Recebi a seguinte pergunta pela página de Contato:
Tenho 19 anos, a partir do ano que vem vou fazer Ciências Contábeis, trabalho como Auxiliar Administrativo e recebo cerca de 680 reais (salário bruto), tenho outros benefícios também. E tenho uma preocupação: Onde investir? Como investir? As vezes me falta grana, gasto com besteira (saindo pra cima e pra baixo com a mulher). Chegou a hora de eu adquirir de uma vez por toda a disciplina financeira.
Enfim, qual procedimento que devo fazer para investir esse dinheiro?!
Forte Abraço!
Gabriel
Fala Gabriel, beleza? Obrigado novamente por ter escrito. Vou repetir um pouco o que escrevi no email de resposta, e acrescentar alguns detalhes baseados no seu segundo email.
Vou dividir este post em três partes: como gastar menos, como receber mais e onde investir.
1. Gastando menos
Obviamente, você é a pessoa mais adequada para identificar o que é que está consumindo a grana e o que fazer para cortar. Quando mencionou brevemente que vai para cima e para baixo com a mulher, eu fiquei pensando: será que não existem alternativas para continuar se divertindo e gastar menos?
Deixa eu inventar uns exemplos meio nada a ver, mas só pra ilustrar: vocês dois estão em casa, chega o fim de semana e rola aquele “vamo sair?” Pronto: é o dinheiro da gasolina, uma gorjetinha para o flanelinha, cervejinha, petisco, uma baladinha. Nisso, já foi FÁCIL uns cinquenta mangos. Certo?
E se, ao invés disso, vc convidasse mais um casal, e fizessem um programa mais caseiro? Tipo cozinhar?
Uma coisa que eu fiz certa vez aqui em casa foi um Iron Chef (paródia com a competição esportiva Iron Man, e inclusive tem um reality show com esse nome, se vc procurar no Google).

Pra dar um clima legal, até fiz um convite (foto acima) e mandei pros amigos. A idéia era simples: dividimos os convidados em dois grupos, e cada grupo deveria preparar uma entrada, um prato principal e um doce. E daí a gente decidiria quem foi o time que mandou melhor.
Na real, foi tão divertido que a gente nem se preocupou (ou lembrou) em fazer o julgamento final de vencedores. Sempre faltava algum ingrediente, ou alguma coisa caía no chão, ficava uma competição pra usar o forno… foi bem legal!

O que quero dizer com essa historinha boba é que a gente não precisa de sair torrando dinheiro pra se divertir. Todo mundo sabe que ingrediente comprado em supermercado é geralmente um terço (ou menos) do que a mesma comida comprada num restaurante ou barzinho. Pra quem mora com os pais e pode assaltar a geladeira, o custo pode ser praticamente zero.
Você também mencionou, num outro email, que gasta cerca de 20 reais por mês com loteria. Isso é algo que varia de pessoa para pessoa, mas eu não faria isso, pois dentro de um orçamento de 680 reais, 20 acaba sendo demais para algo que tem chance praticamente nula de acontecer.
Tem muitos outros gastos que vc deve estar fazendo que podem ser contidos, não? Pense a respeito deles para fechar a torneira.
2. Ganhando mais
Pra ganhar mais, não precisa ir pedir aumento. Nem sempre é esse o melhor caminho.
Que atividades paralelas vc pode fazer que ajudam?
Você comentou de benefícios. Será que rola por exemplo de pedir para que paguem algum curso? Pode ser um curso de longa duração (idioma estrangeiro ou mesmo um curso profissionalizante) ou um seminário de dois dias.
Geralmente, o empregador não quer sair aumentando o salário sem motivo, pois isso não ajuda em nada na produtividade. Depois de passar a euforia, o funcionário retoma ao grau inicial de motivação. Mas muitos chefes pagam com prazer um curso que tenha a ver, principalmente se gostam de vc e querem te ver crescendo. Pra mostrar sua seriedade, até proponha contribuir digamos com 20% do preço do curso.
O curso/habilidade não vai aumentar seu salário agora diretamente, mas terá impacto em futuros trabalhos e futuros pagamentos. Sem contar o fato de vc se conectar com novos profissionais nesses ambientes, que podem abrir mais portas.
3. Investimento
Uma coisa que eu achei ótimo no seu email foi o fato de que os 680 reais são SEUS, ou seja: não precisa pagar aluguel, energia, água, comida, pois isso tudo é bancado pelos pais. Isso te permite jogar seriamente com a grana na hora de investir.
Diferente de alguém que só poderia comprometer 5 a 15% do dinheiro… eu arriscaria dizer que vc pode até investir digamos 50% do seu salário, o que acha? Será que consegue se comprometer a mensalmente poupar e investir 340 reais?
Idealmente, além de colocar os 50% em investimento, dedicaria 20% para educação própria (cursos e livros de qualidade).
Na hora de investir, vc notará que os bancos geralmente colocam um limite mínimo. Por exemplo, investimentos em DI apenas acima de mil reais. Se for essa a opção desejada, é melhor deixar o dinheiro acumulando até poder fazer a aplicação mínima.
Caso queira seguir um perfil mais arrojado (não recomendo no começo), existem fundos multimercado que podem render uma média de 6% ou mais por mês em bons tempos econômicos. Mas acho que nessa primeira fase o que vai valer mais é a sua educação financeira em ter a responsabilidade de pagar a si primeiro e manter consistência na economia.
Em outras palavras: recebeu, a primeira coisa a fazer é guardar em um lugar onde vc não gasta. Mesmo que renda 0,5% a 1% ao mês, os juros de rendimento são a parte que menos importa, mas sim a prática de guardar.
Caso você tenha tempo e interesse, ao invés de deixar o valor rendendo só um pouco, pode iniciar algum negócio próprio, mas essa é a parte de negócios que merece um segundo post.
Me diz aqui nos comentários ou por email o que vc acha, ok?
Abraço!
p.s. para outros leitores que queiram mandar perguntas: é só me escrever aqui.