Oi! Seiiti Arata. Sabe qual é a pior parte de viver uma vida constantemente estabelecendo metas e objetivos? Pense um pouco. Antes de prosseguir no texto, vá lá em baixo e deixe um comentário respondendo essa pergunta: qual é, pra você, o problema em criar objetivos?
Feito? Então podemos continuar.
Ao definir objetivos de forma errada, existe um risco de grande infelicidade, insatisfação, ansiedade, e dificuldade de viver o momento presente.
Se a única coisa que vale a pena é alcançar o objetivo, então cada dia que se passa sem concretizar essa meta é um dia de frustração. Um atraso, um estorvo, um inconveniente, um sofrimento. Porque o que importa é o glorioso momento em que o objetivo será finalmente alcançado.
Esse é o clássico problema de deixar de curtir a viagem por estar demasiadamente vidrado no destino final.
É passar o tempo todo em um lugar onde não quero estar, já que o objetivo é algo distante. Quero estar em um outro lugar, com outras pessoas, fazendo outra coisa… ou seja, quero viver uma vida diferente.
E daí quando eu alcanço o objetivo, vem um novo objetivo. Eu saio do colégio pra entrar na faculdade. Na faculdade, o objetivo é conseguir o estágio. No estágio, o objetivo é ser efetivado. Depois o objetivo é ser promovido. Depois o objetivo é se aposentar. Que vidinha miserável, ficar eternamente correndo atrás daquilo que não tem e resmungando no caminho.
Por isso é importante ressignificar. Em vez de olhar pros objetivos como o único lugar que vale a pena perseguir, eu vou curtir a jornada. E pra isso, usarei um sistema estruturado pra ter continuidade.
Um bom sistema me traz variedade, me traz um significado, um propósito, me traz desafios, me permite ter gratidão e apreciar o que tenho hoje, me traz conexão, me faz sentir parte de algo maior.
Por exemplo: Eu quero ficar fluente em um idioma estrangeiro. Eu vou passar meses, e provavelmente anos da minha vida vivendo a situação de ainda não estar fluente. E cada aula, cada exercício pode acabar sendo uma experiência de frustração por ainda não ter a fluência desejada.
Em vez perseguir esse distante objetivo de ser fluente eu posso levar a vida dentro de um sistema em que eu passarei os 365 dias deste ano aprendendo algo todo dia. Mesmo que seja só alguma coisinha, por mais simples que seja. Se eu percebo que já são onze da noite e cinquenta minutos e ainda não fiz absolutamente nada a respeito do meu aprendizado do idioma, eu posso rapidamente abrir o dicionário e estudar uma única palavra.
Vamos ser realistas: pra minha fluência do idioma, saber uma palavrinha a mais ou a menos tem pouca diferença. Entretanto, esse ato tem um grande valor dentro do meu sistema. Somente o fato de estudar aquela palavrinha me fez manter o movimento, fez resgatar a minha intenção e com certeza o embalo vai me fazer estudar uma palavrinha a mais. Se eu fiz uma única flexão de braço, é bem provável que eu faça duas.
E isso acontece porque a nossa psicologia é conduzida pela força de consistência: quando eu passo o dia todo sem fazer nada, é provável que no dia seguinte eu também não faça nada. Se hoje eu fiz alguma coisa, é mais provável que no dia seguinte eu mantenha. Quando alguém está de dieta e enfia o pé na jaca um único dia, toda aquela disciplina do regime tem a tendência de ir pro espaço. Quem parou de fumar e dá uma tragadinha também sente que está autorizado a acender o próximo cigarrinho.
A consistência tem grande poder que nós vamos usá-lo ao desenvolver os sistemas que nos ajudem a viver melhor, com plenitude.
Pra isso, vamos deixar o ideal distante de objetivos um pouco de lado e encontrar como podemos ressignificar nossa jornada de uma maneira que nos traga diariamente um senso de realização.
O bom sistema é aquele que nos permite realizar pequenas ações que dão a possibilidade de manter o embalo pra continuar fazendo mais ações que, de forma acumulada, nos aproximam da meta, do sonho… e que ao mesmo tempo nos lembram de que estamos vivendo a vida que desejamos ao pertencer ao sistema criado.
Eu vou deixar aqui um link para você verificar formas inteligentes de desenvolver os seus sistemas e estratégias que te permitem ter consistência e ser uma pessoa produtiva. Clique aqui.
Teremos a sensação de sucesso a cada dia que estamos coerentes com o nosso sistema. É assim que trazemos o senso de gratidão interno e podemos finalmente aproveitar a jornada.