Como dizer não para seu supervisor no trabalho

Produtividade Arata! Se você precisa aprender a dizer não no seu trabalho e dizer não para seu chefe, este vídeo é para você.

Na sua carreira profissional, será muito comum você encontrar situações em que o grande volume de trabalho e alto nível de demanda podem te sufocar e comprometer a qualidade do seu trabalho. Nestes casos, será importante que você saiba dizer não no contexto profissional.

Todos precisam dizer não no trabalho. Isso inclui desde o estagiário ate o diretor presidente, mas existe a maneira certa e a hora certa para isso se você deseja manter uma postura profissional. Se você não domina essa habilidade, você pode ter medo e receio de dizer não por medo de parecer que você não deseja trabalhar em equipe. O que você vai aprender aqui é exatamente o contrário: pelo fato de você saber trabalhar em equipe é que você vai apresentar o seu não da maneira correta, com profissionalismo.

1. Pense antes de responder 

No ambiente profissional, a palavra NÃO ajudará você a evitar fazer promessas vazias. Você sempre precisa considerar o contexto das outras atividades que já fazem parte da sua lista de tarefas. Essa organização é necessária para você não ficar afobado.

Não diga SIM a todo pedido se isso significa que você vai frustrar seus colegas por não conseguir manter sua palavra.

Uma postura profissional é primeiro analisar o que está sendo pedido, pensar a respeito e assim dar uma resposta mais consciente e realista. E para isso você tem que utilizar a escuta ativa.

Tenha certeza de compreender exatamente qual é a nova tarefa que está sendo solicitada. Entenda qual é o escopo e qual é o nível de detalhes.

2. Imagine como você vai realizar a atividade e comunique

Na comunicação profissional, você primeiro quer entrar em acordo com relação ao escopo da atividade e qual é tipo de estratégia que você vai utilizar para implementar o pedido. Isso permite criar uma expectativa realista de quanto tempo isso vai exigir de você.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Com base na sua experiência, tente imaginar mentalmente como será o processo que você precisa realizar. Que tipo de informações você vai precisar, quanto tempo vai demorar para que você possa processar o material, revisar o que você preparou e finalmente entregar.

Explique qual é a estratégia que você pretende utilizar. Esta parte é muito importante. Muitas vezes você será ineficiente se estiver realizando alguns detalhes que são desnecessários. Essa é uma dica especialmente importante para quem gosta de caprichar. Acontece que tem vezes que esse capricho adicional apenas consumiu tempo de forma ineficiente, deixou você estressado e seu chefe ficou aborrecido por causa do atraso.

Por isso a comunicação clara é fundamental. Se você deseja aprender a se comunicar melhor, então conheça o curso Como Dizer Não, que é um curso de comunicação e inteligência emocional visitando o link aqui.

3. Verifique o que você já está realizando

Antes de se comprometer, você precisa também verificar quais são as tarefas com as quais você já está envolvido.

Não precisa entrar em muitos detalhes, seja objetivo, com assertividade e postura profissional. Nada de resmungar, se fazer de vítima ou ficar afobado. Você tem que entender que você e seu supervisor desejam fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis e para isso é necessário deixar todas as cartas na mesa.

Explique qual é a data que você prometeu entregar cada um dos demais projetos. Em algumas empresas, você trabalha apenas com um supervisor geral. Alguns outros casos, você pode estar sob a responsabilidade de mais de um supervisor ou trabalhando com múltiplos departamentos simultaneamente.

Caso você só tenha um supervisor, é mais fácil pois foi ele quem fez os outros pedidos para você. E é ele quem tem condições de explicar para você qual dos pedidos é prioridade.

Caso as outras coisas que você está realizando tenham sido solicitadas por outros departamentos, é necessário você entender como funciona a hierarquia da sua empresa, pois talvez seja melhor que o seu chefe se entenda diretamente com os chefes dos outros departamentos.

4. Entenda qual é a posição que você ocupa na empresa

Existem outras situações em que você possui a capacidade de realizar atividade, mas você não gostaria de fazer.

Vamos supor que é necessário que alguma pessoa da sua empresa precise fazer uma atividade ingrata como ir buscar um documento no outro lado da cidade. Não faz parte do tipo de trabalho pro qual que você foi contratado. Você não quer ir. Mas é algo que precisa ser realizado pessoalmente por alguém da empresa.

Neste exemplo, se o seu supervisor escolheu você para a tarefa ingrata, você tem que perceber qual é o grau na hierarquia que você ocupa.

Uma situação é se você já é um profissional com décadas de experiência, acumulando crédito por já ter ralado muito, por ter se dedicado quando foi necessário e hoje ocupa uma posição superior, se o valor da sua hora é alto e a empresa precisa de você para realizar atividades mais valiosas, é bem mais provável que você tenha condições de se recusar. Você já pagou o preço adiantado para ter esse poder de determinação sobre a sua carreira.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Agora, se você é recém formado e está ainda numa baixa posição hierárquica, o valor da sua hora é menor e você tem que reconhecer que tem pouco poder de negociação. Tem que ter a humildade de entender que precisa ralar mais.

E aí, será escolha sua querer continuar nesta empresa ou procurar outro lugar para trabalhar, dependendo da proporção de tarefas ingratas que você tenha que continuar fazendo constantemente. Se você continuar com este emprego, a escolha sua e é você que está aceitando constantemente realizar atividades que você não tem vontade.

5. Entenda e aceite as consequências realistas

Eu tenho certeza que alguns de vocês estão pensando que é uma grande inocência acreditar que você tem a capacidade de dizer não no trabalho. Eu sei que vai ter gente comentando dizendo que se disser que não vai ser demitido. Será mesmo?

Pense comigo. Caso você tenha uma postura profissional explicando respeitosamente quais são as suas capacidades, o que você já está realizando e solicitando encontrar qual é a sequência de prioridades, o normal é que você seja respeitado como um profissional sério que deseja fazer o melhor uso possível do seu tempo.

Entretanto, caso você esteja agindo com alto nível de profissionalismo e mesmo assim o seu supervisor dê um xilique e resolva punir você, o que isso significa? É um sinal de que você está trabalhando no lugar errado. É uma falta de profissionalismo do seu supervisor.

A sua empresa e o seu supervisor possuem a responsabilidade de proporcionar a você os recursos e os desafios adequados para que você possa concluir o que é solicitado. Caso seja solicitado algo que você não pode realizar, é responsabilidade sua explicar de forma profissional quais são os limites que você pode executar. O errado é você receber um pedido impossível, não dizer nada e simplesmente não entregar na data prometida.

Vamos ilustrar com um exemplo: imagine que o seu supervisor pediu que você realize um relatório para hoje. Mas você tem outros dois relatórios que também são para hoje que você já prometeu entregar. Em outras palavras, você não tem a capacidade de entregar o terceiro relatório também. É responsabilidade sua explicar isso. E, assim, vocês dois vão juntos determinar qual é a prioridade. O que você não deve fazer é ficar quieto, entrar em colapso ou entregar três relatórios mal realizados vou ficar sofrendo sozinho trabalhando com raivinha acumulada. Você precisa de assertividade para falar com clareza e profissionalismo.

Você não é obrigado a automaticamente dizer sim para tudo. Aliás, isso seria uma falta de profissionalismo pois cedo ou tarde você vai acabar fracassando em entregar o que você prometeu ou, pior ainda, para dar conta daquilo que você prometeu, você vai fazer muitas horas extras e depois se sentir vítima ou ficar nervosinho, isso se não entrar em colapso total. Não faça promessas vazias.

Tenha uma postura profissional de avaliar quais são as diferentes tarefas e use sua boa comunicação para determinar qual é o escopo de cada atividade (pra você não fazer coisas que são desnecessárias que não foram pedidas), entender quais são os recursos disponíveis e qual é o tempo realista de entrega. Para isso, visite o site e aprenda no curso Como Dizer Não a desenvolver habilidades profissionais de comunicação, negociação e assertividade.