Produtividade Arata! Você sabe administrar o seu tempo? É fundamental que você aprenda como administrar o seu tempo pois, se você não sabe como decidir o que fazer com o seu tempo, você não tem controle sobre a sua vida.
Você é a única pessoa que tem a capacidade de administrar o seu próprio tempo. Não entregue este poder para outras pessoas.
1. O tempo é o recurso mais valioso que você tem
Quando dizem que tempo é dinheiro, isso significa que você vende o seu tempo quando está passando horas e horas no seu trabalho. Você compra tempo quando você contratar alguém para fazer a faxina. Você compra tempo quando você vai ao restaurante em vez de cozinhar em casa.
Só que na verdade existe uma diferença entre tempo e dinheiro, sabe qual é?
O dinheiro você pode investir e perder… mas também pode recuperar o que foi perdido. Dinheiro perdido você recupera. Tempo perdido você nunca consegue recuperar. Por isso, tempo não é dinheiro. Tempo é mais importante do que dinheiro.
E justamente por causa da importância e do valor do tempo é que você acompanha a série semanal Produtividade Arata aqui no nosso canal youtube da Arata Academy. Para quem deseja ir a fundo, fica o convite pro nosso curso de produtividade pessoal Produtividade Ninja, que é o curso avançado da Arata Academy que ensina como você consegue produzir mais em menos tempo e aumentar a sua qualidade de vida. Você pode ver uma aula de administração do tempo em o link aqui.
2. O seu tempo pertence a você
Os episódios recentes da nossa série Produtividade Arata estão abordando a importância da definição de limites saudáveis para que você possa ter uma vida mais produtiva e feliz. Para isso, é necessário que você entenda que você é a pessoa que vai definir o que fazer com o seu tempo.
Caso você não entenda que o seu tempo pertence a você, o seu raciocínio não terá clareza. Você vai decidir fazer coisas que você não quer fazer. Você vai acabar cedendo a pressão. Você vai ter que enfrentar consequências que você não gostaria.
Por isso, anote no seu caderno:
— Eu sou a única pessoa responsável pelas minhas próprias escolhas de como decido usar o meu tempo.
3. Cada uma das nossas escolhas tem consequências e tem um preço a pagar.
Quando chegar a hora de enfrentar as consequências das suas escolhas, é apenas você que vai ter que responder pelos resultados. Ou pela falta dos resultados.
Imagine, por exemplo, se você está estudando para uma prova importante. Você não quer sair de casa porque você quer continuar estudando. Mas o seu melhor amigo te telefona e fica insistindo para sair junto com você e se divertir. Você não é obrigado a acompanhar o seu amigo. Caso você escolha sair para o divertimento, é apenas você quem vai ter que enfrentar as consequências. O seu amigo não tem nada a ver com isso. O seu amigo não vai precisar enfrentar as consequências de você não ter estudado.
4. Invista no autoconhecimento e na capacidade de comunicação
Se você deseja aprender a administrar o seu tempo, então você precisa aprender a investir o seu tempo naquilo que tem alinhamento com seus valores, com as suas necessidades, com aquilo que você quer de forma consciente.
Mas como é que você vai descobrir quais são essas necessidades?
Para saber o que merece a sua atenção e seu tempo, você precisa ter clareza sobre o que é importante para você, qual é o preço da suas escolhas, assumindo responsabilidade pelas consequências. Você precisa entender quais são seus sentimentos, quais são seus valores.
Depois de entender o que você realmente quer, você poderá desenvolver suas habilidades de boa comunicação para estabelecer os limites saudáveis com as pessoas ao redor. É assim que você vai administrar seu tempo: sabendo priorizar o que é importante e sabendo se proteger das distrações de quando alguém pedir que você se envolva em atividades que não estão alinhadas com o que você realmente quer.
Atenção: se você passa por muitos momentos no seu dia fazendo coisas que você não gostaria de fazer, você precisa aprender como dizer não.
É necessário que você desenvolva limites saudáveis, mantendo bons relacionamentos com as pessoas, mantendo o respeito, se comunicando com gentileza e ao mesmo tempo com firmeza e se mantendo fiel a você mesmo.
O curso Como Dizer Não ensina exatamente quais são os exercícios que você precisa realizar para isso. Você pode adquirir o acesso completo ao curso no link aqui.