penando como é que tive o dom para errar aquela atividade que era tão fácil! A ansiedade e o julgamento ficam comparando quem você é hoje com o que você DEVERIA ser e ainda não é.
4. A ansiedade tira você do momento presente
A ansiedade vai fazer você ficar pensando em outras coisas e por isso o seu estudo sai uma porcaria.
O que você deseja é manter foco no processo, na prática deliberada, no estudo.
A ansiedade quer que você mantenha foco no resultado final, na nota que você vai tirar na prova, na alegria que você terá se tiver um bom resultado, na humilhação e desgraça que vai acontecer se você for reprovado no estudo. Entende?
A ansiedade basicamente está dizendo que o AGORA é indesejado. Você não querer estar onde você está. Você não quer aquele livro aberto na sua frente. O que você quer é o final feliz, é estar colhendo os resultados.
Não aceitar o momento presente é uma atitude infantil. É querer algo a troco de nada. É não querer praticar, não querer estudar. A ansiedade tira sua vontade de realizar a prática deliberada. A ansiedade é o sofrimento. Lembra do que é sofrimento? Sofrimento é o descompasso entre a expectativa e a realidade. É não aceitar o momento presente. E isso vai fazer com que pensamentos inadequados e indesejados comecem a aparecer na sua cabeça. Isso te impede de se manter concentrado naquilo que você está fazendo.
Revisando as recomendações do vídeo de hoje:
1) entenda o que é a prática deliberada indo
2) reveja o vídeo que vai te ajudar no controle da expectativa e da realidade
3) faça a sua matrícula no curso FOCO que é o nosso treinamento para você finalmente aprender a ter foco no que realiza.