Oi! Seiiti Arata. Muita gente tem uma dificuldade enorme pra levantar cedo da cama. Por acaso você tem se sentido um pouco culpado e por isso está lendo o esse texto? Talvez você secretamente adore dormir tarde.
Aliás, pra quem é viciado em Netflix, depois compartilha com a galera as recomendações de seriados e filmes favoritos nos comentários abaixo.
Mas não é só por isso que nós vamos dormir tarde, certo? Em algumas noites, temos outras prioridades: nós saímos com os amigos, trazemos trabalho para casa, temos de cuidar das crianças…
E aí? Como acordar mais cedo e ser uma pessoa matinal?
Como é que vamos lidar com o desejo conflitante de um lado querer ficar na cama, e o outro querendo começar o dia cedo?
Vamos entender melhor essa versão idealizada de nós mesmos. Nós podemos nos tornar essa pessoa matinal que queremos. Eu vou te contar um pouco sobre como nós podemos chegar lá.
1. Clareza
Se você já acompanha as nossas postagens aqui do blog, você já deve ter visto em textos anteriores que, muitas vezes, o nosso papo começa com a busca por mais clareza.
Você tem uma visão clara de suas necessidades? O padrão de sono que você está buscando encaixaria dentro do seu estilo de vida?
Pergunto isso antes de irmos para a técnica para acordar cedo, porque essa aqui é a parte mais importante de todas. Temos que ser honestos e realistas.
Quais são as suas prioridades? Em outras palavras, se você ama a vida social e está sempre saindo de noite, você acha que é realista esse objetivo de também ser matinal? Faz sentido reduzir a quantidade de horas de sono pra poder aproveitar tanto a noite como a manhã? Se a resposta for sim, como é que vai fazer com as horas que faltarem? Será que você poderá tirar alguns cochilos no meio da tarde? Pense nisso.
E sobre o seu marido, sua esposa? Será que eles vão levar numa boa se você colocar o alarme para 5:30 da manhã? E os seus filhos? Ser uma pessoa matinal geralmente significa ir para a cama mais cedo. Parou pra pensar se isso é realista levando em conta as atividades de todos os outros indivíduos em sua casa? Tá vendo, esse é um tipo de indagação ecológica, que leva em conta todos os outros fatores ao nosso redor. Vamos continuar, que tem mais:
E sobre seu trabalho? Você viaja muito? Como isso afeta o seu sono? Compreende por que essas perguntas precisam ser respondidas de maneira honesta?
A clareza é necessária para que nossas as escolhas funcionem. Para que elas sejam sustentáveis. Muitas pessoas não conseguem virar matinais porque elas ignoram todos os outros aspectos ecológicos. Elas tentam fazer as coisas na força bruta, só usando força de vontade, mas sem estratégia. Por isso que elas só acordam cedo por um ou dois dias e daí acabam voltando pros padrões anteriores.
Você precisa acordar cedo? Tá aí outra boa pergunta.
Às vezes é fácil sentir culpa pelo fato de acordar tarde. Parece que perdemos uma parte importante do dia. Este não é necessariamente o caso. Tem um livro bem interessante sobre os hábitos diários de grandes escritores, artistas e cientistas, e lá você pode ver descrevem como cada um deles tinha diferentes hábitos de sono – tanto os que acordavam antes do sol nascer e quanto aqueles que varavam a noite até o sol raiar (você pode conferir o livro neste link).
2. Experimente diferentes abordagens
Cada pessoa é única e por isso entendemos que não existe solução única pra todo mundo acordar cedo.
Aqui vão três abordagens diferentes para te ajudar a madrugar cedo:
i) Seguir o mesmo padrão de sono todos os dias. Esse é o caminho mais quadradinho, mais rigoroso. Ele te garante horas suficientes para um bom descanso. Por ser mais rigoroso, você precisa ter uma hora específica para dormir e para acordar. Isto é ideal para pessoas que vivem em ambientes controlados. Só tenha em mente que nos primeiros dias vai ser um pouco difícil, já que você provavelmente não vai cair no sono naquela hora agendada, mas é só questão de tempo pra se acostumar com a nova programação.
ii) Ir para a cama quando seu corpo se sente cansado e acordar na hora que estamos totalmente descansados. Este método é o oposto do anterior. A base é o ritmo natural do corpo. Funciona bem pra quem tem poucos compromissos rigorosamente definidos, como, por exemplo, se você trabalha em casa e faz o seu próprio horário. Apesar de garantir um bom repouso, este método não garante que você vai acordar cedo, principalmente se você não estiver cansado de noite.
iii) Tentar uma combinação de ambos os métodos. Como funciona? Vamos para a cama na hora que bater o sono, ou seja, só quando estamos cansados. Só que o detalhe é que existe um alarme para a mesma hora todas as manhãs. Esse método funciona com a disciplina de levantar logo que o relógio toca. Sem enrolar: tocou o alarme, é hora de levantar. De forma alguma desligar o alarme e voltar pra cama, que inevitavelmente vai dar a tendência de cair no sono. A gente acorda e começa o seu dia.
A beleza desse método é a simplicidade do mecanismo de autoajustamento. Se você foi para a cama tarde, você provavelmente vai sofrer esse dia com sono (obviamente, tome cuidado pra não se envolver em acidentes). A parte boa é que esse dia cansativo vai te puxar pra ir dormir mais cedo para compensar a falta de sono. O truque aqui é realmente ser implacável de manhã: sempre respeitar o horário do despertador, sem enrolar na cama. Acordar ao mesmo tempo vai lentamente se transformando em um hábito. É assim que você pode conseguir um objetivo de acordar mais cedo.
Se o seu padrão de sono atual está deixando você cansado, é hora de mudança. Assim que você entrar no ritmo de acordar mais cedo, você vai se sentir mais determinado e energizado para o dia.
Comece com clareza e, em seguida, experimente com diferentes abordagens para uma nova programação. Pequenos sacrifícios irão resultar em benefícios a longo prazo. Você vai ganhar mais horas do dia, e por consequência maior produtividade e satisfação.
Tenha em mente que o seu padrão de sono também precisa ser ecológico e se você não pode incomodar os outros em casa ou não pode dormir quando os outros ainda estão fazendo barulho, você precisa ajustar tudo isso também. No nosso curso Produtividade Ninja, vamos explicar como fazer esses ajustes e tornar toda a sua rotina mais produtiva. Clica aqui pra saber mais.