TUDO O QUE VALE A PENA SER APRENDIDO DÁ TRABALHO.
Depois que você brincou com o Guia Básico de Lightning Address, provavelmente você vai querer continuar aprendendo. Vai dar trabalho, mas vale a pena.
Alguns tópicos que você vai querer explorar no futuro:
- Posso trocar aquele algumacoisaaleatoria321@walletofsatoshi.com para algo personalizado?
SIM! Por exemplo, eu tenho também o arata@walletofsatoshi.com (esse sim funciona, pode mandar sats nele se quiser).
Basta seguir as instruções da própria Wallet of Satoshi (WoS) que ela explica como fazer. Em geral, eles pedirão que você tenha contabilizado uma quantia mínima de transações LN e pelo menos uma transação on-chain com um certo valor mínimo. Ou seja, uma demonstração de que você realmente é um usuário ativo. - Tem outra opção? O domínio walletofsatoshi é muito comprido e para eu divulgar nas redes gostaria de algo mais curtinho.
SIM! Existe a Blink que vai te dar algo como algo@blink.sv e eu não sei quais são os critérios atuais deles para você personalizar. Além disso, a Blink possui um recurso diferente chamado stablesats que simulam dólares caso você por qualquer motivo não queira manter parte de seu saldo em bitcoin. - É isso o que o pessoal diz “seja seu próprio banco”? Eu agora tenho soberania sobre meu dinheiro?
Ainda não. Tanto a WoS como a Blink são empresas e em um evento extremo pode acontecer de você ter sua conta com eles bloqueada ou congelada, da mesma maneira que poderia ocorrer com o banco onde você guarda seu dinheiro tradicional.
Isso acontece por você não ter a custódia das chaves do seu bitcoin quando usa essas wallets. No futuro desta série poderei falar mais sobre isso. Mas neste momento atual é mais importante que você aprenda a usar essas ferramentas. Depois será mais fácil aprender outras mais avançadas. - Posso usar o meu domínio próprio? Posso ter também meunome@meudominio.com como Lightning Address?
SIM! Foi isso que eu fiz. Configurei o oi@arata.se pois o domínio arata.se é meu. Para fazer isso, eu usei o BTCPayServer que é a solução que já uso faz anos para vender os treinamentos da Arata Academy (com desconto cumulativo para quem paga em bitcoin!)
Dentro do BTCPayServer tem a opção de ativar Lightning Address. Mas se você não tem perfil técnico, recomendo contratar alguém para te ajudar. Dependendo do seu orçamento e quão sério você estiver com isso, me avise que eu posso prestar este serviço para você ou te indicar pessoas que fazem isso.
Aliás, quem tiver experiência com BTCPayServer, me avise por favor. Daí eu incluo você na lista que quero montar de prestadores de serviço. - Mas e se alguém olhar o meu Lightning Address e não entender do que se trata e me mandar uma mensagem de e-mail nele?
Eu imagino que a mensagem vai voltar (bounce) e não vai chegar até você. Afinal, isso é só para receber bitcoin, não para receber mensagem de e-mail. Por isso é importante que na sua comunicação você explique que isso é um Lightning Address.
Por exemplo, ao compartilhar seu Lightning Address no seu perfil de rede social, você pode escrever algo como ” Me mande sats aqui: oi@arata.se ” ou, se quiser algo mais curto, dizer apenas ⚡️ oi@arata.se e entendedores entenderão.
Uma dica mais avançada é você usar um domínio próprio e ativar o Lightning Address no mesmo domínio que usa para receber emails. Mas por favor não deixe o preciosismo te paralisar. Comece simples mesmo. Por isso que eu recomendei a Wallet of Satoshi só para brincar no começo. Depois você vai melhorando.
OBS: Caso você queira me ajudar com correções técnicas, sugestões, perguntas ou qualquer melhoria para esta página, me avise. Pode me escrever diretamente no Twitter/X ou, melhor ainda, através do Nostr – me adicione lá vendo a parte 01 do Guia Nostr.