Oi! Seiiti Arata. Você tem aí no seu bolso um computador muito mais potente do que o computador que levou o homem até a lua. Esse computador é capaz de mudar completamente a sua vida e ajudar você a cumprir os seus maiores objetivos praticamente no piloto automático. Ou pode fazer com que você passe o dia dando like na vida dos outros.
Qual opção você escolhe?
Claro que racionalmente você vai responder que prefere a primeira opção. Mas dê uma olhada aí no seu celular. Ele deve ter uma opção que mostra quanto tempo por dia você usa o celular e quais aplicativos você usa por mais tempo.
É bem possível que você gaste uma, duas, três horas ou mais olhando para a tela do celular todo dia. E provavelmente boa parte desse tempo é gasto em aplicativos de mensagens, jogos e de redes sociais.
Agora, eu não estou aqui para te dizer que você deve usar menos o celular. Pelo contrário. Eu sugiro que você use MAIS o seu celular. Sugiro que você use esse supercomputador que você tem aí no seu bolso para planejar a sua vida, ser mais produtivo com suas tarefas e realizar os seus maiores objetivos.
Você pode começar a fazer isso agora mesmo. Eu vou te mostrar quatro passos que você precisa dar para mostrar ao celular que é você quem está no comando. Antes de terminar essa nossa conversa, você vai ter reconfigurado o seu celular para virar o jogo e tornar o smartphone o seu aliado mais poderoso.
Passo 1: tenha clareza sobre como você usa o seu celular atualmente. Veja quanto tempo usa por dia e quais aplicativos sugam o seu tempo.
O primeiro passo para transformar o seu celular de um inimigo em um aliado é ter muita clareza sobre como você está usando o celular atualmente. O melhor jeito de fazer isso é dar uma olhada nas estatísticas de uso do seu aparelho. Quase todos eles hoje em dia tem essa função que mostra quantas horas por dia você olha o celular e em quais aplicativos você passa mais tempo.
Essa segunda informação de quais aplicativos mais consomem o seu tempo é a informação mais importante. Vou dar um exemplo: você acha positivo que um jovem de quinze anos passe três horas por dia olhando para o celular?
A resposta é: depende. Depende de quais aplicativos ele está usando. Se ele passou todo esse tempo cuidando da vida dos outros nas redes sociais e fofocando em aplicativos de mensagens, isso não é muito positivo. Mas se ele passou três horas do dia vendo vídeos educativos, lendo ebooks ou aprendendo idiomas, então está ótimo.
Nós costumamos julgar quando vemos uma pessoa de cabeça baixa olhando para o celular ignorando todos ao redor, mas nunca sabemos se aquela pessoa está desperdiçando tempo ou investindo no futuro.
Por isso é importante ter clareza do uso que você está fazendo do celular. O aparelho está servindo aos seus objetivos pessoais? Em quais aplicativos você está passando mais tempo atualmente? Esses aplicativos contribuem com o seu plano de vida ou roubam o tempo que você poderia usar para conquistar seus objetivos?
Quando você tiver essa clareza, pode ir para o segundo passo.
Passo 2: limite os aplicativos que desviam você da vida que você quer ter. Use a tecnologia… para a tecnologia não usar você.
O segundo passo para transformar o celular no maior aliado da sua produtividade é limitar o uso desses aplicativos que sugam demais o seu tempo. Para isso, você precisa tomar duas atitudes.
A primeira atitude é desligar praticamente todas as notificações do seu celular. Você não quer ser interrompido toda vez que alguém te segue em uma rede social, toda vez que uma notificação aparece.
O ideal é deixar ligadas somente as notificações que são relevantes, como por exemplo alguns parentes, amigos ou colegas de trabalho que precisam se comunicar diretamente para você.
Todas as outras notificações devem ser desligadas. Só essa primeira atitude é capaz de liberar muito tempo do seu dia, além de aumentar o seu foco. Mas não vamos parar por aqui…
A segunda atitude é restringir o tempo de uso dos aplicativos que afastam você dos seus objetivos. A maioria dos aparelhos hoje já tem essa função. Mas, se o seu não tiver essa função de fábrica, com certeza existe um aplicativo para restringir o tempo de uso. Basta pesquisar na internet.
Decida quanto tempo por dia você se permite usar esses aplicativos sugadores de tempo. Redes sociais, jogos, sites de notícias… tudo isso pode ser limitado de acordo como você quer usar o seu tempo.
Passo 3: instale aplicativos que vão transformar o seu planejamento de vida em realidade. Comece a usar mais o seu celular.
Agora que você já escolheu quais aplicativos você vai limitar, chegou a hora de instalar aplicativos que você vai usar MAIS. Esses são os aplicativos de produtividade, que vão ajudar você a transformar o seu planejamento em realidade.
Para isso, claro, antes você deve ter um plano de vida estruturado. Coloque no papel quais são as suas metas, os objetivos que você quer realizar, os hábitos que quer construir. E depois você pode escolher aplicativos que te ajudem a conquistar esses objetivos. Você pode aprender a fazer isso de forma estruturada no nosso treinamento Planejando Sua Vida.
Qualquer que seja o seu objetivo, existem alguns tipos de aplicativos que servem para praticamente todo tipo de planejamento de vida: um gerenciador de tarefas, um calendário, um rastreador de hábitos e um aplicativo para anotações.
Existem dezenas de opções para cada um desses aplicativos e você precisa escolher aquele que se adaptar melhor para as suas necessidades e que você consiga transformar o uso em um hábito diário.
Por isso, quando você for escolher os seus aplicativos de produtividade, lembre que a lógica é você ter um rápido acesso a todas as tarefas que você tem a fazer para se tornar a pessoa que você quer ser. É transformar o seu plano de vida não em um documento escrito abstrato que fica guardado no fundo da gaveta, mas sim em uma série de ações práticas que você pode tomar para transformar os seus objetivos em realidade.
Passo 4: use a inteligência artificial do seu celular para automatizar a conquista dos seus maiores objetivos.
Imagine você acordar todo dia e saber exatamente o que tem que fazer naquele dia para se aproximar um pouco mais da pessoa que você quer ser. Imagine chegar em um lugar e o seu celular te informar as tarefas que você tem para fazer naquele lugar. Imagine ter um treinador pessoal sempre com você te ajudando a formar os hábitos que você quer construir.
Tudo isso e muito mais está disponível para você no seu celular. Para cada problema que você tem na vida, provavelmente existe um aplicativo que usa inteligência artificial, geolocalização e outras tecnologias para te ajudar a resolver o problema.
Você pode economizar muito tempo se aprender a usar aplicativos de gerenciamento de mensagens, de proteção de senhas, de organização de documentos na nuvem. Pode aprender novas habilidades muito mais rapidamente com aplicativos de mapas mentais, repetição espaçada e prática deliberada. Pode melhorar incrivelmente a sua saúde com aplicativos de meditação guiada, de exercícios personalizados, de alimentação e de monitoramento do sono. Pode economizar muito tempo com assistentes de voz, audiobooks, transcrição de fala.
Veja como existem coisas incríveis que você pode fazer com o seu celular e que não se limitam a fofocar sobre a vida dos outros nas redes sociais, repassar fake news em grupos de família ou jogar games viciantes.
O problema é o excesso e o uso de baixa qualidade. As conversas pelo celular precisam melhorar os relacionamentos humanos. O entretenimento deve ser um lazer que traz equilíbrio saudável. Porém, se você passa três horas do seu dia só em atividades de baixo valor, é provável que esteja desperdiçando a tecnologia do seu celular, desperdiçando o tempo do seu dia e até desperdiçando a sua própria vida.
O celular que você tem no bolso é mais potente do que o computador que levou o homem até a lua. E você pode realizar feitos grandiosos se parar de usar o celular como uma simples ferramenta de distração. Use o celular como um aliado para transformar o seu plano de vida em realidade.
Para isso, siga os quatro passos que aprendeu aqui. Faça um diagnóstico de como você usa o celular atualmente. Depois limite os aplicativos que sugam o seu tempo e instale os aplicativos que vão te ajudar a organizar o seu plano de vida. Por último, aprenda a explorar a tecnologia de aplicativos que vão impulsionar a conquista dos seus objetivos específicos.
Por trás de tudo isso você precisa ter um plano de vida bem estruturado. No curso Planejando Sua Vida, você descobre como montar um planejamento assim, que vai desde os seus mais altos valores pessoais até o próximo passo prático que você precisa dar para se tornar a pessoa que você quer ser. Você pode ver uma aula especial do curso Planejando Sua Vida agora mesmo acessando https://arata.se/planejandosuavida