Oi! Seiiti Arata. Como fazer hoje ser melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje? Quando você eleva os seus padrões, você eleva a qualidade dos resultados que você colhe.
Tem gente que trabalha duro, em grande quantidade de horas, em quantidade de suor que pinga da testa, em sacrifícios de escolhas que deixa de realizar para poder se dedicar ao trabalho. Mas nem sempre esse esforço todo se reflete em resultado. É necessário trabalhar duro, porém de maneira inteligente.
1. Eleve os seus padrões.
O que faz a diferença é se você trabalha apenas com altos padrões. O que isso significa?
O tipo de trabalho que você realiza tem que ser de alto padrão. A maneira como você evita distrações e mantém seu foco tem que ser de alto padrão. A maneira como você seleciona o que é o mínimo aceitável do serviço ou produto que você entrega tem que ser de alto padrão.
Meia boca não serve. Tem que ser alto padrão. Tenha clareza sobre quais são as coisas que você não pode mais tolerar na sua vida. Tenha clareza sobre o mínimo que você deseja pro seu futuro.
2. Não existe progresso onde não existe comprometimento em melhorar.
Quem faz as coisas com baixo padrão nunca vai colher resultados excepcionais. Quem aceita o baixo padrão fica na mesmice, na mediocridade. Se você acha que é aceitável fazer as coisas de qualquer jeito, seu padrão cairá e a partir daí você começa a aceitar tudo o que é de baixo padrão: interrupções, trabalho incompleto, trabalho mal feito.
Quem trabalha duas horas com foco pode produzir resultados mais valiosos do que quem fica dez horas trabalhando sem foco, deixando distrações interromper toda hora. E isso é assim principalmente se você é estudante, se você faz trabalho artístico, trabalho intelectual, se você precisa raciocinar, talvez duas horas de trabalho com foco tenham mais valor do que dois anos de trabalho sem foco, em que você nunca consegue realmente ativar o seu potencial.
Rompa o relacionamento com o que te mantém acorrentado na mediocridade. Não existe progresso onde não existe comprometimento. Nunca aceite nada meia-boca, começando pelos resultados do seu próprio trabalho. Diminua a lista de tarefas que não te inspiram, aprenda a delegar o que não faz sentido e dedique seu foco apenas naquilo que você pode se comprometer a produzir resultados de valor. Se você não sabe delegar, faça o nosso curso Produtividade Ninja e aprenda a trabalhar em equipe de forma produtiva.
3. KAIZEN e melhoria contínua
Em vez de tentar ser perfeito, eu vou buscar a melhoria. Isso é KAIZEN: é a melhoria continuada. Aqui na Arata Academy nós seguimos o lema “você melhorando sempre” e isso é pelo fato da perfeição ser um ideal inalcançável. Temos que ser humildes em entender que nada que é do reino dos homens será perfeito. Tudo pode ser melhorado. Eu posso hoje trabalhar de forma mais inteligente do que ontem. Posso hoje eliminar uma distração que me atrapalhou ontem.
É por isso que sempre penso em melhoria continuada. Não é pra ficar buscando perfeição. O bordão “feito é melhor que perfeito” não é verdade. Se eu faço uma ciclovia com péssima qualidade que desmorona e mata muitas pessoas, aí temos um exemplo de um trabalho feito que não ficou melhor que perfeito. Foi um desastre.
Repito: nunca aceite nada meia boca, começando pelos resultados do seu próprio trabalho. Eleve os seus padrões. Não existe progresso onde não existe comprometimento em melhorar.
No Japão essa ideia de KAIZEN é ligada à renovação que se pode fazer a cada dia. É diferente de buscar uma mudança revolucionária que muda tudo de uma hora pra outra. Não é a busca de uma pílula mágica que revira tudo repentinamente. Kaizen é a mudança contínua e incremental, sempre buscando onde dá para melhorar, o que pode ser na vida pessoal, no lar, no trabalho, na vida social. Não podemos ficar parados: o progresso só acontece onde existe o comprometimento em melhorar.
Como é que vamos melhorar? Elevando nossos padrões. Investindo na nossa educação, no nosso treinamento. Associando forças com outros profissionais que também buscam excelência. É possível sempre adquirir novas ferramentas, implementar novas tecnologias, mas lembre-se que o maior valor de todo está na dimensão humana, na qualidade das pessoas que fazem parte dos projetos. Quando todo mundo ao nosso redor está vivendo a filosofia da melhoria contínua, os resultados se acumulam e o verdadeiro progresso acontece.
Vamos abandonar a ideia infantil de querer revolucionar a vida completamente. É mais prático mudar a nossa próxima ação. Isso se aplica a tudo.
Em vez de eu querer nunca mais comer doces e frituras, eu vou apenas colocar meu foco na minha próxima refeição. Em vez de tentar viver um grande amor e resgatar aquela paixão que está se apagando, com mil promessas melodramáticas, vou me focar apenas na minha próxima interação com a pessoa amada.
Não vou construir uma empresa multimilionária. Vou apenas me focar na próxima ação que preciso realizar para o empreendimento. E é assim que abandono o sonho de transformar tudo, de tornar as coisas perfeitas. Aceito as coisas como elas são. Elevo meus padrões, aspirando por melhorias continuadas. E realizo a próxima ação com foco. Se você quer tornar esse processo mais fácil, aprenda conosco no curso FOCO visitando o link aqui.