Uma coisa que eu reparo quando entro em um site através de uma pesquisa Google é que muitas vezes a página principal (Home page) é muito bem estruturada. Tem box para dar o joinha no Facebook. Tem uma sidebar bem organizada.
Mas a página do artigo ou post é meio fora de contexto. É necessário voltar para a Home para poder entender melhor qual é a do site.
Nem sempre um site tem o luxo de contar com essa navegação do visitante. Se não convenceu na primeira olhada, pode ser que não tenha mais a possibilidade de se comunicar.
Aqui, a chamada para ação mais importante é o cadastro na Lista Arata Academy. Tanto é que coloco tanto o link aqui neste parágrafo (duas vezes) mas além disso deixo a sidebar da direita sempre visível. Pois da forma que estruturo minha comunicação, o mais importante vai através da lista de emails, e o blog é apenas a vitrine inicial.
Por exemplo, é pela Lista que eu converso com as pessoas. Mando vídeos. Apresento para meus contatos do LinkedIn.
Tem mais coisa que pretendo fazer pela Lista. Muita idéia boa.
Mas hoje por exemplo passei todo o tempo que tinha resolvendo burocracias. Mas o fato de ter a Lista me permite mandar as coisas interessantes assim que eu me organizar e conseguir o tempo necessário para escrever.
E isso não seria possível se eu não utilizasse esse design orientado para resultado.
Qual é a ação que você quer que seu visitante acabe tomando? Todas as suas páginas favorecem uma arquitetura que vai levar a esse resultado naturalmente?