“Tenho medo que alguém roube minhas idéias!”

Tem um grande amigo meu, que muitos anos atrás, quando houve o boom da Internet, dizia que tinha uma idéia que o tornaria milionário. Até veio me pedir dicas de como fazer contratos de confidencialidade e de investimento. Para poder ajudar, perguntei do que se tratava… e ele disse que infelizmente não poderia me contar. E assim ele fez, não apenas comigo mas também com todos os amigos próximos que ele confiava.

Apesar de confiar em nós, ele tinha medo de que sem querer a gente deixasse escapar (sem maldade) algum detalhe da operação que poderia anular a chance dele conseguir os tais milhões.

Agora, a ironia da coisa é que ele precisava de pessoas ao redor com talento para fazer a tal idéia decolar. Alguém precisava, afinal, registrar domínio, escrever contratos, fazer design, criar logotipo e etc.

Toda a operação foi três, talvez cinco vezes mais lenta do que poderia ter sido, caso ele confiasse um pouco mais nas pessoas ao redor, visto que muito do trabalho foi feito por ele mesmo, por causa do medo de envolver muita gente.

No final das contas, a idéia não era tão boa assim, mas ele não tinha como saber sobre as limitações de seu modelo de negócio pois ele não discutiu com ninguém.

O medo de alguém roubar a idéia acabou sendo um elemento que impediu seu sucesso. Falamos sobre esse medo e outros que impedem nosso sucesso no livro A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer.

O pessoal da 37signals publicou o livro Rework e dizem como esse tipo de pensamento é errado. Para quem não pode ler o livro inteiro, pelo menos fica a dica do Manifesto (em inglês):

Rework: a 37Signals Manifesto

http://changethis.com/manifesto/download/68.01.37Signals

Todos nós, dizem eles, temos um amigo que disse que tinha tido a idéia para o eBay, Facebook ou qualquer outra empreitada de sucesso. Essa é uma atitude ilusória, pois ter a idéia do eBay ou Facebook não tem nada a ver com a sua verdadeira criação.

O que importa é o que FAZEMOS, não o que pensamos ou planejamos.

Quem acha que tem idéias milionárias deve levantar o traseiro da cadeira e tentar vender a tal idéia, já que ela vale tanto. E assim descobrirá que a idéia em si não vale nada. Até o momento em que a gente comece a fazer algo, a idéia é apenas uma idéia, e todos nós temos idéias.

O que realmente faz a diferença é como as executamos.