Oi! Seiiti Arata. Quando existe algo que precisa ser feito, mas você sente preguiça, perceba que existem duas pessoas dentro de você. Uma pessoa é quem você é hoje. A outra pessoa é aquela que você gostaria de ser. E a preguiça está afastando você de poder se tornar a pessoa que gostaria de ser.
Este tipo de preguiça é uma modalidade de resistência. A resistência é um termo mais amplo para nós explicarmos a dificuldade de fazer o que precisa ser feito.
É a resistência que faz você ver televisão em vez de fazer exercícios físicos. É a resistência que faz você ficar navegando pelas redes sociais quando deveria estar trabalhando. A resistência te faz procrastinar em vez de finalizar aquele relatório.
A resistência aparece quando você tenta criar alguma coisa nova na sua rotina para melhorar a sua vida, mas fica com preguiça, medo ou dúvida sobre como começar.
Por isso, hoje você vai aprender como acabar com este tipo de preguiça e também com o medo e dúvida que causam resistência. E o primeiro passo é perceber que provavelmente você vê esta resistência como um obstáculo, como uma barreira que impede você de viver a vida que você gostaria de viver.
Para ter resultados diferentes, vamos pensar de uma maneira diferente. Pare de pensar que a preguiça está te atrapalhando. Olhe para a resistência em fazer o que precisa ser feito. Veja esta resistência como uma aliada, como uma importante conselheira que vai te trazer clareza sobre quais são as suas tarefas mais importantes e gratificantes.
A preguiça revela onde existe resistência. A resistência indica claramente quais tarefas você deve priorizar para transformar a sua vida. Basta você escutar.
Uma das habilidades mais raras hoje em dia é a capacidade de tomar decisões, de saber priorizar tarefas e de focar naquilo que é mais importante. Empresas grandes buscam desesperadamente por profissionais com essas capacidades. É cada vez mais raro encontrar profissionais focados.
A boa notícia é que você pode usar a sua preguiça a seu favor. Sempre que você sentir preguiça de enfrentar um desafio, perceba que existe uma resistência. Essa resistência não é sua inimiga. A resistência não é uma barreira que impede você de viver a vida dos seus sonhos. Na verdade, a resistência pode ser a sua melhor conselheira.
E a razão para isso é simples: as coisas que você mais resiste em fazer são as coisas mais importantes para a sua vida.
Por exemplo, você pensa em sair do seu emprego e se arriscar abrindo um negócio próprio, mas tem medo de fazer isso. Você quer mudar de estilo de vida e passar a se alimentar bem, fazer exercícios e meditar, mas tem dúvidas sobre por onde começar. Você quer aprender um novo idioma, mas fica sempre procrastinando.
Essas coisas que você resiste em fazer por medo, dúvida ou procrastinação ou preguiça são exatamente as coisas mais importantes que você tem para fazer agora. Quanto maior a resistência, maior a importância da tarefa.
Perceba como a resistência não aparece para as coisas menos importantes. Você não enfrenta resistência para ficar navegando nas redes sociais, para assistir a um novo episódio da sua série preferida ou para comer uma guloseima açucarada.
Então, sempre que você estiver na dúvida sobre o que você deve fazer a seguir, sobre quais são as tarefas que você deve priorizar, escute a sua voz interna de resistência. Você pode até mudar a pergunta. Em vez de se perguntar “o que eu devo fazer a seguir?”, experimente perguntar “qual é a tarefa que eu estou mais resistindo em fazer agora?” ou “o que é que eu deveria estar fazendo… mas estou com preguiça de fazer?”. A resposta, muito provavelmente, vai ser a tarefa mais importante que você tem para fazer.
Encare a resistência profissionalmente. Faça suas tarefas quando não tiver a menor vontade de fazer.
Como é que você pode acabar com a preguiça? A melhor maneira de vencer essa resistência em fazer os seus projetos é encarando os seus objetivos pessoais de forma profissional. Todo empregado sabe que deve chegar ao trabalho em determinada hora, fazer as atividades do dia e cumprir a carga horária.
O empregado não tem escolha. Tem dias que você está com preguiça… mas mesmo assim você vai. Bate o ponto na hora certa, faz suas tarefas até o fim do expediente e depois volta para casa. Não importa se você está de mau humor, se não está motivado. Você simplesmente vai.
Quando você encara a sua resistência profissionalmente, você consegue fazer o mesmo com seus projetos pessoais.
Quando estamos falando dos nossos sonhos e objetivos pessoais, nós adotamos uma postura bem diferente. Geralmente nós deixamos a preguiça vencer. Somos parados pela resistência. Ficamos esperando a inspiração aparecer, a motivação crescer… e com isso nunca começamos de verdade a trabalhar no nosso projeto, nunca fazemos a dieta e o treino que queríamos por muito tempo, nunca estudamos o idioma até chegar à fluência.
O escritor Steven Pressfield tem um método para resolver isso: encarar a resistência profissionalmente. Quando ele quer escrever um novo livro, por exemplo, ele bate o ponto às dez e meia, senta em frente ao computador e fica escrevendo por quatro horas até acabar o expediente que ele mesmo definiu para ele. Não importa se naquele dia ele se sente criativo ou não, se está com preguiça ou não… ele simplesmente senta e escreve por quatro horas, da mesma forma que um operário vai para a fábrica e cumpre seu expediente independentemente da motivação.
William Faulkner chegou a ganhar um prêmio Nobel de literatura com essa mesma ideia. É dele a frase: “Eu apenas escrevo quando estou inspirado. Felizmente, a inspiração chega todo dia às 9 da manhã”.
Todos os dias a resistência vai estar lá, tentando se alimentar dos seus medos, das suas dúvidas, da sua procrastinação. Mas uma vez que você começa a se mover, mesmo estando com preguiça, a resistência começa a ficar mais fraca. E se você se mover como um profissional, trabalhando sempre na hora certa e cumprindo seu expediente, logo vai ter a satisfação do dever cumprido.
Quanto maior for a sua resistência a uma tarefa, maior será a sua satisfação ao fazer o que deve ser feito.
Até agora você descobriu que as tarefas que você mais resiste em fazer são as mais importantes da sua vida. E também que a melhor maneira de vencer a resistência é encarar os seus projetos pessoais como um profissional.
Mas a verdade é que ninguém vai ficar fazendo tarefas difíceis por muito tempo se não receber uma recompensa por isso. Por exemplo, a recompensa pode ser financeira, reconhecimento ou simplesmente orgulho de um trabalho bem feito.
E aqui vem uma boa notícia. Do mesmo jeito que a resistência indica quais são as suas tarefas mais importantes, ela também revela quais são as tarefas mais gratificantes quando elas finalmente são concluídas.
Por exemplo, imagine que você está há anos pensando em abrir o seu próprio negócio, em perder peso e ganhar massa muscular, em aprender a falar mandarim. Se você é parado pela resistência, esses sonhos não realizados ficam se remoendo na sua cabeça. Você fica imaginando como seria a vida se você levasse esses sonhos adiante e acaba comparando a sua vida atual com a sua vida idealizada.
Nessa comparação, a sua vida atual parece ainda pior, o que te deixa frustrado, desmotivado, infeliz. E esse estado mental negativo faz você continuar a fazer o que sempre fez, preso ao seu trabalho de rotina, aos seus maus hábitos alimentares, à sua paralisia nos estudos.
Então vamos pensar em um cenário diferente. Imagine que você venceu a resistência. Mesmo com medo, dúvida ou preguiça, você encarou a resistência e trabalhou nos seus objetivos pessoais como um profissional. Abriu a sua empresa, mudou o seu corpo, aprendeu mandarim… realizou os seus maiores sonhos, sejam eles quais forem.
É óbvio que a sua satisfação será muito maior do que se você continuasse perdendo a batalha para a resistência. Realizar grandes objetivos sempre vai ser muito mais gratificante do que sofrer com a culpa em não fazer o que tem que ser feito, desperdiçando seu tempo com atividades menos importantes.
A resistência a uma tarefa significa que ela é muito importante, o que significa também que ela vai ser muito gratificante quando você finalmente agir e fazer o que precisa ser feito. Por isso, não se deixe parar. Encare a resistência como um profissional e comece hoje mesmo a realizar os seus maiores objetivos de vida.
Todos nós enfrentamos a preguiça e a resistência. Mesmo as pessoas mais bem sucedidas do mundo sofrem com medo, dúvida, procrastinação. A questão é se você vai ou não se deixar parar pela resistência.
A preguiça pode ser útil pois ela indica o que é que você precisa fazer agora. Em vez de tratar esse sentimento como um inimigo, use a resistência como sua aliada. Ela vai te mostrar as tarefas mais importantes que você tem a fazer, que vão ser também as mais gratificantes quando você finalmente terminar.
Para isso, pare de enrolar e encare a resistência como um profissional. No curso Produtividade Ninja, você pode descobrir várias técnicas para combater essa enrolação e se tornar um profissional muito produtivo. Você pode ver uma aula especial do Produtividade Ninja sobre procrastinação agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/enrolar