Autoeficácia (Bandura): Como acreditar em você mesmo

Oi! Seiiti Arata. Autoeficácia é a crença na capacidade que você tem de se organizar e executar tarefas para atingir as suas metas. Se você está com dificuldade de realizar seus objetivos, então você precisa melhorar a sua autoeficácia.

E como é possível melhorar a autoeficácia? Aumentando a sua crença na sua própria autoeficácia. Aparentemente este é um raciocínio circular, porém existe uma técnica para você aumentar a autoeficácia, que é com a introdução de hábitos minúsculos. 

Ao fazer atividades fáceis, você passa a acreditar mais e mais que é uma pessoa eficaz, capaz de se organizar e de executar suas tarefas rumo a um objetivo final. E, assim, sua autoeficácia aumenta. 

O que não pode acontecer é manter uma crença de que você não é capaz de cumprir seus objetivos, pois daí sua autoeficácia diminui. 

Autoeficácia é a sua crença na sua capacidade de influenciar um resultado.

Por isso, você precisa acreditar mais em você mesmo. Só que para acreditar em você mesmo, essa crença precisa ser baseada em fatos. Uma coisa alimenta a outra. Não adianta você acreditar que é capaz quando na prática não consegue realizar nenhum grande objetivo. A sua crença precisa vir de resultados positivos.

Mas como ter esses resultados positivos? O segredo está em pensar pequeno e agir pequeno.

Pequenos hábitos aumentam sua autoeficácia porque geram resultados positivos e contínuos.

Tome cuidado com o problema que é causado pelos grandes objetivos! Por exemplo: 

Você quer ganhar mais dinheiro, ter um corpo em forma, mudar e viver na casa dos seus sonhos, ter um bom relacionamento amoroso perfeito, ter fluência em um idioma estrangeiro falando igual um nativo… 

E quanto mais você usa sua imaginação e criatividade para visualizar todos os detalhes destes sonhos, destas fantasias… em algum lugar parece que vem um medo de que estas metas são grandiosas demais e portanto são impossíveis. 

Quando um objetivo é muito grande, corremos um risco de desistir no meio do caminho. Depois de um tempo, inventamos uma nova meta grandiosa, tentamos um pouco e logo desistimos. 

O problema é que toda vez que esse ciclo se repete, você perde um pouco a confiança em você mesmo. 

Com o tempo, você deixa de acreditar em você mesmo. Até que chega um ponto em que você já traça a meta esperando falhar. Ou simplesmente desiste.

Esse ciclo é tão comum que já foi até objeto de estudo em diversas pesquisas científicas na área da psicologia. Por exemplo, serve até para prever dentro de um grupo quem é que vai se comprometer a fazer atividade aeróbica e quem é que vai desistir no meio do caminho

A autoeficácia é um conceito muito bem trabalhado por Albert Bandura e que tem enorme impacto prático na nossa vida. 

E uma maneira de colocar toda essa teoria em prática e colher resultados reais é você aumentar a sua autoeficácia. Você pode experimentar pequenos hábitos em vez de metas grandiosas e assim vai pouco a pouco acreditar em você mesmo.

O fracasso em atingir grandes metas pode destruir a sua confiança. E, de modo parecido, o sucesso em conquistar pequenas coisas alimenta a sua crença em você mesmo. 

A cada pequena vitória, você se sente um pouco mais confiante para dar um passo a mais. E assim, de pouquinho em pouquinho, com o tempo você consegue atingir resultados até maiores do que aqueles que estavam nas suas metas grandiosas.

Para voltar a acreditar em você mesmo, você precisa deixar o seu ego de lado.

Uma coisa que atrapalha muito a adoção de pequenos hábitos é o nosso ego. O ego gosta de delirar imaginando metas grandiosas sendo realizadas. 

O ego gosta de acreditar que pode a qualquer momento mudar completamente. Ficamos com sonhos de que podemos chegar na academia de ginástica e levantar duzentos quilos, ou que podemos fazer um jejum de quarenta e oito horas, ou aprender cinco mil palavras de um idioma estrangeiro por dia. Essas fantasias que o ego cria quando sonhamos acordados acabam entrando em conflito com a humildade que é necessária para dar passinhos de bebê.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Por isso é tão difícil se comprometer com pequenos hábitos. Que graça tem dizer que vai só levantar dois quilos na academia, em vez de duzentos? Ou apenas não comer aquele sorvetinho, em vez do jejum de quarenta e oito horas? Ou aprender cinco palavras de vocabulário em vez de cinco mil?

Esses pequenos hábitos não são tão sedutores para o nosso ego quanto as metas grandiosas. Porém, na prática, os pequenos hábitos são muito mais efetivos para melhorar a nossa confiança.

Os micro hábitos fáceis de cumprir vão treinando a sua mente para uma boa autoeficácia. 

Pense assim: será que você tem capacidade de levantar dois quilos na academia? Será que consegue aprender cinco palavras de um idioma estrangeiro? Esses pequenos hábitos estão fortalecendo a sua autoeficácia por meio da prática, e não na sua imaginação.

É como se você estivesse em um treinamento contínuo para acreditar mais em você mesmo.

Para acreditar mais em você mesmo, seu cérebro precisa de sucessos repetidos.

O cérebro humano é capaz de aprender praticamente qualquer coisa que seja jogada nele repetidas vezes. Não importa se é a letra de uma música pop ou uma equação matemática complexa. Se o seu cérebro é exposto a alguma coisa repetidas e repetidas vezes ao longo do tempo, ele acaba aprendendo aquilo.

Por isso, esta é a melhor maneira para o seu cérebro aprender que você é sim capaz de obter resultados práticos para cumprir os seus objetivos. Use hábitos pequenos e comece a acreditar em você mesmo. 

Quando você pratica pequenos hábitos, você evita cair no erro tão comum de traçar metas grandes e desistir de tudo. Em vez de enfraquecer a sua confiança a cada fracasso, você faz exatamente o contrário: você fortalece a sua crença em si mesmo a cada pequeno sucesso.

Se você já está nessa fase de nem acreditar mais que é capaz de cumprir os seus objetivos, provavelmente você caiu no ciclo de pensar grande e não conseguir executar. Você pode mudar isso agora mesmo, simplesmente trocando essas metas grandiosas por pequenos hábitos.

Pequenos hábitos não significam pequenos resultados. Você pode alcançar grandes objetivos usando passinhos de bebê.

Talvez você ainda não tenha se convencido da estratégia dos pequenos hábitos. Você pode estar pensando que fazer uma flexão por dia, ler uma página por dia ou qualquer outro passinho de bebê não vai te levar a lugar nenhum.

Mas esses não são os objetivos dos pequenos hábitos. A ideia é você começar muito, muito pequeno e depois ir evoluindo aos poucos. Quando estiver confiante em fazer uma flexão por dia, você pode dobrar a aposta e passar a fazer duas flexões por dia. Depois dobrar para quatro. E continuar sempre evoluindo quando estiver confiante.

Mesmo as suas metas mais ousadas podem ser desdobradas em pequenos passos assim. No curso Planejando Sua Vida, por exemplo, nós mostramos como grandes metas devem ser desdobradas em uma série de pequenas ações únicas e especialmente em pequenos hábitos que vão levar você da situação atual para a situação desejada. Tudo o que você precisa é estratégia, tempo e paciência para ver as pequenas ações gerarem resultados.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Lembre-se: o seu treinamento é para aumentar a autoeficácia, para aumentar a sua crença em você mesmo, na sua capacidade de produzir resultados. Para chegar a grandes resultados, é muito mais eficiente dar pequenos passos ao longo de muito tempo do que tentar dar grandes passos rapidamente e se cansar logo no começo do caminho.

Praticamente todas as metas mais desejadas pelas pessoas dependem de uma ação contínua ao longo do tempo. É assim para mudar o seu corpo, para acumular uma fortuna, para melhorar sua inteligência. É assim para desenvolver habilidades, para melhorar relacionamentos, para abandonar vícios. Nada resiste ao trabalho contínuo de pequenos hábitos que realmente são feitos.

Para evitar cair na tentação de voltar a definir metas grandiosas, lembre-se que mais vale um pequeno passo dado na prática do que os seus grandes sonhos que existem apenas dentro da sua própria cabeça. 

Autoeficácia é a crença na capacidade que você tem de se organizar e executar tarefas para atingir as suas metas. Se você já tentou metas grandiosas e falhou pelo meio do caminho, provavelmente a sua confiança em você mesmo ficou abalada.

Para restaurar essa confiança, experimente uma abordagem diferente. Experimente adotar pequenos hábitos que vão gerando continuamente uma sensação de sucesso para alimentar a sua confiança em você mesmo.
No curso Planejando Sua Vida, nós ensinamos como essa técnica pode ser incluída em um planejamento de vida completa. Um planejamento que cubra desde os seus mais altos valores pessoais até o próximo pequeno passo prático que você precisa dar para sair da situação atual e se aproximar um pouco mais do objetivo desejado. Você pode ver uma aula especial do curso Planejando Sua Vida agora mesmo, acessando o endereço https://arata.se/planejandosuavida