Produtividade Arata! Hoje nós temos algo diferente. Esta aqui é uma técnica especial pra quem tem listas GIGANTESCAS de afazeres.
Se você for do tipo de pessoa que tem muitas atividades, acaba se perdendo numa lista de afazeres que é muito comprida e daí sente frustração e ansiedade, então esta dica simples vai te ajudar.
1. Entenda quando NÃO usar aplicativos digitais!
Pra lidar com listas gigantescas, não é boa ideia usar aqueles aplicativos de listas de tarefa, e o motivo é que a própria arquitetura do aplicativo permite a gente a se empolgar demais e apenas apertar ENTER e daí já cria mais um item pra fazer.
Essas ferramentas geralmente complicam mais e deixam nossa lista ainda maior.
Se você ainda está vendo este vídeo logicamente você faz parte do grupo de pessoas que tem muito entusiasmo, que quer abraçar o mundo e portanto se envolve em muitas tarefas, talvez tenha aquela vontade de dizer sim pra tudo e daí chega uma hora que se pergunta “mas como é que eu vou ter tempo de fazer tudo isso”?
E de repente as coisas começam a desmoronar, pois um compromisso atrasado aqui, uma coisa que a gente queria ver mas já passou e ainda continua na lista… de repente nós perdemos o entusiasmo até de olhar pra nossa lista de afazeres. E daí procrastinamos.
2. Listas de tarefas gigantescas nos sobrecarregam
Se você estiver assistindo esse vídeo e pensando “isso não é pra mim”, este caso, não tem problema, confira os outros vídeos que nós temos no nosso canal aqui do youtube e com certeza haverá algum vídeo que melhor se encaixa no seu estilo de vida.
Porém caso você tenha escutado essa descrição de quem está com listas de tarefas assustadoras e que dá medo só de pensar nelas, então se prepara pois a dica de hoje é pra simplificar sua vida. Vamos deixar um pouco de lado as listas de afazeres do nosso laptop ou do nosso tablet, smartphone. O digital tem essa facilidade pra gente viajar demais e assumir muita coisa, ficando difícil se organizar.
3. Simplifique
O que vamos usar é um bloquinho pequenino destes Post-It. Ele é perfeito pois este aqui é o espaço que nos limita a manter o foco.
Vamos priorizar. Todo dia, de manhã, vamos pegar uma folha nova e escrever com caneta quais são as atividades que nós vamos realizar neste dia. No final do dia eu vou olhar com orgulho pra essa folhinha e dizer “resolvi tudo”.
4. Saiba escrever a tarefa de forma realista
Então na hora de descrever a tarefa, logicamente eu não vou escrever algo gigantesco como “finalizar minha tese de doutorado” ou “ser aprovado no concurso público”, pois esses são projetos grandes que envolvem múltiplos passos.
Eu vou escrever no papel a tarefa específica que tem começo meio e fim que eu vou realizar hoje. Então por exemplo eu escrevo “realizar a leitura dos capítulos sete e oito do livro tal”.
Entende? Algo mensurável e realista que eu me comprometo a fazer hoje e que faz a diferença na minha vida hoje.
Isso vai ajudar muito no meu foco do dia. A dica de hoje é especialmente importante pras pessoas que especificamente estão perdidas com uma lista muito grande de tarefas.
Muito cuidado com a tentação de procurar pelos aplicativos modernos de gerenciamento de tarefas e compromissos. É justamente a facilidade em criar novos itens nesses aplicativos que acaba trazendo o problema das listas gigantescas e impossíveis de serem processadas.
Quando simplificamos, podemos aumentar o foco de forma realista naquilo que pode ser iniciado e concluído em um único dia. E assim seguimos um passo de cada vez, bem implementado e com a sensação de dever cumprido.
Aliás, pra todo mundo que tem interesse em aumentar o foco, eu quero aproveitar e contar que nós temos um treinamento completo e bem específico sobre foco, visite agora o link aqui.