Oi! Seiiti Arata. Será que você precisa sempre definir metas e objetivos para viver uma vida plena, produtiva e conseguir alcançar o que deseja? Não, você não precisa sempre definir metas. Você pode conscientemente escolher viver sem metas e mesmo assim ser capaz de ter realização.
Isso pode parecer incomum para os entusiastas por produtividade, gerenciamento de tempo e desenvolvimento pessoal. Mas viver sem metas pode ser uma alternativa leve e interessante para pessoas que não gostam de sistemas rígidos demais para alcançar a alta performance.
Ter metas não deve ser uma obrigação
Definir metas e objetivos de vida é algo praticamente obrigatório quando você vê qualquer ensinamento sobre produtividade e desenvolvimento pessoal.
Quase todos os ensinamentos na área do desenvolvimento pessoal possuem as metas como um de seus pilares. E isso faz muito sentido para a maioria das pessoas.
Porém, que nem todas as pessoas são iguais.
Algumas pessoas se sentem extremamente motivadas ao definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Ao mesmo tempo, outras pessoas se sentem pressionadas por essas metas.
A principal queixa é que os métodos com metas e tarefas são métodos muito rígidos. E a pessoa se sente aprisionada ao sistema. Parece difícil ter uma vida livre e espontânea. Será que este é o seu caso?
Se você é parte do grupo de pessoas que se incomoda com a definição de metas, não adianta insistir em ir contra suas preferências pessoais. Isso tem o risco de trazer o efeito contrário ao desejado. Além de não sentir motivação, você correrá o risco de se sentir infeliz em ter que organizar a vida em torno de objetivos específicos.
Viver sem metas significa focar apenas no momento presente
Não confunda viver sem metas com viver sem sonhos. Viver sem metas também é diferente de viver sem valores. Ao contrário: para uma boa vida sem definir metas, você vai precisar de uma enorme clareza e coerência com seus valores pessoais.
O que estamos falando aqui é da decisão intencional e planejada de abrir mão do sistema de metas para realizar os seus sonhos. Você não vai traçar objetivos específicos e com prazo para tentar realizar seus sonhos. Em vez disso, você vai adotar intencionalmente outra estratégia: a estratégia de focar apenas no momento presente com base nos seus valores.
Apenas viver sem metas e sem clareza de valores pode arruinar você. Sem ter metas claras ou valores claros, haverá uma grande tentação a realizar escolhas de gratificação instantânea.
Por exemplo, o que pode acontecer se eu não tenho a clareza de que a alimentação saudável é um valor importante? Eu corro um grande risco de cair na tentação de exagerar na comilança de doces. Os doces são saborosos e portanto me trazem um prazer imediato.
Porém, quando eu tenho clareza dos meus valores e sei que eu valorizo a alimentação saudável, eu consigo resistir à tentação de comer doces… mesmo sem eu ter uma meta específica de emagrecimento. Entendeu?
Basicamente, para viver uma vida com boas escolhas existem duas principais estratégias:
Uma estratégia é baseada na definição de metas. Eu imagino um futuro ideal. E, a partir desta visão do futuro ideal, eu defino as metas que desejo alcançar no futuro.
Uma segunda estratégia, que estamos vendo hoje, é focar apenas no momento presente. Eu não preciso visualizar o futuro ideal. Não preciso definir metas. Posso simplesmente manter o foco no momento presente. Porém, para evitar cair nas tentações da gratificação instantânea, preciso realizar minhas escolhas com base nos meus valores.
Sem metas, sua felicidade não depende mais de resultados
A grande vantagem de viver sem metas é que a sua felicidade não fica mais dependendo de você alcançar certos resultados.
Vou dar um exemplo bem conhecido: o do emagrecimento. Pense em alguém que traça a meta de perder dez quilos. Essa pessoa acaba condicionando a própria felicidade a essa meta futura. Ou seja, ela só se sente satisfeita se emagrecer dez quilos. O dia de hoje será um dia infeliz pois no dia de hoje ela não vai conseguir emagrecer todos os dez quilos.
Agora vamos ver como esse mesmo objetivo poderia ser alcançado sem metas. Não defina o objetivo futuro de perder dez quilos. Não liste as ações que precisa fazer para cumprir essa meta. Em vez disso, você apenas decide tirar o foco do resultado final e focar na jornada.
Você apenas começa a prestar atenção no que vai comer na próxima refeição. Você apenas começa a fazer o seu próximo exercício.
Se isso resultar em perda de peso, ótimo. Se não, ótimo também. Você aprendeu a gostar da jornada. Aprendeu a gostar de comer bem, a gostar de se exercitar. Aprendeu a gostar até mesmo dos seus obstáculos, das suas recaídas, da teimosia do seu corpo em não queimar gordura na velocidade que você queria.
Não condicione a sua própria satisfação a um resultado futuro que você inventou na sua cabeça. Em vez disso, fique satisfeito apenas por estar na jornada respeitando os seus próprios valores pessoais.
Trocando metas por valores pessoais
Para viver sem metas e ainda assim realizar os seus grandes sonhos, você precisa mudar a sua mentalidade. Não se pergunte qual o próximo passo a ser dado para cumprir uma meta. Em vez disso, você precisará se perguntar se as suas escolhas estão coerentes com seus valores pessoais.
Para que isso funcione, você deve ter uma lista objetiva, clara e hierarquizada dos seus principais valores pessoais. A lista deve ser dinâmica, se adaptando de acordo com o tempo e com o contexto. Com essa lista, você conseguirá imediatamente identificar se cada tarefa que aparece na sua vida está ou não de acordo com seus valores pessoais.
Por que é que as pessoas dizem que estão ansiosas, insatisfeitas, que sentem que a vida está fora de controle? Quase sempre o erro está na falta de sintonia entre o que a pessoa valoriza e o que ela está realmente fazendo.
Voltando ao exemplo do emagrecimento, pense em uma pessoa que valoriza saúde e bem estar, mas está vivendo de forma sedentária, comendo doces, fumando e bebendo demais. Percebe como esta incoerência vai resultar em insatisfação?
Todos temos uma série de valores pessoais que são importantes para nossa felicidade. Quando a vida que estamos levando não preenche esses valores, temos uma sensação de vazio, de tristeza, de que alguma coisa está errada.
Ao decidir viver sem metas, você não precisa mais ficar pensando quais são as tarefas que deve realizar para ter satisfação futura. Em vez disso, você passa a se perguntar o que você deve fazer que te faz sentir satisfação AGORA, e não em um futuro incerto e distante.
Lembre-se: a ideia de viver sem metas não é que você deixe de realizar seus sonhos. É apenas a adoção de uma estratégia diferente para as suas realizações.
O que aconteceria se você experimentasse viver sem metas?
Com tudo o que falamos até aqui, espero que tenha ficado claro que viver sem metas pode ser uma alternativa interessante para você realizar alguns dos seus maiores sonhos.
Por isso, experimente. Antes de julgar se esta é uma estratégia viável para você ou não, faça o experimento de viver sem metas pelo menos por um certo período em alguma área da sua vida.
Escolha algum objetivo que você vem tentando cumprir já há algum tempo, sem sucesso. E teste essa nova abordagem com esse objetivo difícil.
Faça uma lista dos seus valores pessoais, daquilo que é mais importante para você. Depois se pergunte qual a próxima tarefa que você pode cumprir que te dê imediata satisfação por estar plenamente alinhada a esses valores.
Viver sem metas não é a solução para todos os sonhos de todas as pessoas. Mas assim como ter metas claras ajuda muita gente, a ideia de viver sem metas pode ajudar muitas outras.
O importante aqui é você se manter curioso e aberto a novas possibilidades, para descobrir o que funciona para você. No fim das contas, é isso o que realmente interessa.
Para que a estratégia de viver sem metas funcione, você deve focar no momento presente e aprender a gostar da jornada. E para não cair na tentação da gratificação instantânea, você deve ter uma lista clara de quais são os seus mais importantes valores pessoais.
Se você quiser saber detalhadamente como descobrir os seus valores pessoais, eu preparei uma aula especial explicando um método para você identificar o que você mais valoriza na vida e assim elaborar um planejamento completo para a sua vida.
Para descobrir como identificar os seus valores pessoais, acesse para assistir à aula especial.