Produtividade Arata! Se você deseja criar novos hábitos que sejam úteis para seu futuro, então anote aí: é necessário desenvolver consistência. Consistência é o hábito de fazer todo dia o que é importante.
1. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.
Para criar bons hábitos, você precisa desenvolver a sua consistência. Consistência é uma habilidade como qualquer outra e portanto pode ser praticada.
E se você está pensando que dá preguiça praticar, que é cansativo, aqui vai uma dica de amigo:
Sabe qual é a atividade mais cansativa de todas?
É aquela que só ficamos pensando em fazer mas não começamos.
Você com certeza sabe do que eu estou falando. Pensa naquela atividade que você precisa fazer, está todo dia pensando que precisa fazer… só que fica enrolando. Isso é desgastante. Essa culpa que nós carregamos em enrolar, em procrastinar, é algo que vai nos cansando por dentro.
Por isso, sempre faça a comparação entre qual é o desgaste que você terá entre enrolar ou fazer agora. Enrolar é desgastante por causa da culpa que temos em procrastinar. Por isso geralmente, vale a pena agir agora e assim sofremos por menos tempo. E a vantagem indireta dessa escolha é que ela aumenta a nossa consistência.
Quando eu tenho consistência eu nem mesmo fico pensando se vou fazer ou não. Não fico pensando quando vou fazer. Não penso como farei. Eu simplesmente vou e faço pois essa prática é natural e faz parte da minha rotina.
2. Consistência não depende do nosso humor
O humor varia. Pra você aprender a criar bons hábitos, esqueça a falsa crença de que você precisa estar sentindo um humor específico pra dar início.
Quem é consistente não fica com desculpas dizendo que não está inspirado. Faça chuva ou faça sol, as pessoas consistentes colocam a mão na massa.
Um atleta campeão não fica esperando o dia que está com disposição pra ir treinar. Mesmo que ele esteja com sono, com preguiça, chateado, ele mesmo assim comparece ao treino. E conforme o treino começa ele vai naturalmente entrando no estado emocional desejado.
Entendeu? Não fique esperando que venha a inspiração pra depois tentar ser consistente. Primeiro seja consistente e é assim que a inspiração chega até você.
Consistência é fazer o trabalho de forma habitual, não apenas nos dias em que estamos motivados e com uma clareza de visão mas também nos dias em que não estamos a fim. Não depende do nosso humor porque o humor varia.
3. Os dias podem passar devagar, mas os anos passam rápido.
Nós temos a tendência de exagerar nas nossas expectativas do que podemos realizar em um dia. E temos a tendência de ser muito modestos nas expectativas do que podemos alcançar em um ano.
As atividades da prática consistente e diária, mesmo que pequeninas, acabam se somando e trazem resultados espantosos ao longo dos anos. Os dias podem passar devagar, mas os anos passam rápido. Lembre-se disso no dia que estiver com preguiça para realizar sua prática consistente. Vai valer a pena.
Aquilo que nós fazemos todos os dias tem uma importância e impacto muito maiores do que aquilo que nós só fazemos de vez em quando.
E agora eu te pergunto: o que é que você quer ver sendo realizado pelos próximos anos? E o que você vai fazer com consistência pra que isso se realize? No meu caso eu estou constantemente escrevendo, pesquisando, trabalhando com pessoas, fazendo aperfeiçoamento nos treinamentos. E isso é com consistência: estou todos os dias sempre vendo ângulos diferentes de desenvolvimento pessoal e é algo que eu amo. É por isso que a Arata Academy tem o lema “Você melhorando sempre”
4. Para construir hábitos, mantenha-se em movimento
A consistência parece difícil, mas no final das contas ela facilita a vida. Como assim?
É difícil ser consistente pois haverá os dias que teremos preguiça e não queremos realizar a prática do hábito. ENTRETANTO, caso essa resistência seja superada, ganhamos embalo. Nós nos mantemos em movimento. E, assim, reduzimos a resistência pra próxima prática.
Lembre-se do conceito de inércia: a propriedade de que o objeto parado tende a ficar parado e o que está em movimento tende a ficar em movimento.
Portanto, cuidado quando vem a vontade de parar, mesmo que só um pouquinho. Quando eu paro, eu esqueço onde eu estava. Eu tenho que aquecer de novo, tenho que resgatar aquele estado de espírito, aquela inspiração, aquela visão, lembrar de quais são as pessoas envolvidas, qual é a expectativa delas, o que eu posso entregar. Eu perco os hábitos complementares, aqueles que nós vimos no episódio anterior em o link aqui.
Entende? Não é apenas a atividade em si que precisa ser executada, tem todas essas informações contextuais que eu vou perdendo com o tempo. E quanto mais dias se passam sem que eu retome a prática, mais difícil vai ficando.
Por isso eu quero consistência pra construir hábitos. Pra manter os projetos fresquinhos na cabeça e fica mais fácil continuar a cada dia.
Uma dúvida que as pessoas geralmente possuem é sobre como conseguir se concentrar, como ter foco para finalmente conseguir ter a consistência.
Se você quer ativar ao máximo o seu poder de foco, então eu deixo um convite: clique o link aqui porque é o foco que ajudará nos momentos de dificuldade em manter a consistência. Num mundo tão cheio de distrações, precisamos aprender a proteger aquilo que é importante realizar hoje e colher os resultados de longo prazo.
Lembre do custo de deixar as coisas pra depois. Se você sabe que é importante aumentar seu foco pra colher melhores resultados nos seus objetivos, quanto mais cedo você resolver a sua falta de foco, melhor. Por isso, visite agora o link pra resolver isso imediatamente. Tamos juntos.