Como começar (bem) sua carreira profissional

Oi! Seiiti Arata. Quando você é jovem e está começando a carreira profissional, existe uma grande ansiedade em conseguir o primeiro emprego. Por causa dessa ansiedade, a maioria dos jovens acaba aceitando a primeira oportunidade que encontra. Isso acontece pela vontade de começar a ganhar dinheiro e experiência o mais rápido possível. Porém, esta escolha pode ser um erro grave que vai acabar colocando em risco todo o seu futuro profissional.

Você precisa se conhecer. Caso você precise desesperadamente de um trabalho, então realmente faz sentido aceitar a primeira proposta que encontrar. E depois de agarrar a primeira oportunidade ficar atento se aparecem outras oportunidades melhores.

Porém, caso você tenha o privilégio de poder aguardar um pouco, então comemore e aproveite esta vantagem. Você é uma das poucas pessoas que pode ser seletivo e usar uma estratégia e planejamento para otimizar a sua carreira no longo prazo.

Se você tem o privilégio de poder escolher, então não aceite qualquer oferta de emprego que aparecer pela sua frente apenas considerando salário, benefícios ou proximidade da sua residência. 

Existe um outro fator ainda mais importante que é o impacto deste trabalho no futuro da sua carreira. Um planejamento estratégico leva em conta qual é o potencial que aquele trabalho terá na carreira a longo prazo. 

Para entender melhor, imagine dois tipos de situação: na primeira, você aceita um primeiro emprego em uma empresa de grande prestígio, porém com salário menor e longe da sua casa. E apesar de ser um trabalho inconveniente pelo deslocamento e também com menor pagamento agora… o fato de colocar essa empresa no seu currículo vai ajudar a abrir portas no futuro para que ganhe muito mais e possa escolher fazer home office se quiser.

Numa segunda situação, você aceitou um primeiro emprego numa empresa desconhecida ou até de má reputação, porém que paga mais e fica ao lado da sua casa. Ou seja, neste primeiro momento você ganha mais e tem melhor qualidade de vida. Porém, ela “mancha” o seu currículo, de modo que no futuro você terá dificuldade de encontrar boas oportunidades.

Considere o efeito dominó. Antes de aceitar o seu primeiro emprego, pense no custo de oportunidade.

Quando você avalia se vai aceitar ou não a primeira oferta de emprego que aparece, não cometa o erro de apenas considerar as variáveis do momento presente. Você precisa pensar nas consequências prováveis do futuro. Esta é a avaliação sobre o custo de oportunidade.

O custo de oportunidade mede quanto é que você está deixando de ganhar por ter feito uma escolha em vez de outra. 

No caso do primeiro emprego, pense no custo de oportunidade que acontece quando você aceita a primeira oferta que surgir. Quais são outras possíveis ofertas que você poderia conseguir se continuasse procurando por algo melhor?

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Em toda escolha existe um custo de oportunidade. Por exemplo, imagine que você aceitou um emprego na empresa A. Aí você começou a trabalhar lá, parou de procurar emprego, gastou tempo e energia trabalhando naquela empresa A. Nesse tempo que você passou lá, poderia ter recebido outras oportunidades melhores nas empresas B, C ou D. Mas você nem chegou a saber dessas oportunidades por ter ficado totalmente focado no trabalho da empresa A.

E uma vez que você aceitou esse primeiro emprego, é bem possível que boa parte da sua carreira seja consequência dessa escolha. Pode ser que você fique muito ligado a essa primeira empresa. Pode ser que você adquira habilidades que levam você a uma especialização. Pode ser que as pessoas que você conheceu nessa primeira empresa vão ser as mesmas pessoas que vão te indicar para muitos de seus próximos empregos.

Você pode pensar no seu primeiro emprego como a primeira peça de uma fileira de peças de dominó. Quando você derruba essa primeira peça, as demais vão caindo uma depois da outra, levando você por caminhos que talvez não sejam os mais coerentes com o que você realmente gostaria.

Para escolher o melhor primeiro emprego possível, você deve elaborar o seu plano de carreira.

Antes mesmo de você começar a procurar o seu primeiro emprego, o ideal é que você faça um plano de carreira para ter clareza sobre o que você quer da sua vida profissional.

Em que você quer trabalhar? Em qual tipo de empresa? Quanto você pretende ganhar? Onde gostaria de morar? Prefere criar raízes em um lugar ou mudar de cidade de acordo com o trabalho? Você vai seguir apenas esse trabalho ou vai ter também uma carreira acadêmica em paralelo? Vai seguir carreira trabalhando para empresas, vai ser um profissional autônomo, vai empreender e abrir o seu próprio negócio? Como você imagina tudo isso acontecendo daqui a cinco, dez, vinte anos?

Quem falha em planejar está planejando falhar. Mesmo que você não tenha certeza sobre as respostas para perguntas como essas, somente o fato de você parar e refletir sobre isso já coloca você em uma posição estratégica. E assim você pode alinhar o seu planejamento de vida com a sua carreira.

Dificilmente o plano vai acontecer exatamente como você está imaginando pois é natural que os acontecimentos da vida tragam situações inesperadas. Porém, o fato de ter um plano ajuda você a definir uma direção e fazer escolhas inteligentes mesmo diante de inesperados. E a boa parte é que com um bom planejamento você pode fazer ajustes ao longo do caminho, melhorando cada vez mais. É isso o que nós fazemos juntos no treinamento Planejando Sua Vida.

Com a clareza sobre o que você quer da sua vida profissional, você pode pensar mais estrategicamente sobre quais tipos de ofertas de emprego você deve recusar, quais pode talvez considerar e quais deve com certeza aceitar. Veja que desta maneira você está ampliando a quantidade de fatores de influência em sua decisão, indo muito além do pagamento de salário.

No começo de carreira, os salários não costumam ser muito altos. Então mesmo uma diferença de grande porcentagem sobre um salário baixo não deve ser o que vai definir qual oferta de emprego você vai aceitar. 

Se a opção A paga mil… e a opção B paga mil e cem, você pode achar que a diferença de dez por cento do trabalho na empresa B é melhor. Porém, talvez a empresa da opção A (que paga menos) ajude a abrir portas no futuro para que você ganhe vinte mil como diretor. E a empresa B levou você a um caminho diferente em que no futuro ganha dez mil como diretor.

Aceitar o primeiro emprego somente pelo salário oferecido é um erro estratégico que pode custar muito mais dinheiro no futuro. Por isso, pense sempre no longo prazo, pense sempre no que vai estar mais alinhado com o seu planejamento. Procure a opção que tenha a peça mais bem posicionada para iniciar um efeito dominó que leve você pelo caminho que você mesmo definiu no seu plano de carreira.

Se não puder recusar um primeiro emprego ruim, então utilize esse trabalho apenas para pagar as contas.

Seria ideal que todas as pessoas tivessem a oportunidade de guiar as suas próprias carreiras de acordo com as suas próprias preferências.

Mas todos nós sabemos que na vida real nem sempre funciona assim. Muitas vezes profissionais em início de carreira são praticamente obrigados a aceitar primeiros empregos ruins simplesmente porque precisam pagar as contas.

Se você estiver nessa situação, então tente encarar essa limitação também de forma estratégica. Aceite a oportunidade que apareceu para você. Mas pense nessa oportunidade apenas como um trampolim para ser capaz de ir para o próximo estágio. Mesmo um trabalho indesejado pode ser usado como um meio para você pagar as suas contas, juntar algum dinheiro e então procurar uma nova oportunidade que esteja alinhada com o plano de carreira que você montou.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Faça o seu trabalho da melhor forma que você puder para receber o salário e pagar suas contas. Mas não se contente com isso. Em paralelo, busque outras oportunidades, estude para se aprimorar, siga o plano de carreira que você traçou.

Se você tiver clareza sobre o que você quer desse primeiro emprego ruim e sobre quais são os seus objetivos de longo prazo, essa experiência inicial não vai guiar o restante da sua carreira.

Por isso, não caia na armadilha de se acomodar nesse primeiro emprego ruim. Lembre de que este é um meio para pagar as contas, mas que não é isso que você deseja para a sua vida profissional. Seja ambicioso. Continue buscando aquilo que você colocou no seu plano de carreira.

Fazendo isso, você vai agir como um dos pouquíssimos profissionais que assumem o controle da própria vida. Como um dos poucos que sabem aonde querem chegar e executam estratégias pensadas com antecedência para chegar a esse destino da melhor forma possível.

Para começar a sua carreira do jeito certo, você precisa parar, sentar e refletir sobre o que você quer para o seu futuro profissional. Em vez de aceitar a primeira oferta de emprego que apareça pela frente, elabore primeiro um planejamento de vida, um plano de carreira que alinhe o que você quer para a sua vida pessoal e profissional.

No curso Planejando Sua Vida, você descobre como montar passo a passo um planejamento assim. Um plano que cubra não apenas a sua carreira, mas também os seus valores pessoais, os seus objetivos de vida, os hábitos e as ações que você precisa executar para ser a pessoa que você deseja ser.
Você pode ver uma aula especial do curso Planejando Sua Vida agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/planejandosuavida