Oi! Seiiti Arata. Muita gente chega até a Arata Academy fazendo buscas sobre como gerenciar melhor o tempo, aumentar o foco e concentração, como conquistar objetivos e outros assuntos relacionados à produtividade. Mas sabe qual busca quase nunca é feita? É a busca sobre como descansar.
Descansar de forma estratégica é tão importante para a sua produtividade, para a sua criatividade e até para a sua saúde quanto dominar alguma técnica ou ferramenta que te permita produzir mais e melhor.
Descansar também significa que você sabe a hora de parar, de ficar satisfeito com o trabalho que já produziu, de aproveitar outros aspectos da vida. Essa sempre foi uma questão difícil para quem gosta de trabalhar e ser produtivo, mas tem ficado ainda mais relevante agora que estamos conectados o tempo todo.
Se você se sente pressionado para ficar a todo momento produzindo algo, correndo atrás de algum objetivo, superando seus próprios limites, então é hora de você aprender a parar e descansar de forma estratégica. Você pode aprender a se sentir satisfeito quando chegar a hora certa.
O mundo evoluiu para as pessoas trabalharem menos. Mas estamos todos trabalhando cada vez mais.
Trabalhar menos deveria ser uma das vantagens da tecnologia. Por exemplo, as pessoas tinham que juntar toda a roupa suja e lavar e esfregar na mão com um sabão duro, pendurar e esperar secar. Eu já morei em locais em que tinha que lavar as roupas manualmente e este era um trabalho que ocupava muito do meu tempo.
Hoje basta jogar a roupa na máquina de lavar, acrescentar sabão em pó e apertar um botão. Isso só ocupa um par de minutos e é tudo. Dependendo do modelo, a máquina além de lavar já seca a roupa tão bem que você basicamente já pode dobrar e colocar no armário.
Só com esse exemplo simples, a tecnologia liberou muitas horas todos os meses. Mas existem muitos outros exemplos. Até pouco tempo atrás, eu gastava meu tempo passando aspirador de pó em casa, mas hoje quem faz isso para mim é o robô.
Isso libera meu tempo. Certo? Depende do que eu faço com o tempo que é liberado. Se eu preencher com novas obrigações, eu posso me sentir que estou ficando cada vez mais atarefado.
Os avanços da tecnologia deveriam estar criando tempo livre nas nossas vidas. Mas o que nós fazemos com esse tempo livre? Entupimos cada minutinho ou com trabalho ou com distrações superficiais, como ficar rolando o feed das redes sociais sem ter um objetivo específico em mente.
Não é por acaso que tanta gente reclama de cansaço. Nós simplesmente não tiramos mais tempo para descansar. Tente se lembrar aí da última vez que você parou e ficou simplesmente sem fazer nada. Quando foi a última vez que você decidiu reservar um momento do seu dia apenas para contemplar a vida? Quando é que você descansou de verdade, sem estar com os olhos grudados na tela do celular, do computador ou da televisão?
Se você é do tipo de pessoa que gosta de técnicas de produtividade, definição de objetivos e listas de afazeres, uma boa ideia é jogar o próprio jogo da produtividade para descansar mais. Isso significa assumir o objetivo de descansar e colocar o próprio descanso como uma das suas tarefas a serem cumpridas. Em vez de ser uma perda de tempo, o descanso é algo que melhora sua qualidade de vida e melhora seu trabalho.
Monitore seu tempo de trabalho e evite trabalhar mais do que a sua meta. Esta pausa pode melhorar sua qualidade de vida.
Pense em quantas horas você trabalha por dia. Em algum momento no passado alguém decidiu que as pessoas deviam trabalhar oito horas. Esse foi um número aleatório, baseado na lógica de passar um terço do seu dia dormindo, um terço trabalhando e um terço fazendo as outras atividades.
Só que isso foi criado pensando basicamente em operários de uma fábrica de linha de montagem do século dezoito. Agora, mais de duzentos anos depois, com todo avanço da tecnologia, o que nós fizemos? Aumentamos esse tempo para nove, dez, doze horas… ou cada minuto que conseguimos espremer para colocar mais e mais trabalho distraído.
Imagine por exemplo que você definiu que vai trabalhar oito horas por dia, de segunda a sexta. Ok. Monitore esse tempo e trabalhe de modo focado para cumprir todas as suas tarefas dentro desse período.
E depois? Depois descanse. Descanse de forma profunda. Deixe o celular de lado. Saia com amigos ou familiares, vá fazer um esporte, vá cozinhar, brinque, pratique o seu hobby preferido… qualquer coisa que não seja trabalho ou distração superficial vale.
Se você sentir que está perdendo tempo, ou que outras pessoas vão ter mais competitividade do porque elas trabalham doze horas por dia, ou que você está sendo pouco produtivo… então é sinal de que você está no caminho certo!
O ócio planejado e estratégico deixa você mais produtivo, criativo e saudável.
Antigamente a maioria das pessoas fazia trabalhos braçais. Elas operavam máquinas, cuidavam de plantas e animais, tinham que consertar coisas em casa, tinham que carregar coisas de um lado para outro. Claro que muita gente ainda faz isso, porém com ajuda da tecnologia. Essas pessoas precisam de um bom descanso físico.
Mas a cada dia as pessoas trabalham mais e mais com atividades intelectuais. E o trabalho intelectual precisa de período de ócio planejado e estratégico para dar espaço para as ideias aflorarem.
Essa valorização do descanso é muito importante nos dias de hoje, quando funcionários vivem trancados dentro da empresa e acabam tendo menos idéias e cada vez mais medo do mundo fora da empresa.
Esse comprometimento total era útil quando o trabalho era mais mecânico. Quanto menos o operário vivia, mais ele obedecia à máquina. E também o próprio trabalhador se transformava em uma máquina produtiva.
Só que hoje é justamente o contrário. Se o seu trabalho pode ser feito por uma máquina, ele deve ser feito por uma máquina. Você deve fazer trabalho criativo. Quanto mais tempo alguém passa dentro do escritório espremendo cada minuto para trabalhar mais, menos criativa e produtiva essa pessoa é, menos ideias ela tem.
Se nós temos cada vez mais cansaço mental, precisamos compensar esse cansaço de alguma forma. E essa compensação é justamente o ócio. O ócio não significa ficar sem pensar. Pelo contrário, significa fazer outras atividades para que a sua mente processe informações e combine ideias em segundo plano.
Ou seja, a sua mente continua de alguma forma trabalhando, mas ela está pensando de forma livre, descansada, sem regras obrigatórias e sem ser assediada pelo cronômetro ou pelo chefe.
Quem tem dificuldade para descansar pode estar preso em um ciclo infinito de insatisfação.
Se mesmo com tudo isso você ainda não está convencido de que deve trabalhar menos e descansar mais, cuidado. Você pode estar preso em um ciclo infinito de insatisfação.
O ciclo de insatisfação é algo que já foi percebido por muita gente, desde religiões muito antigas até pensadores famosos como Freud. Você mesmo já deve ter percebido esse ciclo: você deseja alguma coisa, trabalha muito para conseguir aquilo, mas quando finalmente consegue tem apenas uma satisfação temporária. Logo logo você passa a desejar outra coisa, vai trabalhar por ela até conseguir. Mas então o ciclo vai reiniciar novamente.
Esse ciclo prende você em uma rotina eterna de insatisfação. Se você não tomar cuidado, a vida passa e você desperdiça todo seu tempo correndo atrás do próximo desejo, sem nunca parar para descansar e aproveitar o que você já conquistou.
Então, sim, é verdade que se você trabalhar mais e mais e mais, de forma produtiva, aproveitando cada minuto, você consiga alcançar a sua próxima meta. Mas e aí? O que você vai fazer depois? Vai aproveitar mesmo essa conquista? Ou vai partir para o próximo desejo?
Se você promete para você mesmo que vai realmente aproveitar a próxima conquista, por que não parar agora e aproveitar um pouco as conquistas que você já tem? Por que só a próxima importa? Por que não equilibrar o trabalho pela próxima meta com o descanso aproveitando a meta anterior já conquistada?
O descanso é estratégico. Não confunda descanso com preguiça.
Se você está no outro extremo, sem produzir nada, então nem mesmo devemos usar a palavra descanso. O descanso acontece como maneira de equilibrar a vida que é produtiva e onde existe verdadeiro trabalho.
Caso você seja uma das pessoas que está correndo muito, sempre ocupado, porém não sente que está produzindo de verdade, você pode ver o nosso Resumo Arata Academy sobre o livro Trabalho Focado (Deep Work). Basicamente, você deve entender o valor de se dedicar a atividades que fazem a diferença. E trabalhar nelas com foco total.
Por isso, lembre-se de que o descanso é estratégico. Existe risco nos extremos. Por um lado, você não quer ser vítima do ciclo infinito de insatisfação e apenas trabalhar o tempo todo. Por outro lado, apenas descansar o dia inteiro não é descanso. É preguiça, morosidade.
O equilíbrio está em você ser capaz de fazer atividades produtivas das quais se orgulha. E ter também o descanso que é necessário para uma boa vida.
O descanso é tão importante quanto o trabalho. Um não deveria viver sem o outro. Você pode a partir de hoje procurar esse equilíbrio e assim viver uma vida que seja ao mesmo tempo mais produtiva e mais relaxada.
A tecnologia gerou muito tempo livre para nós. Mas em vez de aproveitar esse tempo livre, nós enchemos cada minuto com mais trabalho, mais metas, mais produtividade. E assim não deixamos nenhum tempo para o descanso de qualidade.
Descansar de forma estratégica tem o poder de aumentar a sua qualidade de vida, trazer novas ideias e melhorar a sua performance. Para isso, você precisa aprender a assumir o compromisso de descansar depois que sua meta de horas de trabalho for cumprida.
Essa é uma forma de gerenciar melhor o seu tempo. Mas existem outras. Por isso eu gravei uma aula especial do curso Produtividade Ninja sobre gerenciamento do tempo. Você pode ver essa aula aberta agora mesmo pelo link que está na descrição ou acessando o endereço https://arata.se/gerenciamentotempo