Oi! Seiiti Arata. Você já tentou mudar alguma área da sua vida e acabou se sentindo perdido sem saber por onde começar? Ou ficou sobrecarregado com a enorme lista de afazeres para alcançar uma meta pessoal ou profissional?
Por exemplo, você pensou em organizar suas finanças, em melhorar sua alimentação, em entrar em forma… mas cansou só de começar a pesquisar tudo o que teria que fazer para conseguir esses objetivos.
Se você está com dificuldade para lidar com tantos detalhes para evoluir na sua vida pessoal e profissional, existe uma forma de descomplicar tudo. Você pode avançar mais rápido mantendo o foco nos fundamentos.
Foco nos fundamentos é se concentrar no básico que funciona
Foco nos fundamentos é uma filosofia de colocar seus esforços naquilo que realmente funciona. Ignore os pequenos detalhes que trazem pequenos resultados.
Hoje nós vivemos em uma era de abundância de informações. Com alguns toques no seu celular, você consegue acessar textos, vídeos, artigos científicos, infográficos, entrevistas e até livros inteiros sobre praticamente qualquer assunto que você quiser.
Essa abundância de informações tem um lado positivo e um lado negativo. Por um lado você pode ter conhecimento de alta qualidade sobre diferentes assuntos. Porém agora você corre o risco de se distrair com detalhes que pouco importam.
Por exemplo, vamos imaginar que você tenha como meta pessoal entrar em forma e ganhar massa muscular. Se você digitar GANHAR MASSA MUSCULAR em um buscador na internet, terá infinitos resultados. Você vai encontrar conteúdo ensinando como você pode se alimentar, como pode se exercitar, que suplementos pode tomar e muito mais.
Isso seria muito útil se todos os conteúdos encontrados apontassem em uma mesma direção. Mas não é isso que acontece. Enquanto um conteúdo vai colocar você na direção A, outro vai colocar você na direção B. Um vai dizer para você comer o alimento X, enquanto outro vai jurar que o alimento X faz mal.
E o pior: muitas vezes esses conteúdos estão tratando de detalhes que causam pouco impacto no resultado final. É o ângulo que você tem que segurar a barra. É a quantidade de tempero que vai fazer você gastar uma caloria a mais. Esses são pequenos detalhes que trazem pequenos resultados.
O resultado dessa sobrecarga de informações é que você pode ficar confuso ou paralisado diante de tanta informação contraditória. Você corre o risco de ficar sempre buscando mais e mais informações, tentando estratégias até mesmo contraditórias, sem se aproximar da sua meta.
Quando isso acontece, é hora de retomar o foco nos fundamentos.
Coloque seus esforços nas coisas que dão os maiores resultados
Pense por um momento como um edifício é erguido. Primeiro, o terreno é preparado para a construção. Depois, chegam os principais pilares do edifício. E só depois das paredes e janelas é que começam a colocar os acabamentos: a pintura, a decoração…
Levando essa metáfora para a área do desenvolvimento pessoal, focar nos fundamentos significa que você deve concentrar todos os seus esforços no básico que funciona. Não se preocupe com os detalhes da decoração se você ainda nem mesmo construiu os principais pilares do seu projeto.
O Princípio de Pareto é uma regra estatística que diz que oitenta por cento dos seus resultados vêm de vinte por cento dos seus esforços. Por isso, é nesses vinte por cento que você tem que colocar toda a sua concentração.
Se você quer atingir uma meta pessoal ou profissional, não desperdice seu tempo e recursos nos pequenos detalhes.
Em vez disso, mantenha o foco nos fundamentos. Fique concentrado em executar aquilo que funciona.
4 exemplos de como o foco nos fundamentos pode ajudar seu desenvolvimento pessoal
Para ilustrar, vamos ver alguns exemplos de como o foco nos fundamentos pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
1. Perder peso e ganhar saúde
A busca por perda de peso é um dos melhores exemplos de como as coisas podem ficar complicadas quando você não mantém o foco no básico que funciona.
Se você quer emagrecer, pare de perder tempo buscando dietas milagrosas, pílulas que derretem gordura ou exercícios mágicos de cinco minutos.
Em vez disso, foque em fazer uma verdadeira reeducação alimentar. Para que funcione, ela precisa ser definitiva, ou seja, uma mudança para sempre no seu estilo de alimentação. A reeducação alimentar também deve ser flexível e com comida pouco processada e de alta densidade nutricional.
Se você fizer isso dia após dia, aos poucos vai ver a gordura ir embora e a saúde chegar de forma natural e definitiva.
2. Enriquecer
Enriquecimento financeiro é outra área em que a simplicidade é melhor do que tentar fazer coisas complicadas.
O fundamento aqui é gastar menos dinheiro do que você ganha e investir a diferença com consistência e sabedoria.
Em outras palavras, seu foco deve ser em fazer um orçamento para viver um pouco abaixo das suas possibilidades. Assim, vai sempre sobrar uma diferença no final do mês para você investir.
Essa diferença não precisa ser investida em alguma ação secreta, em um fundo milagroso ou em criptomoedas da moda.
Em vez disso, você pode simplesmente dividir um terço para aplicar em títulos públicos, um terço para investir em fundos imobiliários e um terço para investir em fundos de índice de ações.
Dê tempo ao tempo, continue fazendo suas aplicações mensais e reinvestindo os ganhos. Depois é só esperar o efeito dos juros compostos agir para logo ver o seu patrimônio financeiro crescer de forma exponencial.
3. Receber um aumento de salário
O salário que você recebe é definido pela lei mais básica do capitalismo: a lei da oferta e da procura.
Se você é um profissional parecido a todos os outros profissionais do seu mercado, a tendência é que você receba um salário mediano. Como existe muita oferta de mão de obra parecida, será difícil você ter um salário acima de outros que podem fazer a mesma coisa que você.
Por isso, o foco nos fundamentos aqui é se aprimorar como profissional para se tornar um item raro no mercado. É investir em você mesmo, se aprimorar, fazer cursos, estudar por conta própria, melhorar suas competências profissionais e até suas habilidades pessoais.
Lembre da lei da oferta e da procura. Quanto mais escasso for o trabalho que você produz, quanto mais raro você for como profissional na sua área de atuação, maior será o salário que você merece.
4. Produzir mais e melhor
No campo da produtividade, o básico também vai funcionar muito melhor do que o complicado.
Se você deseja ter mais tempo livre, simplesmente passe a fazer um gerenciamento de tempo para verificar que atividades estão consumindo mais o seu dia.
Em seguida, reduza ou elimine essas atividades. Provavelmente você terá que aprender a delegar algumas tarefas e a reduzir o tempo perdido no trânsito, em redes sociais e em outras distrações.
Focar nos fundamentos vai fazer você cumprir suas metas
Nós poderíamos aumentar muito mais essa lista de exemplos, mas tenho certeza que você já pegou a ideia. Para qualquer área da sua vida pessoal ou profissional que você queira ver um desenvolvimento constante, mantenha o foco nos fundamentos.
Não é o pequeno detalhe que vai fazer você se diferenciar ou avançar a passos largos. Ao contrário, o segredo para o crescimento constante é aprimorar cada vez mais os seus fundamentos.
Se você se concentrar no básico que funciona e mantiver a consistência para deixar o tempo gerar resultados, não há dúvidas que você VAI cumprir as suas metas. Mantenha o foco nos fundamentos e os detalhes vão se tornar irrelevantes.
Manter o foco em um mundo repleto de distrações não é tarefa fácil, mas é um objetivo que pode ser alcançado se você se dedicar a ele.
A Arata Academy tem um curso chamado FOCO exclusivamente voltado para quem quer ter uma maior capacidade de concentração em uma única atividade.
FOCO é um curso rápido que você conseguirá concluir hoje mesmo e ser uma pessoa mais focada. Para conhecer o curso, acesse o link aqui.