Aprender Arata! Na semana passada nós falamos sobre a importância da confiança e da autoestima para poder estudar melhor. Hoje você vai descobrir o que fazer para aumentar sua confiança e autoestima.
1. Seja coerente
Imagine que você está junto com um amigo querido que acaba cometendo um erro. Será que você teria a frieza e crueldade de dizer que este seu amigo é incompetente, burro, incapaz, uma besta quadrada que não tem jeito e está destinada ao fracasso? Será que você diria que não entende como é que você ainda perde tempo acreditando nele, já que ela sempre te deixa frustrado? Provavelmente não. Afinal de contas, se estamos falando de um amigo querido, você terá compaixão e respeito. Caso exista alguma coisa que ficou abaixo da expectativa, você vai comunicar de forma educada, gentil e construtiva. Não é verdade?
Então, quando você está se criticando, por que é que você não tem a coerência de também ser educado, gentil e construtivo com você mesmo? Caso o seu problema de auto estima e confiança esteja sendo agravado pelo tipo de conversa que você tem com você mesmo, o que você precisa é ser mais coerente. Pare de dizer que você é burro, que você é incompetente, que você só faz as coisas errado. Essa conversa solitária que nós temos com nós mesmos pode ser devastadora.
2. Busque um mentor imaginário
Geralmente eu coloco os exercícios interativos dentro dos cursos pagos da Arata Academy. Caso você seja aluno de algum dos nossos cursos, você sabe que você pode realizar o seu login para ter acesso a conteúdos muito mais práticos que profundos do que nós colocamos aqui gratuitamente no YouTube. O YouTube é um espaço para termos conversas mais direcionadas ao público em geral. Dito isso, hoje nós teremos uma exceção e por causa disso vamos fazer juntos uma atividade interativa aqui no YouTube. Para isso, é necessário que você esteja sentado em algum lugar confortável. Não realize esta atividade se você estiver dirigindo ou em algum lugar que represente perigo caso você acaba relaxando muito.
Feche seus olhos. Sente-se de maneira bastante confortável e relaxada. Nós vamos encontrar um mentor imaginário para ajudar você na busca de maior confiança e auto estima.
Pense nos seus filmes favoritos. Geralmente você vai encontrar personagens que assumem o papel heroico, de mentor, de professor, alguém realmente inspirador. Você pode pensar também na vida real, nós professores bons que você teve ou em amigos e familiares queridos. Dentro deste grande grupo de pessoas, escolha uma pessoa que será o seu mentor imaginário. Uma pessoa que não vai ficar te julgando, uma pessoa confiável e sábia com quem você pode se abrir. Um mentor que pode falar com você de forma agradável, gentil, inspiradora.
Continue com seus olhos fechados. Agora imagine você sentado, tomando um café junto com este seu mentor imaginário. Abra o seu coração. Diga para ele todo tipo de pensamento que você tem sobre os seus desafios, as suas inseguranças, as suas preocupações e, principalmente, todos os tipos de pensamentos negativos que você possui a respeito de você mesmo. Conte para o seu mentor imaginário quais são as suas principais queixas, suas inseguranças, sua ansiedade, sua frustração. Compartilhe com seu mentor aquele tipo de conversa negativa que você tem repetidamente com você mesmo.
Agora, imagine o que é que o seu mentor imaginário vai dizer para você. Perceba a maneira como o seu mentor fala, o tom de voz, a velocidade da fala, a escolha das palavras. Qual é a mensagem de apoio, de aceitação, de inspiração que este mentor vai te presentear? Lembre-se disso sempre. Em todos os momentos no futuro em que você sentir que falta confiança e que você deseja fortalecer a sua auto estima, lembre da voz do seu mentor. A voz dele estará sempre junto com você.
Abra seus olhos agora. Pegue o seu caderno para fazer anotações e escreva o que é que você descobriu com esta atividade. Quais são as mensagens do mentor que foram úteis para você lidar com a sua falta de insegurança, com seus medos, com a sua ansiedade? Estas são importantes lições que vão ajudar você. Caso você queira, também fique a vontade para você utilizar aqui os comentários do YouTube para compartilhar a suas descobertas conosco. Diga um pouco mais sobre qual foi o mentor que você escolheu. O que é que o seu mentor desse pra você? O que você aprendeu com este exercício?
Espero que você tenha percebido neste rápido vídeo que você pode assumir controle sobre a maneira como você pensa, a maneira como você lida com as suas emoções e principalmente a maneira como você dialoga com você mesmo e realiza as escolhas no seu dia a dia. Você tem este poder. Basta utilizar. Com a técnica do mentor imaginário, eu mostrei pra você uma das várias possibilidades de você assumir este controle da sua vida.
Lembre-se de que tudo começa no mundo das ideias. Para que você tem uma vida de qualidade, é necessário que você tenha ideias de qualidade. Este é o conceito fundamental do desenvolvimento pessoal. Nós temos um curso específico a respeito de desenvolvimento pessoal e eu faço o convite para que você conheça as técnicas relacionadas ao desenvolvimento pessoal visitando o link aqui.