Oi! Seiiti Arata. Os objetivos audaciosos possuem algo de diferente. São decisões que chegam para revolucionar a sua vida. Para radicalmente virar a mesa, para praticamente nos tornarmos uma outra pessoa.
É por exemplo quando você bate no peito e diz: nunca mais vou comer doces. E parar de tomar refrigerantes. E também não vou mais comer nenhum tipo de grão ou farinha.
Quer dizer, são decisões diferentes de apenas “comer menos doces” – quando você diz que nunca mais vai fazer tal coisa, você está criando um objetivo audacioso. Talvez até um pouco irrealista, mas com certeza audacioso.
Afinal de contas, esses alimentos estão ao nosso redor em todos os lugares, especialmente em eventos e encontros sociais, não é mesmo?
1. Entenda o efeito das ações repetidas
Eu quero te contar uma coisa: o que nos deixa fora de forma não é aquela fatia de bolo no aniversário da Tia Esmeralda. Estar fora de forma é resultado de ações repetidas. É a consistente repetição de uma rotina comendo mal por dias, meses, anos e anos.
Quando você bate no peito e diz que vai estudar o dia todo, que vai pular da cama às seis da manhã e que vai continuar estudando direto até meia noite, você também estará criando um objetivo audacioso. Não é fácil conseguir manter a concentração durante tanto tempo.
Sem momentos programados de repouso e descanso, a performance dos seus estudos vai diminuir bastante ao longo do dia.
O que vai fazer a diferença na qualidade do seu aprendizado não é um dia intenso de esforço. O que vai fazer a diferença é a construção de um hábito consistente de estudos.
Seu cérebro vai se acostumando a repetidamente estabelecer e fortalecer as associações entre as diferentes ideias e conceitos que você precisa aprender.
É claro que existe um valor por trás da audácia. A audácia nos motiva, nos inspira, e nos ajuda a criar uma visão do potencial que nós temos e de quão maravilhoso pode ser nosso futuro. Existe um papel muito importante nisso.
E nós precisamos de esclarecimento para não nos deixarmos levar pela sedutora imagem idealizada dos resultados rápidos que uma atitude mais ousada promete.
Precisamos lembrar que a construção de algo sólido envolve um processo entediante, repetitivo, com muito pouco glamour. Porém, quando esse esforço acumulado é feito de modo consistente, o tempo é nosso aliado e ele vai trazer grandes resultados.
Grande parte da evolução que nós teremos na nossa qualidade de vida acontece com o resultado de tempo e prática consistentes dentro de um período chamado platô.
O platô é o momento em que parece que não está acontecendo. Parece que não estamos evoluindo, que estamos fazendo a mesma coisa sempre e não saímos do lugar. Entretanto, é nesse espaço que estamos consolidando as nossas habilidades e criando os recursos necessários para subir de nível. Eu recomendo que você dê uma olhada no nosso vídeo sobre maestria aqui nesse link aqui.
Cuidado com as armadilhas da sociedade de consumo.
A todo momento nós recebemos promessas de riqueza rápida ou de resultados imediatos. Existe um forte apelo para seguirmos uma filosofia do desfrutar agora e assumir dívidas para pagar depois.
Então, o que acontece neste tipo de comunicação? De uma forma muito sutil, é vendida a ideia de que é tudo fácil. Que não existe a necessidade de fazer trabalhos repetitivos. As partes chatas, sem glamour não são mostradas. Só que essas tarefas rotineiras são necessárias para construirmos bons hábitos.
Entenda que não existe crescimento sem platô.
O que você vai precisar é de um sistema garantido que permita que você ame esse momento de platô, que você sinta prazer na prática constante. O que você quer é que o hábito faça realmente parte da sua vida.
As iniciativas motivadas apenas pelo impulso da audácia dificilmente terão continuidade. É por isso que muita gente começa um monte de coisa mas não termina nada.
Elas apenas tiveram a animação do começo, do entusiasmo de principiante, mas não souberam criar hábitos duradouros para incorporar a consistência necessária.
Depois de passar o tempo necessário no platô, nós teremos um novo momento de crescimento e de resultados colhidos. E daí vamos encontrar uma série de novas dificuldades que precisaremos enfrentar durante o próximo platô.
Eu vou te dar duas dicas para que você possa manter a consistência necessária para alcançar os seus objetivos.
Primeira dica: ter um constante monitoramento a respeito do nível de dificuldade do seu plano
Você não quer fazer algo que seja muito simples e que te deixa entediado, e também não quer fazer algo tão difícil que vai te fazer se sentir incapaz e frustrado
Quando você estiver realizando a sua atividade, pergunte a si mesmo: eu consegui alcançar meu objetivo? Caso tenha fracassado, na sua próxima prática, faça algo mais simples. Caso você tenha acertado e realizado corretamente a sua prática, na próxima sessão, experimente algo um pouco mais difícil.
O ideal é que a cada sessão de prática você sinta uma certa dificuldade, o que indica que você está precisando se esforçar e continuar crescendo, melhorando.
Por exemplo, se você está tentando aprender mandarim e consegue escrever perfeitamente todos os ideogramas que está praticando, isso significa que você está perdendo seu tempo, porque você está apenas repetindo os ideogramas que já conhece bem.
Está na hora de aprender palavras e ideogramas novos. Porém, se você se esforçar e não conseguir fazer os novos traços corretamente, significa que você está num nível de dificuldade alto demais – é preciso dar alguns passos pra trás.
Segunda dica: entrar em contato com pessoas que passaram pelo mesmo caminho que você está percorrendo.
Muitas das dificuldades técnicas e também emocionais que você enfrentará já foram superadas por outras pessoas que possuem esse conhecimento.
Elas poderão te contar como é que elas fizeram para lidar com essas dificuldades. Apenas o fato de você saber que não está sozinho já é muito confortante.
Esse é um dos motivos que me dá muita alegria em gravar vídeos no YouTube. Perceba que no canal da Arata Academy nós temos vídeos dos mais variados temas sobre desenvolvimento pessoal e profissional.
Alguns dos nossos vídeos são extremamente básicos, outros, são mais avançados. Quando você encontra um vídeo extremamente simples, porém, com pessoas apoiando as suas questões, você percebe que não era apenas você que tinha aquela dificuldade básica.
Isso ajuda você a evitar o diálogo interno da crítica demasiada e da vergonha. Todo mundo começa no nível básico – e não existe nenhum motivo pra ter vergonha disso.
Apesar dessa vantagem da internet, é preciso ter cuidado: não se compare com as pessoas que já estão em um nível muito avançado, porque você não sabe quanto tempo de esforço elas já aplicaram para chegar onde estão.
Aproveite as vantagens do entusiasmo e da audácia para criar grandes objetivos. E entenda que você não pode depender somente desse entusiasmo para realizar seus planos. Será necessário desenvolver também a persistência e a perseverança para uma prática consistente. Para isso, visite agora.
Ao desenvolver seus planos e sessões de prática deliberada para refinar e melhorar suas habilidades, fique atento para ter o nível de dificuldade ideal para que você se esforce em melhorar e conseguir resultados.
Sempre que possível, desenvolva relacionamentos com pessoas mais experientes, que poderão poupar muito tempo compartilhando dicas e também te dando um certo conforto emocional para que você não desista.
Você pode contar comigo e com toda a equipe da Arata Academy.
Hoje eu quero te fazer um convite diferente. Eu quero que você visite a nossa página de contato e escreva pra nós. Conte um pouco pra gente quais são suas dificuldades, quais são os sonhos que você está tentando realizar.
Por favor, não utilize os comentários do YouTube para isso. Esse é o link para o nosso canal oficial de interações.