Como desenvolver o hábito de estudar todo dia?

Produtividade Arata! Antes de mais nada, por que precisamos de desenvolver o hábito de estudar todo dia? Isso é importante especialmente para quem quer estudar, porém está com dificuldade. Se você precisava ter estudado, mas acabou esquecendo, se a correria te atrapalhou, se deu preguiça, se alguém te convidou para um evento e você pensou que conseguiria estudar quando voltasse pra casa e não deu certo, então você já está dentro do grupo de pessoas que precisa desenvolver o hábito diário de estudo. E o motivo é que o hábito é necessário pro seu estudo, pois a força de vontade é limitada.

1. A força de vontade é um recurso escasso

Quem é empolgado demais e acaba desistindo das coisas com o tempo já sabe disso. O problema não é o nosso entusiasmo inicial: o problema é manter o entusiasmo ao longo do tempo mesmo diante da correria do dia a dia. A correria faz com que a gente deixe a nossa tarefa desejada pra depois (no caso, o estudo acaba ficando pra mais tarde e nunca dá tempo).

Mas além da correria, tem também momentos que ficamos com preguiça. Tem dias que acabamos passando por alguma frustração, um episódio estressante que nos esgota emocionalmente. Nesses casos também ficamos sem aquela motivação necessária pra estudar.

A explicação para esta situação é que diferentes fatores externos (correria, preguiça, estresse) acabaram consumindo a nossa força de vontade. Existe um pesquisador que conta o seguinte: eles assaram uns biscoitos muito gostosos, e chamaram alguns participantes para resolver exercícios de raciocínio lógico. A sala do experimento estava com aquele cheirinho delicioso de biscoito que tinha acabado de sair do forno. E daí metade do grupo de participantes podia comer os biscoitinhos, e a outra metade estava proibida de comer os biscoitos: eles tinham que comer rabanete.

O resultado foi que o grupo que precisou gastar força de vontade se controlando pra não comer os biscoitos não teve força de vontade pra ficar fazendo a prova muito tempo. Eles ficaram na média apenas oito minutos e já desistiam dizendo que o desafio era impossível. Eles não conseguiam se concentrar muito.

Já o grupo que estava autorizado a comer os biscoitos passou cerca de 19 minutos diante do desafio. Ou seja, a perseverança foi mais alta no grupo que não desperdiçou força de vontade tendo que se segurar diante dos biscoitinhos. E você já sabe, por causa do episódio 39 que a perseverança é um elemento fundamental pra quem quer estudar e aprender.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

2. Quando você gasta sua força de vontade em outro lugar, fica mais difícil estudar

Para fins didáticos, você pode imaginar que todo dia você acorda com um baldinho cheio de força de vontade. E dependendo dos acontecimentos do seu dia, esse baldinho vai esvaziando. Tem vezes que basta dormir que no dia seguinte o balde enche, mas tem vezes que podem passar dias, semanas e o balde vai continuar vazio.

Por isso é que você vê as pessoas que fazem dieta e conseguem emagrecer bastante por causa da força de vontade, mas se acontece algum acidente na família, alguma desilusão amorosa, alguma frustração profissional, o que acontece? A pessoa perde aquele autocontrole e volta a comer tudo errado e acaba engordando de novo. A força de vontade foi esgotada, o baldinho esvaziou. 

3. Quando você cria hábitos, não vai precisar gastar força de vontade

Pra realmente criar o hábito, você precisa baixar e ler inteirinho o ebook gratuito que eu escrevi para você. É só visitar o link aqui.

Anote aí: a dica mais importante é priorizar.

Você não come todo dia? Não dorme todo dia? Não escova os dentes todo dia? Isso não é algo opcional. É algo que você faz sempre, independente de chover, de estar ocupado, de estar chateado. É neste nível de prioridade que você tem que encarar o seu estudo. Não interessa o que acontecer, você vai estudar e pronto, isso não é negociável.

Escuta aqui: Se você não priorizar, sempre vai ter alguma desculpa pra não estudar. Sempre vai ter uma mudança de planos, sempre alguém vai te pedir alguma coisa, sempre vai acontecer o tal do imprevisto. Não é engraçado como os imprevistos no final das contas são previsíveis?

Preste atenção: sem priorizar, você sempre vai ser distraído por “imprevistos”.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Como se blindar contra os imprevistos? Priorizando. Naquele horário do estudo, você está levando o estudo a sério, como prioridade máxima. Se o telefone tocar, você não atende. Pode ser o Silvio Santos te telefonando pra te dar um carro zero quilometro, mas isso não te interessa. Pode ser aquela paquera te chamando finalmente pra quem sabe rolar algo – também não interessa. NADA interessa a não ser o estudo. As pessoas que esperem. Aliás você desativa o telefone pra não falar com ninguém. Se alguém na sua casa te perguntar alguma coisa, te chamar pra ver um negócio interessante na televisão, você não responde. Aliás, você avisa eles que vai ficar priorizando o seu estudo e fecha a porta. Ou melhor ainda sai de casa e vai pra uma sala de estudos.

Se em vez disso você estuda com o celular ligado, usando o computador com uma aba aberta no Facebook, se você estuda no meio da sala junto com sua família inteira, com a televisão ligada, você está basicamente implorando pra ser interrompido. O imprevisto é totalmente previsível nesta situação.

Lembre-se de baixar o ebook Como Criar e Modificar Hábitos, que está gratuitamente disponível pra você fazer download em o link aqui.

Dica extra: se num dia que está realmente complicado e você não puder estudar, não deixe passar em branco só porque você não poderá fazer seu estudo perfeitinho. Não é o fato de você não ter os 90 minutos que você sempre dedica pro seu estudo que você não vai estudar absolutamente nada. Dê um jeito de espremer pelo menos 30 minutos, que é melhor do que nada. Ou dez minutos. Ou cinco minutos.

Mas NUNCA, NUNCA deixe o dia passar sem realizar aquele ritual de fazer a atividade. Lembra do calendário que nós ensinamos no episódio da semana passada? Você tem que marcar XIS todos os dias, sem exceção. Visite agora o link aqui e baixe agora o livro completo com detalhes para você construir o hábito de estudar todos os dias