Continuação do resumo do livro Maestria: as Chaves do Sucesso e da Realização Pessoal, de George Leonard (link afiliado).
Chave 3 – Entrega
Para Leonard, a entrega é a habilidade do mestre que medirá a sua coragem.
Com a “entrega” ele faz referência à nossa entrega à disciplina e exigências de nosso professor.
Nos primeiros estágios do aprendizado, é inevitável nos sentir desajeitados ou tolos. As primeiras aulas de um idioma estrangeiro, podem ser um bom exemplo para entender o conceito.
No exemplo de um curso de idioma, aquele que se entrega sem vergonha de parecer bobo é aquele que ganhará maior desenvoltura. Aquele que se protege atrás de um escudo é aquele que terá maior dificuldade em atingir a maestria.
Mais do que simplesmente estar aberto à prática, esta terceira chave da maestria representada pela entrega é a confiança no mestre. Se o instrutor pedir para fazermos um exercício aparentemente sem nexo, é melhor confiarmos nele e tentar. Quem não se recorda do filme Karate Kid, clássico dos anos 80, em que o professor Miyagi (Pat Morita) insiste em que seu aluno fique horas polindo o chão, carros, pintando cercas e fazendo outras atividades sem sentido?
Nossa sociedade atual está vivendo um paradigma oposto ao das lendas dos espadachis orientais em que o aluno insistia durante anos até ser aceito para o treinamento, que era duro e demorava muito mais até atingir o ponto de maestria. Ao contrário, a mídia hoje nos faz crer que soluções instantâneas estão disponíveis a um piscar de olhos. Vivemos a cultura do quick-fix, das fórmulas de emagrecimento em 7 dias.
Um último conceito é importante: para o verdadeiro mestre, o entrega significa que não há experts, apenas aprendizes. Leonard ilustra perfeitamente esse conceito com a história de dois alunos seus de aikido, Tony e Russell.
Ambos eram faixas pretas de karate. Porém Tony nunca usava seus conhecimentos da arte do karate nas aulas de aikido. Ele sempre estava aberto para aprender, sem preconceitos (no sentido literal: pré conceito). E com muita humildade conseguiu trilhar o caminho da maestria também nas aulas de aikido. Russell, ao contrário, apresentou dificuldades iniciais no aprendizado por não estar aberto, e continuar preso aos modelos de karate, desejando aplicá-los no aikido, o que não era adequado.
—
Este post faz parte de uma série de seis textos resumindo o livro Maestria: as Chaves do Sucesso e da Realização Pessoal, de George Leonard (link afiliado).
01 – Mastery (Maestria) de George Leonard – introdução ao livro
02 – As cinco chaves essenciais do mestre
03 – A importância da prática para a Maestria
04 – A entrega como chave para a Maestria
05 – Visualizar o destino como forma de alcançar a Maestria
06 – Viver no limite como forma de alcançar a Maestria