Oi! Seiiti Arata! Se você quer ficar muito bom, se você quer mandar bem, se você deseja alcançar maestria, um nível de expert em algum assunto, você precisa de prática deliberada.
A prática deliberada é um processo estruturado que tem a intenção específica de promover ajustes, correções e melhorias. Não é fácil.
Talvez você já tenha reparado que recentemente nós estamos dando ênfase aos temas ligados ao aprendizado. Se você está chegando aqui pela primeira vez, a minha recomendação é não ler esse texto, porque ele é mais avançado. Consulte os nossos episódios anteriores, pois são mais básicos.
Se você precisa do básico, veja o vídeo O mínimo pra se tornar uma pessoa mais inteligente | Oi Seiiti Arata 34.
1. A prática deliberada precisa de um plano consciente de melhorias
Quando eu realizo uma prática deliberada, eu sempre tenho um plano de ação. Eu defino previamente o que eu vou realizar e quando. Vou marcar no calendário quando eu vou desempenhar as atividades e o que especificamente eu quero alcançar em cada sessão. Ou seja, em cada atividade eu tenho um objetivo, uma meta.
Prática deliberada é muito consciente e precisa de foco. Se você precisa de foco, então clique aqui para receber uma aula especial do curso FOCO.
Nós vimos que o aprendizado depende de repetição. Mas a repetição tem que ser inteligente: repetir tudo igualzinho não é eficiente. Eu vou repetir dando ênfase em aspectos diferentes.
Imagine um cantor tocando violão. Numa sessão, ele vai treinar a própria música, olhando a partitura, lembrando a letra da canção. Numa outra prática, o foco é na melodia, o timbre da voz…
Outro exemplo, agora com esportes: uma prática deliberada é para driblar, depois é para ter força no chute, em outra é treinar os passes.
Portanto, existe foco na prática deliberada. O foco determina quais aspectos da minha habilidade precisam de treino. E com isso, eu desenvolvo um plano de abordagem para a melhoria. Essa perspectiva vai me ajudar a colocar um prazo realista no tempo que eu dedico a essa atividade.
Importante: eu quero medir que tipo de resultado eu estou alcançando assim que a tarefa for concluída.
Em alguns momentos eu posso ser autodidata e verificar as respostas de uma certa tarefa depois de concluí-la. Eu posso filmar o meu desempenho e assistir depois. Ou eu posso ter um mentor que vai supervisionar e orientar meu desempenho. O que eu quero é ter noção do quanto estou melhorando pra entender quais são as abordagens úteis.
2. Na prática deliberada, vou atacar minhas fraquezas para conseguir grandes ganhos de performance
A prática deliberada traz uma abordagem complementar.
Para que eu alcance o nível de maestria, eu preciso identificar onde estão meus erros. O que é que estou fazendo de errado. Só depois é que eu vou saber onde concentrar meus esforços para corrigir minhas falhas.
O motivo é que esses são os pontos onde eu tenho a possibilidade de conseguir um ganho significativo e, dependendo do caso, quando eu destravo essa habilidade que eu ainda não tinha, ela pode ser usada para conquistar outros níveis.
Vou te dar um exemplo: Eu estava estudando livros de psicologia, mas meu conhecimento de estatística era fraco. Por esse motivo, eu me dediquei pra estudar estatística, e isso me abriu portas. A estatística permite interpretar de forma crítica os estudos clínicos que me trazem vários números relacionados aos experimentos. Só que não vai parar aqui.
Essa estatística também ajuda pra outras coisas, como, por exemplo, entender melhor estudos de outras matérias, como epidemiologia.
Você entende? Quando eu domino um bloco conceitual, eu posso utilizar esse bloco para estruturar outros blocos posteriormente.
3. A prática deliberada é difícil. Tenho que pagar o preço se desejo melhorar
Se você quer jogar o jogo avançado da prática deliberada e da maestria, então é necessário pagar o preço. Apesar de ser difícil, vai valer a pena seguir adiante.
Aqui não teremos moleza. A prática deliberada não é fácil. Com certeza haverá frustração, então temos que nos esforçar de verdade.
E o pior de tudo é que não tem recompensa imediata. Ou seja, eu posso ficar ralando muito tempo e não ver progresso nenhum. É normal e esperado. O platô de aprendizado pode demorar para ser superado.
Isso vale pra tudo que você deseja aprender. Sempre haverá tarefas difíceis. E é justamente enfrentando as dificuldades que você poderá prosseguir rumo à maestria.
Algumas atividades são difíceis, trabalhosas e exigem esforço. É por isso que poucas são as pessoas que estão dispostas à realizá-las. Esse é um tipo de aspecto que nós podemos nos diferenciar para ficarmos acima da média. Vamos realizar a prática deliberada.
Vamos fazendo uma coisa de cada vez.
E se você precisa de mais foco para realizar suas tarefas e atividades, clique aqui para acesso ao curso FOCO