Existe uma ideia muito perigosa no mundo do desenvolvimento pessoal, que é a ideia de que você pode tudo. Cuidado ao acreditar que você tem potencial para realizar qualquer coisa que você queira, bastando apenas se esforçar o suficiente.
Essa ideia é espalhada há muito tempo com o objetivo de motivar as pessoas a correr atrás de seus sonhos, a não se contentar com pouco, a pensar grande.
O problema é que essa mania de grandeza acaba te impedindo de ser grande. Parece contraditório, mas é isso mesmo. Ao ficar alimentando sonhos grandiosos, você esquece de fazer as pequenas ações práticas que você poderia fazer hoje para melhorar a sua vida.
Já vou te explicar essa contradição, mostrando como você pode alcançar objetivos grandes agindo pequeno. Mas antes vamos entender porque a mania de grandeza é um problema para a sua vida.
A mania de grandeza aumenta suas chances de fracasso. Em vez de ter um objetivo grandioso, prefira ter uma série de objetivos pequenos.
Pensar em planos grandiosos é muito sedutor. Você fica imaginando como seria a sua vida se você tivesse vários milhões no banco, se fosse o dono de uma empresa gigante, se tivesse o corpo de um atleta ou a fama de uma celebridade.
Somos ensinados que esses objetivos grandiosos nos motivam a agir. E isso pode até ser verdade em um primeiro momento, mas o que acontece em seguida? Para quase todas as pessoas, o que acontece é o fracasso. Não conseguimos os milhões desejados, não viramos donos de um império de empresas, não ficamos lindos nem famosos.
E isso é bem lógico. Quanto maiores são os nossos planos, maiores são as nossas chances de fracasso.
Um plano grandioso pode nos levar a agir no começo, pode nos tirar da inércia. Mas o esforço para realizar um objetivo tão fora da nossa realidade é enorme. A maioria de nós não vai conseguir manter por tanto tempo a disciplina necessária para atingir esses objetivos grandiosos. E a frustração por não conseguir traz aquela sensação de sobrecarga, de sentirmos que não somos bons o suficiente.
Com essa sensação de fracasso nas costas, acabamos não fazendo coisas mais simples que poderíamos estar fazendo para melhorar a nossa vida agora. Entramos em um ciclo vicioso: traçamos planos grandiosos, começamos a agir, não alcançamos o objetivo e nos sentimos fracassados. E então traçamos novos planos grandiosos e o ciclo recomeça.
A solução para sair desse ciclo vicioso é transformar esses sonhos grandiosos em metas menores, mais curtas e mais simples.
A mania de grandeza tira o seu foco do mundo prático e objetivo. Sem ações práticas, nenhum sonho se torna realidade.
Quando somos guiados pela mania de grandeza, queremos dar um passo maior do que a perna. Queremos ser um megaempresário antes mesmo de ser um pequeno empresário. Queremos ter um milhão no banco sem antes ter mil. Queremos mudar o mundo, mas não conseguimos nem arrumar a nossa cama.
A psicologia chama esse comportamento de megalomania, uma condição caracterizada por fantasias delirantes e autoestima desproporcional. Alguns grandes nomes da história eram megalomaníacos e realizaram grandes feitos. Costumamos usar esses grandes nomes como inspiração, mas a verdade é que para cada um deles que obteve sucesso, milhares de outros só tiveram fracassos.
Se planos grandiosos tendem ao fracasso, podemos concluir também que planos pequenos, simples e objetivos tendem ao sucesso.
O que é mais fácil? Fundar um império de empresas com centenas de funcionários para faturar milhões internacionalmente ou fundar um pequeno negócio individual para oferecer produtos ou serviços no lugar onde você mora?
É muito mais fácil manter o foco diante de um plano simples, curto e objetivo. Quando você tem um objetivo simples assim, suas chances de sucesso aumentam bastante. E você pode usar essa sensação de sucesso para traçar um novo plano simples, curto e objetivo.
Ou seja, você entra em um ciclo virtuoso de pequenos sucessos em vez de ficar preso em um ciclo vicioso de planos grandiosos que nunca se tornam realidade.
Agindo assim, você é capaz de ir subindo de degrau em degrau, aos poucos, colhendo resultados práticos que mudam a sua vida hoje, no dia a dia. Isso pode não parecer tão sedutor quanto se imaginar como uma pessoa rica, bonita e famosa. Mas traz muito mais resultados práticos para a sua vida.
O que você prefere, afinal? Ficar sonhando com um milhão que nunca chega na sua conta ou ter mil na sua mão hoje? Ficar sonhando como seria o seu corpo depois que perdesse vinte quilos ou ver seu peso diminuindo um quilo na balança hoje?
A grandiosidade de um plano depende de cada pessoa. O seu plano deve ser adequado à sua capacidade de agir.
O seu plano deve ser tão curto e simples quanto a sua capacidade de manter o foco. A disciplina de cada um de nós tem um limite. Cabe a você conhecer e entender os seus próprios limites para traçar um plano simples que você seja capaz de cumprir. Um plano que é simples para outra pessoa pode ser grandioso para você. Afinal, cada um de nós tem uma capacidade diferente de manter o foco e a ação constante.
Por isso, trace um plano que esteja de acordo com as suas capacidades. Eu recomendo fortemente que você veja as aulas 06 e 07 do curso Planejando Sua Vida para isso. Se você não está conseguindo realizar esse plano, provavelmente ainda está pensando grande demais. Reformule, veja o que está além das suas capacidades e deixe tudo ainda mais simples.
Você pode achar que isso é pensar pequeno. Não é. Esse é um pensamento bem pragmático. Você traça um plano que está dentro das suas capacidades atuais. Quando você cumpre esse plano, você expande um pouco as suas capacidades. E aí pode traçar outro plano com outro objetivo simples, dentro dessas suas novas capacidades.
E assim, plano por plano, sucesso por sucesso, você vai chegando cada vez mais próximo de um objetivo grandioso. Aos poucos, com foco, disciplina e paciência, você vai se tornando a pessoa que sempre quis ser.
Nós insistimos em planos grandiosos por preguiça de agir. A mania de grandeza é uma forma de procrastinação.
Tudo o que conversamos até aqui é muito lógico. Não é preciso pensar muito para entender que um plano grandioso tem mais chances de fracasso do que um objetivo simples. Mas por que nós insistimos em planos grandiosos mesmo sabendo disso?
Existe uma explicação para a nossa mania de grandeza. E esse motivo é a boa e velha procrastinação, a mania de ficar deixando para depois o que nós deveríamos estar fazendo agora.
Planos grandiosos e sedutores não funcionam porque distraem você do que realmente é importante: ação prática, concreta, no dia a dia.
A única maneira de entrar em forma é fazer exercícios e se alimentar bem todo dia. A única forma de ganhar mais dinheiro é trabalhar para aumentar o valor nosso trabalho. O único jeito de aprender um novo idioma é praticando todo dia.
É simples. E talvez por isso nosso cérebro não se encante tanto com esse trabalho de formiguinha. Aqui entre nós, vamos combinar que é bem mais atrativo formular planos grandiosos para ter o corpo dos sonhos do que enfrentar a realidade de acordar mais cedo, calçar os tênis e ir fazer exercícios rotineiramente.
Mas o segredo é esse. É criar novos hábitos. É se dispor a fazer o trabalho diário, repetitivo.
Se os seus planos grandiosos estavam distraindo você, então agora chegou a hora de fazer aquilo que realmente importa. Vamos juntos agir e criar planos efetivos que realmente mudam a sua vida, na prática.
A mania de grandeza te impede de ser grande na medida em que ela tira o seu foco da ação e coloca sua atenção em um futuro imaginário que dificilmente vai se tornar realidade. A solução para isso é quebrar esses planos grandiosos em metas menores e mais simples. No curso Planejando Sua Vida você verá que de meta simples em meta simples, você vai chegando mais perto da grandiosidade que tanto nos atrai.
Sim, você pode alcançar muitos dos seus sonhos. Você só precisa acabar com essa mania de grandeza de querer tudo ao mesmo tempo, de querer dar um salto até o sucesso sem passar pelo caminho trabalhoso da ação.
Para você que está disposto a agir dessa forma, eu te convido a começar hoje a montar um plano de vida com metas simples, práticas e objetivas. Um planejamento de vida que contemple os próximos passos práticos que você precisa dar hoje para transformar os seus sonhos em realidade.
Você pode começar a montar esse plano agora mesmo assistindo a uma aula especial do curso Planejando Sua Vida sobre valores pessoais. Para ver essa aula, basta acessar o link aqui.