Oi! Seiiti Arata. O ambiente de trabalho é uma grande fonte de stress diário, especialmente por ser onde passamos a maior parte do nosso tempo. E, muitas vezes, é também no trabalho que encontramos pessoas hostis e prazos que deixam todo mundo com pavio curto.
Na postagem anterior, trouxemos três rotinas pra redesenharmos o nosso estilo de vida para reduzirmos o nosso estresse. Hoje vou ser mais específico e falar sobre o stress no ambiente de trabalho.
1. Reformular o estresse
O stress é inevitável; ele faz parte da vida. Em vez de tentar escapar do stress, vamos enfrentá-lo por uma perspectiva diferente. Essa é a ideia da reformulação. Como assim?
Vamos entender que o estresse não é uma força prejudicial que vem de fora. É a pressão que colocamos sobre nós mesmos.
Vou dar um exemplo: prazos. Todos nós temos sentimos muito stress quando começamos a pensar que temos de fazer alguma coisa até o fim do dia. É o prazo. Se não entregar no prazo, o mundo vai acabar. Nós seremos demitidos. Pior funcionário da semana.
Alguns prazos são realmente fatais e extremamente importantes, como o tempo pra apresentar um recurso na justiça ou o prazo que um cirurgião tem para entrar na sala de operações para cuidar de um paciente em estado grave.
Mas na maioria dos casos não é assim. Aliás, principalmente se você é um funcionário ultra responsável, é bem provável que você seja uma das poucas pessoas que leva os prazos a sério.
Você se esgoela todo pra conseguir entregar na data combinada mas os seus colegas de equipe nem olham o seu trabalho pois todos eles estão atrasados. Já viu isso? É sobre este tipo de situação injusta que nós estamos conversando.
Aqui, o verdadeiro problema é a falta de uma boa comunicação para explicar o que estamos fazendo, os esforços que fizemos e os próximos passos que vamos tomar. Uma boa comunicação pode esclarecer as expectativas e levar a bom trabalho em equipe.
Outra situação é quando algum colega diz que precisa que você faça tal atividade pra ontem. Sim, sim, é uma força de expressão pra dizer que o trabalho precisa ser feito o mais rápido possível. Só que essa linguagem de pedir “pra ontem” muitas vezes induz um stress desnecessário.
Nesse caso, outra maneira de reformular, é simplesmente lembrar de que você é bom em seu trabalho. Você vai começar a tarefa o mais rapidamente possível. Quer dizer: você não está procrastinando; você está fazendo o seu melhor, e esta é uma atitude muito profissional. Por isso você está de consciência limpa, e se alguém está esperando mágica, bom, eles é que estão sendo irrealistas. Mais uma vez, o que precisamos aqui é melhor comunicação para manter todas as expectativas alinhadas.
É claro que se você reconhece que está só procrastinando, enrolando e enrolando, talvez seja interessante você aumentar a sua produtividade no trabalho. Se esse for o seu caso, vou deixar aqui um convite pra você conhecer o nosso curso Produtividade Ninja.
2. Ser organizado
Se você já assistiu uma vídeo-aula nossa sobre gerenciamento de tempo, vai se lembrar que existem algumas pessoas que são metódicas e organizadas (caso não tenha visto, é só clicar aqui).
Esse tipo de pessoa sempre precisa ter a agenda organizada, com a listagem bonitinha dos afazeres e pendências, tudo bem classificado e na ordem hierárquica. É assim que elas conseguem manter a calma.
Olha, mesmo se você for do tipo de pessoa mais… podemos dizer “livre” e espontânea, fica a dica para buscar equilibrar esse seu lado com um pouco mais de organização. Esse foco vai também ajudar a reduzir o estresse, principalmente se você se está começando a entrar em pânico com tudo o que você tem pra fazer: pare por um momento e organize algumas listas de prioridades. Dessa forma você vai visualizar suas tarefas. Entenda o motivo daquele item ser prioritário, ou analise o que pode ser feito mais tarde. Isso vai te dar uma sensação de segurança e tranquilidade.
3. Criar o ambiente ideal para seu trabalho
E como é que está o seu espaço de trabalho? É um lugar gostoso e que te deixa feliz ou é um ambiente que dá agonia só de olhar pr’aquele monte de papel empilhado? É bem óbvio o que podemos fazer pra reduzir o stress no espaço de trabalho. Certo?
Vamos priorizar o que deve estar no seu espaço (e o que tem que ser removido). Assim manteremos o espaço limpo e bem conservado, especialmente sua mesa. Quantos itens pessoais decorativos e outros tantos você quer ter por perto? Você é a única pessoa que pode decidir o que é o equilíbrio ideal.
4. Gerenciar seu ambiente digital
O mesmo se aplica para a bagunça tecnológica (todas as notificações e aplicações multitarefa).
Vamos pensar sobre o nosso ambiente digital por um momento e escolher conscientemente o que pode ajudar a ter um dia melhor. E o que está só atrapalhando e consumindo a nossa energia e atenção.
Sim, tem vários aplicativos muito divertidos e relaxantes e tem também outros que nos deixam frenéticos e com a sensação de que não fizemos muita coisa ao final do dia. Dedique então um tempinho pra se organizar e colha os frutos.
5. Encontre a harmonia com as pessoas ao seu redor
Se você trabalha melhor no silêncio, então pense se não vale a pena chegar mais cedo ao escritório pra adiantar o principal do seu trabalho naquele momento mais calmo, antes de outros colegas chegarem.
Por outro lado, existem pessoas que gostam de se sentir parte do grupo. São pessoas que produzem melhor quando toda a equipe está junta. Por isso, escolha o que é melhor para você.
Essa dica de prestar atenção nas pessoas ao redor também vale para o planejamento de suas horas de descanso. Se você é do tipo que gosta de mais tranquilidade, então, por exemplo, trabalhe um pouco mais quando todo mundo sai pro almoço e daí você sai quando o pessoal estiver chegando. Em outras palavras, busque, dentro dos limites oferecidos pelo seu escritório, um ponto ideal que funciona para você.
Aproveite para reler o nosso post Viver o Momento Presente. Ele vai ajudar muito!
Então é isso. O estresse é uma parte normal da vida de trabalho, e as dicas que discutimos devem te ajudar a gerenciar esse stress um pouco melhor, para manter a calma no trabalho e voltar para casa com a cabeça tranquila.
Para ter uma vida com menor estresse no trabalho, é necessário termos organização e produtividade em ordem. Visite agora https://arata.se/gerenciamentotempo para uma aula especial que ajuda você a ter o planejamento tanto das suas horas de trabalho e das horas de descanso.