Oi! Seiiti Arata. Nos vídeos recentes da nossa série temos explorado bastante os conceitos de fracasso e sucesso. E agora eu pergunto: para você, o que é sucesso? O que é fracasso? Você se considera, em geral, uma pessoa de sucesso?
1. Histórias de fracasso
Antes de mais nada, deixa eu compartilhar algumas histórias com você:
Albert Einstein não conseguia nem falar direito aos quatro anos de idade e seus professores achavam que ele nunca faria nada de importante na vida.
Gisele Bundchen foi rejeitada de várias agências até se tornar a modelo mais bem paga do mundo.
Walt Disney foi demitido de um emprego num jornal por não ter imaginação ou ideias criativas.
Steve Jobs aos 30 anos de idade foi chutado pra fora da empresa que ele fundou.
JK Rowling tinha se divorciado, estava desempregada e foi rejeitada inúmeras vezes com o manuscrito de Harry Potter. Ela diz que é impossível viver uma vida sem fracassar, a não ser que você escolha um caminho tão cauteloso que talvez fique difícil de saber se você viveu de verdade.
A pessoa que nunca fracassou já cometeu um fracasso: o fracasso de nunca ter tentado nada realmente importante.
O fracasso ensina coisas. Você pode aprender que tem mais força de vontade e disciplina do que ela imagina.
2. O fracasso faz parte do caminho de sucesso.
Todos nós vamos passar por momentos de vergonha, frustração, injustiça e raiva na nossa vida. Pessoas de sucesso e pessoas fracassadas lidam com isso de maneira diferente.
Você não quer olhar para a situação presente em que existe um obstáculo e achar que vai ser sempre assim. Você tem que desenvolver a capacidade de visualizar um futuro que está sendo construído. A visão é importante e inclusive nós falamos disso na série Produtividade Arata, episódio 38.
As pessoas com a mentalidade de fracasso vão levar todos os problemas, críticas e dificuldades para o lado pessoal. Elas vão ficar revivendo mentalmente as situações desagradáveis e assim fixando os caminhos neurais que fortalecem ainda mais esta memória.
3. Utilize seu cérebro de forma diferente para ter maior sucesso.
Como a memória funciona? A memória não existe em um pontinho isolado no seu cérebro. Não é possível localizar onde está aquela lembrança de um evento desagradável e fazer uma cirurgia microscópica removendo o pedacinho do cérebro que armazena aquela informação. A memória é feita de uma série de relações entre os seus neurônios em diferentes regiões do cérebro.
Na neurociência chamamos isso de Potenciação de Longa Duração (Long Term Potentiation). Isso acontece pelo fortalecimento das sinapses com a repetição dos padrões de atividade neural quando você fica constantemente se lembrando daquele evento.
Ou seja, quanto mais você revive aquele filme mental do pensamento desagradável, mais forte ele fica por causa da potenciação das redes neurais associadas. É praticamente como se você estivesse estudando, memorizando aquela memória para que ela fique pra sempre na sua cabeça.
As pessoas confiantes não perdem tempo com este tipo de pensamento. Elas não colocam este tipo de memória negativa no acervo e portanto esquecem rapidamente estas experiências desagradáveis. Essa é a mudança que você precisa implementar.
Você precisa passar mais tempo pensando em maneiras de implementar com qualidade a sua estratégia de sucesso. E também quer diminuir a quantidade de tempo que fica pensando nos erros do passado.
Dentro do curso Novo Ano Novo nós realizamos várias práticas para que você entenda a psicologia por trás do funcionamento de nosso cérebro. Você vai aprender como reprogramar a sua mente para fortalecer seu empenho nas atividades que trazem resultado e ao mesmo tempo gastar menos tempo revivendo situações de frustração do passado. Você pode visitar o curso em o link aqui.
4. Controle seus pensamentos negativos rapidamente.
No episódio anterior nós falamos em como eliminar os pensamentos negativos – você provavelmente viu o vídeo da semana passada com o título de Como Eliminar os Pensamentos Negativos.
Os pensamentos negativos vão causar um desgaste de vitalidade através da frustração, raiva, indignação, sensação de inferioridade. Sem contar a quantidade de tempo que é desperdiçado e poderia ser usado de forma mais construtiva.
Quando você se perceber revivendo um filme mental de uma situação desagradável, lembre disso. Pare tudo. Em vez de gastar os próximos segundos pensando na situação ruim, pense no que você pode ter gratidão.
O que você deseja é acabar com o pensamento negativo rapidamente, antes que ele vire um monstro. As pessoas criam o próprio show de horror dentro da própria cabeça.
É um evento desagradável, como férias frustradas, um investimento mal feito, um relacionamento decepcionante, que acaba sendo repetido várias vezes e vira tema de constante discussão depois que se passa.
Existem pessoas que passaram por abusos inimagináveis, como o caso de campos de concentração e que conseguiram superar essas experiências ao direcionar seu foco naquilo que poderiam trazer de positivo em seu futuro. É o que chamamos de busca por significado.
5. Use o poder da gratidão para reverter o rumo dos seus pensamentos.
Para o Dr. Murali Doraiswamy, especialista em imagens do cérebro e Alzheimer a gratidão é a melhor maneira de manter uma saúde geral e bem estar. Indivíduos que expressam gratidão são mais capazes de lidar com stress.
Eles possuem menos ansiedade, melhores níveis de cortisol e oxitocina, dormem melhor, raciocinam melhor com melhores níveis de serotonina e norepinefrina, vivem mais e possuem melhor função cardíaca, pressão sanguínea, controle de açúcar no sangue.
Se você está pensando que é difícil encontrar gratidão para modificar a maneira como você lida com os pensamentos destrutivos, realize o curso Novo Ano Novo para aprender a primeiramente definir o que é importante para você e encontrar propósito. Visite o link aqui.
Vamos agora no final do vídeo para eu te dar uma dica prática adicional.
Uma maneira prática para treinar a capacidade de reinterpretar sua vida é com um diário de gratidão. Todos os dias você abre uma página nova e escreve alguma coisa pela qual você sente gratidão. Isso traz uma série de benefícios, mas não é o foco deste vídeo entrar em muitos detalhes.
Eu tenho uma novidade que é a seguinte: para você que é aluno do curso Novo Ano Novo, faça login na área de alunos e você verá que nós temos um novo vídeo bônus em que eu compartilho uma maneira diferente que eu uso para o diário da gratidão.
Se você ainda não tem acesso ao curso Novo Ano Novo você pode visitar o link aqui.