Oi! Seiiti Arata. Pensamento Quântico é uma técnica para você treinar a sua mente a observar um problema por todas as perspectivas possíveis. Eu ouvi falar nessa técnica através do brilhante Nick Szabo e com ela você pode resolver problemas complexos, melhorar a sua capacidade de argumentação e aumentar os seus níveis gerais de inteligência.
Pensamento quântico é uma técnica muito prática: você precisa pensar em um tema que você já tem opinião formada e então tentar argumentar de forma entusiasmada o ponto de vista oposto.
Eu tenho certeza que cedo ou tarde vão aparecer comentários de gente que comenta sem assistir o vídeo e que vão criticar o uso da palavra “quântico”. Sim, eu sei que infelizmente, QUÂNTICO é uma palavra que foi muito desgastada por alguns indivíduos nos últimos anos envolvidos em práticas duvidosas.
Porém, o pensamento quântico é uma ideia bastante sensata e útil. Você pode praticar agora mesmo, treinando seu pensamento para ser capaz de defender ideias opostas de um argumento e assim observar todas as possibilidades.
Por exemplo, se você é vegetariano, deve tentar argumentar do ponto de vista de uma pessoa que come carne e explicar quais são as vantagens de comer carne e quais são os prejuízos em ser vegetariano. Se é contra o voto obrigatório, então deve se esforçar em defender a importância de obrigar todos os cidadãos a votarem e justificar até mesmo penalidades para quem descumprir esse dever. Se você é um poupador que faz investimentos para o futuro, critique suas próprias escolhas e faça uma defesa da importância de gastar tudo e aproveitar o dia de hoje enquanto ainda está vivo.
Por que fazer este esforço em argumentar pelo lado oposto do seu ponto de vista? É que isso ajuda sua capacidade de falar melhor, sua retórica, sua capacidade de avaliar racionalmente os argumentos e até de aprofundar seu entendimento do assunto. Mas se você tentar fazer isso, vai ver que o pensamento quântico é simples de entender, mas não tão simples de praticar.
Pensamento quântico é a capacidade de ter duas opiniões opostas ao mesmo tempo.
Nós gostamos de pensar em nós mesmos como pessoas sensatas, inteligentes, que conseguem enxergar a verdade dos fatos. Mas cada pessoa enxerga uma realidade subjetiva, que é deformada pelos seus próprios conhecimentos, ideias e experiências.
Isso não é um defeito, apenas uma constatação. Tudo o que nós sabemos, vivemos e experimentamos acaba influenciando a forma como nós enxergamos o mundo. E desapegar dessa visão de mundo é muito difícil.
Por isso que a técnica do pensamento quântico é tão efetiva. Se você conseguir praticar direito, vai furar as suas próprias bolhas e começar a entender outros pontos de vista, compreender as opiniões de outras pessoas, enxergar os problemas de formas totalmente novas.
Na física quântica, um objeto pode ter dualidade, ou seja, ela pode exibir propriedades de onda e também de partícula ao mesmo tempo.
Fazendo uma metáfora, no pensamento quântico, sua mente passa a ter a capacidade de compreender duas ou mais opiniões opostas ao mesmo tempo. É como se você fosse capaz de concordar e discordar de uma coisa ao mesmo tempo.
Entenda isso apenas como uma analogia. Não existe nada de realmente quântico no que estamos fazendo ao pensar assim. Até existem cientistas que tentam provar uma teoria quântica da mente, mas não é isso que estamos tratando aqui.
Chamamos de Pensamento Quântico apenas porque foi assim que o criptógrafo Nick Szabo definiu a técnica e a tornou popular. Esta é uma maneira bastante incomum de pensar sobre os mais diferentes temas e espero que te ajude também. Mais do que discordar de outras pessoas, você deve aprender a discordar de você mesmo.
Mas independente de como chamamos a técnica, estamos falando simplesmente de uma prática para você aumentar os seus níveis de inteligência com a capacidade de compreender opiniões opostas ao mesmo tempo.
Pode até parecer impossível no início, mas essa é apenas mais uma habilidade que está dentro das possibilidades do cérebro humano. E, como toda habilidade, ela pode ser treinada.
A única forma de desenvolver o pensamento quântico é defender opiniões contrárias às suas e discordar de você mesmo.
Para treinar o pensamento quântico, escolha um tema em que você acredita. De preferência, um tema que você tenha convicções muito fortes. Depois, faça o exercício de listar os argumentos contrários. Pense no que você teria que dizer a uma pessoa para convencer que a verdade é o contrário do que você acredita.
Esse exercício vai ser desconfortável. Você vai ter que estudar, pensar e falar o oposto do que você acredita. Mas é justamente nesse desconforto que está a vantagem do pensamento quântico. Ele vai expandir a sua visão de mundo, desenvolver a sua empatia e aumentar os seus níveis gerais de inteligência.
Claro que fazer isso só uma vez não vai ter efeito nenhum. O importante é você ter uma prática deliberada e repetir o exercício várias vezes, com temas diferentes. Você pode começar artificialmente, escolhendo alguns temas específicos, mas o ideal é que depois comece a usar a técnica em problemas reais.
Por exemplo, imagine um problema do seu trabalho em que você defende um ponto de vista como o melhor jeito de resolver o problema. Agora experimente defender o ponto de vista oposto. Liste os argumentos, mude o ponto de vista, explore as possibilidades. Tente derrotar a sua própria posição inicial.
A mesma coisa pode ser feita na sua vida pessoal. Questione as suas próprias crenças sobre dinheiro, saúde, alimentação, relacionamentos. Procure explorar outros pontos de vista, nem que seja para no final concluir que estava certo desde o início.
Pensamento quântico é o contrário de pensamento binário e está muito mais adaptado para a realidade em que vivemos.
Durante muito tempo na evolução humana, pensamos na realidade de uma forma binária. Pensamos em termos de é ou não é, de certo ou errado, de isso ou aquilo. Mas à medida em que vamos avançando no conhecimento, cada vez mais temos a certeza de que a realidade é muito mais complexa do que zeros e uns.
Um mesmo fato pode ser certo ou errado dependendo do ponto de vista, do contexto, das condições do momento. Ficar preso a uma verdade absoluta sem considerar essas variáveis é ter uma visão ultrapassada de mundo, que vai acabar deixando você para trás tanto no mercado de trabalho quanto nos relacionamentos interpessoais.
Até mesmo a analogia com a física funciona aqui. Na física clássica, nós aprendemos que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Se uma coisa está aqui, outra coisa não pode estar aqui ao mesmo tempo. Mas na física quântica existe o fenômeno da superposição, em que duas partículas podem ser observadas no mesmo lugar ao mesmo tempo. Essa é uma nova forma de compreender o mundo que veio com a evolução em nosso conhecimento. E vale para tudo na vida.
Da mesma forma como não cuidamos do nosso corpo do mesmo jeito que cuidávamos algumas décadas atrás, nossa inteligência também precisa evoluir e ser cuidada de outra forma. Uma pessoa inteligente não nasceu simplesmente assim, ela estudou, treinou e praticou diferentes formas de pensar para desenvolver a própria inteligência.
Ao treinar o pensamento quântico, você escapa das armadilhas de um debate extremamente polarizado.
A polarização de ideias radicais é um dos maiores desafios dos nossos tempos. Impulsionado por algoritmos de redes sociais que só mostram certos tipos de conteúdos para certos tipos de pessoas, o debate de ideias está cada vez mais agressivo, tóxico e sem empatia. Uma parte da polarização é criada de propósito por especialistas em manipulação, como já vimos no episódio 240 da série Oi! Seiiti Arata.
Cada lado da história defende sua posição com certezas binárias que não são suficientes para explicar um mundo cada vez mais complexo. É como se você quisesse usar a física clássica para explicar fenômenos da física quântica. Simplesmente não funciona.
Quando você treina a sua mente com o pensamento quântico, você se abre para compreender os problemas a partir de diversos pontos de vista. Você se torna mais empático. Você consegue compreender, contra argumentar e quem sabe até convencer quem está do outro lado da polarização.
Por isso o pensamento quântico é uma ferramenta essencial para todos nós evoluirmos juntos. Se queremos mesmo romper essa barreira da polarização que não está levando a lugar nenhum, devemos nos abrir para novas perspectivas. Devemos ouvir os outros, compreender novos pontos de vista e algumas vezes até mesmo admitir que estamos completamente errados.
Isso não é uma tarefa simples. Mas é algo que o seu cérebro pode aprender a fazer, desde que você o treine para isso. Aqui você aprendeu o passo a passo para treinar. Mas só você mesmo pode pegar esses passos e colocar em prática para aumentar a sua própria inteligência.
Pensamento quântico é uma técnica para você treinar a sua mente a observar um mesmo problema sobre diferentes pontos de vista. É a capacidade de você compreender duas opiniões opostas ao mesmo tempo.
Para praticar essa técnica, escolha um tema que você já tem opinião formada e então tente argumentar de forma entusiasmada o ponto de vista oposto. Isso ajuda você a ter mais empatia, a romper polarizações argumentando melhor e a aumentar os seus níveis gerais de inteligência.
Essa é só mais uma prova de que inteligência não é algo que você nasce com ou sem e fica assim para o resto da vida. Da mesma forma como você treina outras habilidades, a sua inteligência também pode ser treinada, desenvolvida, aumentada. No curso Inteligência você descobre várias outras técnicas para liberar o potencial pleno de sua inteligência e memória. Você pode conhecer o curso agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/inteligencia