No episódio Lisa’s Rival, Homer Simpson está dirigindo e encontra um caminhão tombado na estrada, derramando montanhas de açúcar pelo acostamento.
Isso dá a brilhante idéia de Homer saquear a carga e vender açúcar de porta em porta pela cidade de Springfield. Marge, preocupada, diz que teme pelo emprego de Homer, pois ele passou a faltar no serviço da usina nuclear.
Triunfante, Homer diz que não há motivo de preocupação, pois ele já ganhou seu primeiro dólar (uma nota amassada que achou no chão no ponto de ônibus). Marge diz que para ganhar esse dólar, ele deixou de ganhar os quarenta dólares que seu emprego proporciona.
Esse exemplo cômico é em essência o mesmo usado pelos mega investidores Warren Buffett e Charlie Munger em suas decisões de investimentos. Warren Buffett é particularmente conhecido por apenas investir em sólidas indústrias que conhece bem.
Pensar através da lente do custo de oportunidade nos ajuda a decidir por exemplo a respeito de comprar um carro novo. Será que aquele valor pago à vista em um carro zero km é o valor que realmente estamos investindo? Ou será que não podemos pensar neste mesmo valor, investido a 1% ao mês ao longo de dez anos, triplicando seu valor?
O que infelizmente muitos dos que estão aprisionados na Matrix da Classe Média fazem é exatamente o INVERSO: pagam por um carro zero km em múltiplas prestações, de modo que o valor final pago pelo carro é muitas vezes maior.
Em A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer, oferecemos estratégias para modificação de hábitos negativos de investimento, utilizando o conceito de custo de oportunidade para ampliar nossa riqueza.