Oi! Seiiti Arata. O método Ivy Lee é um método de produtividade que foi criado há mais de cem anos. Apesar de ter sido inventado na época em que só existia papel e caneta, este método é usado por algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo.
Como você sabe, existem muitos métodos de produtividade disponíveis. Se você fizer uma busca na internet sobre métodos de produtividade, vai encontrar um monte de sistemas completos, com automatizações, listas, projetos e integrações. Todos prometem ter o recurso extra que faltava para que você possa produzir mais em menos tempo.
Algumas pessoas de fato conseguem implementar esses sistemas de produtividade complexos. São pessoas que conseguem executar de forma planejada todas as tarefas que tem para fazer no dia, no mês, no ano.
Mas também existem pessoas que não conseguem seguir aplicativos ou métodos complicados. Ou elas simplesmente não querem métodos complexos. Será que este é o seu caso? Será que em vez de procurar o mais moderno app… não seria mais inteligente utilizar algo que é testado e aprovado por mais de cem anos?
O método Ivy Lee de produtividade é portanto o que você estava procurando. Até hoje ele continua servindo bem para quem quer organizar e executar tarefas de um jeito simples e eficiente.
O Método Ivy Lee traz o seu foco para o que realmente precisa ser feito agora.
Em 1918, um dos homens mais ricos do mundo, Charles Schwab, contratou um consultor chamado Ivy Lee para aumentar a eficiência e a produtividade da equipe. Ivy Lee pediu então apenas quinze minutos com cada um dos principais executivos e disse que não cobraria nada até que o seu método realmente produzisse efeito.
Nas reuniões com os executivos, Ivy Lee ensinou seu método de seis passos para atingir a máxima produtividade. Anote aí quais são os seis passos:
1. Defina os seus valores e objetivos de vida, tanto na área pessoal quanto profissional.
2. Ao fim de cada dia de trabalho, separe quinze minutos para escrever as seis coisas mais importantes que você tem para fazer amanhã de modo a cumprir esses objetivos. Nunca escreva mais do que seis tarefas e sempre faça a lista na noite anterior. Assim você pode começar o dia seguinte sabendo o que você tem para fazer e assim eliminar a fadiga de decisão.
3. Coloque essas seis tarefas em ordem de importância. Sempre faça primeiro o mais importante.
4. Ao começar a trabalhar de manhã, foque apenas na primeira tarefa da lista. Até você terminar essa tarefa, esqueça todas as outras.
5. Passe para a tarefa seguinte somente depois de terminar a anterior. Se chegar ao fim do dia sem completar as seis tarefas, passe os itens que faltaram para a lista do dia seguinte.
6. Repita o processo todos os dias, separando quinze minutos para escrever as seis tarefas mais importantes do dia seguinte, em ordem de importância.
O método Ivy Lee de produtividade se resume a saber o que você quer da vida. E então, todas as noites, listar em ordem de importância seis tarefas que você pode realizar amanhã.
Quando esse amanhã chegar, você vai fazer as tarefas uma por uma, na ordem em que estão listadas, até o fim do dia.
Se todas as tarefas foram finalizadas, você cria uma nova lista de seis tarefas para o dia seguinte.
Se nem todas foram realizadas, você simplesmente move as que faltaram para o dia seguinte e completa a lista até ter seis tarefas listadas. E isso é tudo.
Mesmo achando tudo simplório demais, os executivos decidiram confiar em Ivy Lee e testar o método por três meses. Ao final do período de testes, Charles Schwab estava tão satisfeito com o aumento da produtividade de sua empresa que deu a Ivy Lee um cheque que hoje valeria mais de quatrocentos mil dólares.
O segredo do método de produtividade de Ivy Lee está em gerenciar as prioridades de forma simples e focada.
Perceba como o método Ivy Lee é muito mais simples do que outros igualmente famosos, como por exemplo o Getting Things Done, ou GTD, que nós já explicamos no Resumo Arata Academy episódio 11.
Se você comparar o método de Ivy Lee com algum método mais moderno de produtividade, pode achar que fazer uma listinha de seis itens é uma técnica ultrapassada, que não é suficiente para lidar com toda a complexidade da vida moderna.
Essa é uma impressão equivocada. Ao fazer com que você escolha seis (e apenas seis) tarefas para serem feitas AMANHÃ, o método Ivy Lee de produtividade força você a tomar decisões difíceis. O limite de seis tarefas faz com que você tenha que intencionalmente deixar de fazer dezenas de outras coisas que talvez você quisesse fazer amanhã.
Quem segue esse método aprende a ficar muito bom em priorizar o mais importante. Você aprende a dizer não para o que não precisa ou não pode ser feito agora. E assim você consegue focar toda a sua atenção para os pontos em que você pode avançar.
Além disso, o método faz com que você foque a sua atenção no agora. Em vez de ficar criando listas e mais listas com projetos futuros que ainda dependem de muitas variáveis, o método de Ivy Lee traz de volta a sua atenção para o que você consegue fazer agora. Veja o Resumo Arata Academy número 09 sobre o livro A Única Coisa. É apenas com foco no agora que você pode fazer uma única coisa para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
Outra vantagem é a simplicidade. O método Ivy Lee de produtividade remove todas as complexidades de querer montar um sistema de produtividade super completo que tenha a ambição de registrar todas as tarefas da sua vida. Você pode pensar nisso como uma produtividade minimalista.
Esse minimalismo está relacionado também com as ferramentas que você precisa ter para aplicar o método de Ivy Lee. Você não vai precisar de um gerenciador de tarefas automatizado, de calendários integrados, nem de lembretes programados ou avisos no seu smartwatch. Basta papel e caneta ou um aplicativo de notas para listar as seis tarefas mais importantes do dia seguinte.
Experimente o método de Ivy Lee por 90 dias e avalie os impactos sobre a sua produtividade.
É apenas isso o que você precisa saber sobre o método de Ivy Lee. Talvez apenas escutando você pense que isso é simples demais para trazer algum resultado significativo.
Se esse for o seu caso, lembre-se da famosa frase “a simplicidade é o último grau de sofisticação” e faça um experimento para ver por conta própria se esse método se adapta bem aos seus objetivos.
Eu sempre gosto de lembrar que não existe um único método de produtividade que vai atender a todos os tipos de pessoas. Algumas pessoas vão se dar bem com um método mais complexo como o GTD, mas outras podem atingir o grau máximo de produtividade utilizando métodos mais simples como o de Ivy Lee.
Qual a única maneira de saber o que mais funciona para você? Testando.
Por isso, se você ainda está buscando um método de produtividade ideal para a sua vida, eu proponho que pelos próximos três meses você siga os seis passos propostos por Ivy Lee. Ao final do dia, escreva uma lista com seis tarefas ordenadas por importância que você pode realizar amanhã.
Quando o dia começar, vá fazendo as tarefas uma por uma, seguindo a ordem de importância. Só passe para a tarefa se concluir a anterior. Ao fim do dia, se não deu para completar as seis tarefas, mova as que faltaram para a lista do dia seguinte.
No fim deste experimento, você vai ter feito pelo menos noventa listas de tarefas, podendo chegar a ter completado até quinhentas e quarenta tarefas de alta importância em um período de três meses.
Mesmo que você só chegue a metade desse número, imagine quanto os seus projetos terão avançado apenas por você ter focado em fazer agora as tarefas mais importantes que você tem em mãos.
Tudo o que você precisa para atingir a sua máxima produtividade é de papel, caneta e uma lista de seis tarefas ordenadas por importância. Se você a cada noite decidir o que vai fazer de mais importante no dia seguinte e realmente focar em realizar essas tarefas, em pouco tempo terá executado de verdade uma quantidade enorme de tarefas. Muito mais do que se estivesse listando e automatizando tudo em um sistema super complexo de produtividade.
O método Ivy Lee de produtividade pode ser exatamente o que você precisa para ter uma forma simples, direta e objetiva de planejar e executar as tarefas mais importantes para a sua vida.
Esse método pode ser complementado com outras técnicas de produtividade, como os blocos de tempo, por exemplo. Para conhecer várias dessas técnicas, eu te convido a conhecer o curso Produtividade Ninja assistindo a uma aula especial sobre gerenciamento de tempo no endereço https://arata.se/gerenciamentotempo