Oi! Seiiti Arata. Qual é o verdadeiro propósito da sua vida? A que você realmente deseja se dedicar?
Talvez você não queira enfrentar esta pergunta por acreditar que as atividades que representam seu propósito não dão dinheiro, não pagam suas contas, não garantem seu futuro. Ou você pode achar que não tem o tempo, o talento ou os recursos para se dedicar a esse propósito de vida.
Se esse for o seu caso, a boa notícia é que a tecnologia está avançando rapidamente e provocando grandes mudanças no modo como vivemos e trabalhamos. É muito provável que ao longo dos próximos anos você acabe mudando de carreira.
O seu emprego pode simplesmente deixar de existir, sendo substituído por robôs ou terceirizado para outro país com mão-de-obra mais barata. Ou você mesmo pode ficar insatisfeito a ponto de decidir mudar por conta própria ao perceber que o seu trabalho atual não representa a sua real vocação.
De uma forma ou de outra, quando você encontra o seu propósito de vida e passa a trabalhar orientado pelo seu propósito, aquela insatisfação com o trabalho desaparece. Você passa a realmente gostar do que faz, pois você encontra uma razão verdadeira para ir trabalhar todos os dias.
Isso não significa que você não vai enfrentar estresse, problemas e complicações. Os problemas sempre vão existir, mas você não vai ficar sofrendo por causa dos problemas.
Quando você alinha seu trabalho ao seu propósito, tem satisfação por saber a contribuição única que traz para o mundo.
Muitas pessoas ficam com o sonho de chegar a um ponto de não precisar de trabalhar mais. De acumular tanto dinheiro que seja possível viver apenas dos seus rendimentos passivos.
Mas existe uma perspectiva ainda melhor. É quando você encontra um propósito para o qual trabalharia até de graça. Este é um tipo muito especial de liberdade, que é escolher ir trabalhar mesmo se você não precisasse do dinheiro. Você não trabalha porque precisa, trabalha porque quer. É uma escolha consciente.
Sem propósito não há decisões conscientes
Sem metas de vida claras, o mais comum é que você comece a fazer coisas simplesmente por que “todo mundo faz”. Você vai para a escola com o objetivo de tirar nota boa, para poder entrar em uma universidade, para poder encontrar um estágio, para poder se formar e encontrar o primeiro emprego.
É assim que temos encontrado o nosso par romântico, que decidimos ter um filho, que vamos comprar a casa própria. E assim assumimos um plano de financiamento pelos próximos 30 anos e ficamos aprisionados no nosso emprego pois precisamos do salário para continuar pagando as prestações.
Odiamos o emprego, mas não podemos mais largá-lo. Aqui eu costumo usar a simbologia da gaiola de ouro, que representa que agora estamos presos por causa de compromissos financeiros. E assim ficamos miseráveis durante a semana inteira, esperando um pouquinho de alegria nos finais de semana e nos feriados. Ficamos sonhando com o dia em que finalmente vamos aposentar e não precisaremos mais trabalhar.
Existe uma forma de romper esse ciclo vicioso: Ter clareza sobre o seu propósito e elaborar um plano de vida para atingir esse propósito. Pense no seu propósito como uma missão. É algo muito mais importante do que simplesmente um trabalho.
Trabalho pode ser algo que te dá preguiça, que representa sofrimento. Trabalho sem propósito é a angústia de acreditar que vai ter que fazer aquela atividade que odeia durante a vida inteira só pra poder pagar as próprias contas.
Você pode, a partir de hoje, decidir fazer uma mudança. Decidir de forma consciente mudar seu estilo de vida para que não tenha mais que trabalhar sem propósito só para pagar as contas e fazer o que todo mundo faz.
Claro que, se você tem dívidas a pagar ou uma família para sustentar, não pode imediatamente, sem um bom planejamento, largar tudo. Mas você pode sim imediatamente decidir que vai mudar essa situação, que vai elaborar um plano de vida e começar a agir para transformar esse plano em realidade, um passinho de cada vez.
Mas, para isso, vamos descobrir qual é a melhor definição para a palavra propósito.
O que é propósito de vida?
Antes de continuarmos, é fundamental termos uma definição comum do que queremos dizer com propósito.
Por favor, remova todos os preconceitos que você tem a respeito deste tema. Quando nós estamos aqui conversando, você deve entender que o uso da palavra propósito é a respeito de algo que todo mundo tem. Eu, você, a tia Joaquina. Todos, sem exceção.
Dentro desta definição, você já tem um propósito de vida agora. Todo mundo tem um propósito. O problema é que nós nos esquecemos disso ou não estamos dentro de um nível alto o suficiente de consciência para perceber com clareza qual é o nosso propósito.
Se esse for o seu caso, aqui vai uma boa notícia. Só o fato de você estar aqui pensando a respeito do assunto é um indicador de que você está buscando elevar o seu nível de consciência. Parabéns.
Vamos continuar desenvolvendo a nossa definição. Qual é o seu propósito? O seu propósito é mais do que um plano lógico. É também um guia emocional que orienta você na escolha dos seus objetivos prioritários. O propósito faz com que você tome decisões conscientes e alinhadas com os seus mais altos valores pessoais. E isso ajuda você e as pessoas ao seu redor.
Caso você esteja pensando em algo que beneficie apenas você e mais ninguém, provavelmente esse não é o seu verdadeiro propósito.
O verdadeiro propósito vem quando você está servindo outras pessoas. Por exemplo, se você é capaz de fazer lindos desenhos, mas deixa toda a sua arte guardada na sua gaveta, você não está servindo ninguém.
Para ter mais certeza sobre esse aspecto, pergunte-se sempre quem é que está desfrutando de seu trabalho. Se o que você faz não é útil para outras pessoas, ele tem pouca serventia.
Um bom sinal de que você está trabalhando com propósito é quando você realiza uma atividade e sente alegria somente por estar ali. É quando você age somente pelo prazer de estar na jornada, sem focar tanto nos resultados.
O contrário também é verdadeiro. Perceba que quando você trabalha sem propósito, dificilmente tem alegria. Você acorda cedo para ir trabalhar só porque você tem contas a pagar e não quer ser demitido. Caso contrário, você escolheria ficar dormindo em casa. Você está apenas trocando o seu tempo por dinheiro e esse dinheiro será utilizado para pagar as suas contas. É óbvio que haverá insatisfação.
Por outro lado, quando você está cumprindo a sua missão e beneficiando as pessoas ao seu redor, você tem clareza do seu propósito. É uma nova perspectiva de vida.
Adotando uma perspectiva positiva
Vamos continuar melhorando nossa definição do propósito. Vimos até aqui que para que exista propósito nós devemos estar a serviço de outros. O que significa isso? Significa que aquilo que nós fazemos deve tornar a vida de outras pessoas mais fácil, mais prática, mais interessante, mais feliz, mais plena.
Estas definições são muito importantes. Caso necessário, faça uma pausa, reflita a respeito e depois continue o vídeo. Quem é que você ajuda? Como a vida dessas pessoas é melhor por causa do seu trabalho?
Pronto? É importante entender como você serve os demais.
Imagine, por exemplo, que você quer abrir uma empresa. Uma dúvida que pode surgir na sua cabeça é como fazer para evitar que seus funcionários acabem trapaceando e fingindo que trabalham quando na verdade não estão fazendo nada, estão apenas enrolando.
Ou você pode ficar pensando sobre como fazer para instalar sistemas de segurança para que o seus clientes não roubem produtos da sua loja. Ou o que fazer para esmagar a concorrência e impedir que os seus competidores copiem suas ideias.
Outra perspectiva, mais positiva, é imaginar como você pode servir a sua equipe, permitindo o desenvolvimento dos seus funcionários, de modo que eles fiquem felizes colaborando com a sua empresa.
Ou como fazer para encantar os clientes de modo que eles sejam defensores leais da sua marca e tragam mais clientes por meio de recomendações positivas.
Ou ainda como fazer para se tornar um líder que inspira outras pessoas na sua indústria de modo que você consegue fazer parcerias com outros empresários que desejam colaborar com você.
Este é apenas um exemplo simples de mudança de perspectiva que provoca diferentes escolhas conscientes. Escolhas que podem transformar radicalmente uma mesma experiência.
É fundamental que você dedique certo tempo para entender que o seu propósito somente é revelado de forma completa quando você esclarece qual é a contribuição que você oferece na vida de outras pessoas, como você pode servir os outros. O resultado disso é uma vida que requer menos esforço.
Como seria uma vida sem esforço?
Um bom indicativo para saber se você está ou não vivendo de acordo com o seu propósito de vida é observar a quantidade de esforço que você tem que fazer a cada dia.
Quando você trabalha com algo muito distante do seu propósito, seus dias podem ser uma tortura, pois você está constantemente fazendo o que não quer. Você tem que acordar em um horário que você não quer. Tem que lidar com pessoas desagradáveis que não quer ver. Tudo o que você quer é que o tempo passe logo para você chegar em casa.
Já quando você está cumprindo sua meta de vida, o tempo passa rápido. Mesmo que você tenha que ter acordado em um horário específico, mesmo que tenha que ter lidado com certas pessoas, tudo aquilo parece ter cobrado de você um esforço menor, pois você vê sentido no trabalho que está fazendo.
O sofrimento, ansiedade, preguiça ou esforço exagerados significam que você não está agindo como gostaria. Está indo contra o que você realmente quer. Não está sendo a pessoa que gostaria de ser, não está onde gostaria de estar, não trabalha com o que gostaria de trabalhar.
Não é que os problemas simplesmente desaparecem quando você trabalha de acordo com o seu propósito de vida. Na verdade, o que muda é a sua perspectiva e a sua disposição para lidar com aqueles problemas. E o impacto disso pode mudar completamente a sua vida.
Por isso, é fundamental ter clareza do impacto das suas ações.
Um exemplo clássico é o seguinte: você pode olhar para dois pedreiros e perguntar o que eles estão fazendo. Um deles pode dizer que está carregando tijolos. Outro vai dizer que está construindo uma escola para as crianças daquela comunidade.
Entende qual é a diferença? Tudo pode ser apenas uma questão de perspectiva. Dependendo da perspectiva que você escolhe, você vai descobrir um significado muito diferente sobre o que está na sua frente. Algumas pessoas percebem isso, outras não. Mas é muito mais fácil mudar a sua percepção do mundo do que tentar mudar o mundo inteiro para se encaixar no seu ideal de vida.
Dito isso, você precisa entender uma última peça fundamental para a nossa definição de propósito: o prazer da jornada.
Quando identifica o seu propósito de vida e faz um plano para viver de acordo com ele, você deseja estar comprometido também com a ação e não unicamente com o resultado. Você precisa estar desapegado do resultado final do seu plano, de modo que a sua verdadeira recompensa seja cumprir a sua missão, fazer aquilo que precisa ser feito.
Você encontra prazer e felicidade ao percorrer o caminho e não somente ao chegar ao destino. Você não precisa daquele destino final para trazer alegria para você pois já está vivendo em alegria pelo simples fato de estar no processo, de estar na jornada, de fazer a atividade que em si mesma já é a satisfação que você tanto procura.
Veja como a perspectiva é importante, voltando ao nosso exemplo. Tente imaginar como cada pedreiro se sente por dentro. Talvez o pedreiro que deseja construir a escola é aquele que todos os dias está sofrendo com a infelicidade de ainda não existir a escola pronta. E talvez o pedreiro que simplesmente carrega os tijolos encontra contentamento na sua missão de ser um servente carregando os tijolos, um por um.
Descobrir o seu propósito é uma das peças fundamentais para você assumir o controle da sua própria vida.
Mas existem outras peças que compõem o quebra-cabeça de um bom planejamento de vida, de um plano que torne possível transformar os seus maiores sonhos em realidade. Para você que deseja saber quais peças são essas e como encaixá-las da maneira correta, veja nossa aula especial sobre como montar um plano de vida acessando.