1. Introdução: Será que este material é para você?
Você que foi alfabetizado na escola primária já sabe como ler um livro. Mas será que você sabe ler bem?
Apenas a alfabetização elementar não é suficiente. Afinal de contas, um analfabeto funcional é aquele que também consegue ler, consegue decifrar as letras e palavras, consegue ler frases em voz alta. E infelizmente o apesar do analfabeto funcional conseguir ler, ele não consegue compreender a informação que foi lida.
Dou parabéns a você por estar aqui conosco. Você tem interesse em melhorar a maneira como lê. E a maioria das pessoas nem mesmo se questiona sobre a qualidade da própria leitura. É de grande importantância melhorarmos nossa capacidade de leitura e compreensão. A estratégia que usamos na leitura fará toda a diferença na aquisição de conhecimento.
Ler melhor é importante pois os livros são uma valiosa fonte de sabedoria que nos é entregue pelos melhores pensadores e realizadores da humanidade.
Quando duas pessoas estão lendo um livro, aparentemente elas estão realizando a mesma atividade. Porém, dependendo da estratégia utilizada, uma das pessoas terá adquirido grande conhecimento… enquanto a outra não terá o mesmo benefício. Qual é a diferença entre elas? É o uso da leitura ativa em vez da leitura passiva.
Contando com a leitura ativa, podemos aproveitar os livros como se fossem professores ao nosso lado. Os livros podem nos ensinar algo mesmo quando seus autores possam não estar entre nós. Isso é uma ótima notícia, porque isso significa que temos acesso às maiores mentes da história da civilização!
Então, para você que deseja ler livros de forma rápida e eficiente, tenho prazer em oferecer a você este Resumo Arata Academy da obra “Como Ler Um Livro” (How to Read a Book) de Mortimer Adler. É um clássico escrito em 1940 e revisado em 1972 com Charles Van Doren, e nos fornece diretrizes para a leitura crítica de livros de qualidade (já vou te explicar em breve o que é um livro de qualidade).
Com este Resumo Arata Academy, nossa intenção é tornar o material ainda mais atual, pois com a Internet, mídias sociais e tecnologia, existem técnicas ainda mais recentes que você precisa aprender.
Você vai aprender como dedicar menos tempo aos livros que trazem pouco valor… e dedicar mais tempo aos livros de qualidade, que aumentarão seu conhecimento.
Agora… talvez você esteja pensando: “Um livro sobre como ler um livro? Que bobagem! Será que eu vou precisar de um livro para ler o livro sobre como ler um livro?”
E o motivo de um estranhamento inicial é que você talvez acredite que não precisa de aprender a ler um livro. Você pode até ler bastante… mas provavelmente existem muitos pontos em que é possível melhorar.
Infelizmente, assim como a maioria das pessoas acha que dirige melhor do que a média dos motoristas (fonte), há uma boa chance de você não conhecer as suas próprias falhas.
Para melhorar a leitura, você não pode ser um leitor passivo e esperar que todas as informações relevantes caiam no seu colo, fluam imediatamente para você. Você deve investigar. Obter o que você deseja de um livro requer trabalho.
Ler é uma tarefa ativa e requer habilidade. A leitura é uma atividade. Portanto, a leitura deve ser ativa, não passiva. E por ser uma tarefa ativa, requer habilidade. Hoje você vai desenvolver esta valiosa habilidade.
Como resultado prático deste Resumo Arata Academy você aprenderá exatamente o que fazer para desenvolver sua habilidade de leitura. Vamos começar com algumas dicas gerais e depois partiremos para as dicas mais específicas e avançadas.
2. Dicas gerais de leitura
Ler bem é fazer as perguntas certas na ordem certa e buscar respostas.
Existem quatro perguntas principais que você precisa fazer em cada livro:
1 – Sobre o que é esse livro?
2 – O que está sendo dito em detalhes e como?
3 – Este livro é verdadeiro no todo ou em parte?
4 – E daí?
Lembre-se sempre que a sua quantidade de tempo é limitada. Você deve sempre proteger seu tempo evitando ler material desnecessário. É para isso que servem os resumos: para proteger seu tempo.
Obviamente, um resumo não tem a intenção de substituir a leitura de um livro. O papel do resumo é proteger seu tempo, entregando o máximo de informação no menor tempo possível.
Tenha em mente que cada tipo de livro contém diferentes estruturas e motivações. Com experiência você será capaz de classificar os livros e fazer as devidas adaptações na leitura.
Em alguns casos, apenas ler o livro não será suficiente para a compreensão. Será necessário consultar outros livros para um suporte e referência. É assim que vamos adquirir a base de preparo necessária para poder realmente absorver aquele conhecimento.
No caso de leitura de grandes autores, pode ser interessante consultar a ordem em que seus livros foram escritos. O motivo é que eles podem desenvolver as ideias ao longo de diferentes obras publicadas.
2.1 Realize suas anotações
Lembra que dissemos que a leitura ativa permite você dialogar com o autor? Então é com as anotações que faremos esta interação com o livro. Não tenha receio de fazer anotações na página, obviamente desde que o livro seja seu!
Pegue seu lápis e tome notas e adicione referências nas páginas.
Além de fazer anotações com suas palavras, utilize outras maneiras de deixar seus destaques, como por exemplo sublinhando, circulando, e usando páginas dobradas.
Sintetize, escrevendo nas margens, na parte superior e na parte inferior das páginas.
Nos pontos chave do livro, reescreva com suas próprias palavras. Este é o maior exercício que você pode fazer para comprovar que entendeu aquela informação.
2.2 Realize um esforço para a verdadeira compreensão
Para elevar nosso nível de conhecimento e conseguir benefícios na leitura, devemos ler livros de qualidade, que estão acima da nossa capacidade atual.
Os livros de qualidade são aqueles que merecem o nosso tempo e atenção. Livros de qualidade merecem ser lidos mais de uma vez. Quanto mais esforço, melhor.
Nossa leitura dos livros de qualidade envolverá esforço pois faremos perguntas, anotações, resumos e críticas. O objetivo é crescer nosso nível de conhecimento até o nível do autor.
A chave para absorver e compreender textos é aplicar as técnicas diretas e simples que envolvam leitura ativa que você está aprendendo aqui.
Em vez de aceitar cegamente todas as ideias do autor, questione. Isso é ser um leitor ativo. A leitura ativa nos permite analisar e avaliar informações de forma inteligente.
De outro lado, a leitura passiva apenas permite memorizarmos sem entendimento. Não queremos apenas regurgitar fatos sem a profunda compreensão. Desejamos um verdadeiro conhecimento.
Quando não existe esforço de leitura ativa, isso significa que estamos simplesmente lendo informações. É assim que a maioria das pessoas lê. Mas a maioria das pessoas não está aprendendo nada de novo.
3. Os quatro níveis de leitura
Para lermos melhor, precisamos dominar os quatro níveis de leitura. Não há como progredir para um nível mais alto sem dominar os níveis mais básicos.
1 – O primeiro nível é a leitura elementar, que transforma símbolos em informação;
2 – O segundo nível é a leitura de inspeção, no qual obtemos o máximo de um livro em um período curto de tempo;
3 – O terceiro nível é a leitura analítica. Nela, faremos a leitura completa para compreensão; e
4 – O quarto nível é a leitura sintópica, em que vamos explorar um assunto através de leitura ampla.
3.1 Leitura elementar
A leitura elementar é a habilidade de transformar símbolos em informação. É esta habilidade que diferencia o indivíduo alfabetizado do indivíduo analfabeto. Porém, apenas ser alfabetizado não significa muita coisa, pois muitas pessoas são analfabetas funcionais: apesar de conseguir ler palavras, não são capazes de raciocinar a respeito do que foi lido.
Para dominar o primeiro nível, da leitura elementar, você apenas precisa saber entender como as letras formam sílabas. E como as sílabas formam palavras. Não requer grande capacidade intelectual.
A base da leitura elementar é geralmente adquirida na nossa infância durante o processo de alfabetização.
Apesar deste estágio ser o mais básico de todos, todos nós temos espaço para evoluir nele. Por exemplo, podemos aumentar a velocidade da leitura. Devemos melhorar a compreensão, interpretar diferenças de contexto, expandir o nosso vocabulário. Devemos melhorar sempre inclusive no nível da leitura elementar.
Sobre a leitura dinâmica.
Uma melhoria importante que todos podemos fazer é ler com a velocidade apropriada. A maioria dos cursos de leitura dinâmica se concentra em dois truques:
Reduzindo fixações – O número de saltos que seu olho faz. Nossa leitura não é feita com um movimento continuado pelas linhas de texto. Os olhos fixam o foco em uma parte da linha, como se estivessem registrando uma fotografia. Esta fixação dura menos de meio segundo geralmente. Logo, saltamos para o próximo pedaço onde faremos a próxima fixação. Para lermos mais rápido, temos que reduzir a quantidade de fixações e também torná-las mais rápidas.
Reduzindo regressões – O tempo que gastamos relendo por não ter compreendido aquele conteúdo na primeira leitura.
A solução para ambos é tão simples quanto passar um lápis pela página enquanto você lê a um ritmo ligeiramente mais rápido do que você se sente confortável.
Com a prática, isso ajudará você a reduzir os maus hábitos e aumentar sua velocidade de leitura.
Para uma aula detalhada sobre como multiplicar sua velocidade de leitura em quatro vezes, clique aqui para acesso completo ao curso Como Aprender Mais Rápido.
3.2 Leitura de inspeção
Lembre-se que sua quantidade de tempo é limitada. Por isso, usaremos a leitura de inspeção para absorver os fundamentos de um livro em um período curto de tempo. Queremos rapidamente entender que tipo de livro temos diante de nós.
Fazemos a leitura de inspeção para aumentar a produtividade.
A leitura de inspeção permite decidir se estamos diante de um livro de qualidade que vale nosso tempo.
Caso a leitura de inspeção nos mostre que não é um livro de qualidade, ou que se trata de um livro que não é de nosso interesse atual, a melhor coisa é buscar outros livros. Não vamos desperdiçar tempo com o que não vale a pena.
Talvez você já tenha ouvido críticas sobre a maneira das pessoas não lerem conteúdo em detalhes. Em textos da Internet, isso é chamado de “skimming/scanning” ou “leitura vertical”, em que apenas olhamos rapidamente os principais pontos de um artigo. Isso não é necessariamente ruim: quando fazemos este skimming, queremos decidir que vale a pena ler o material com mais atenção. Por isso, deixe o preconceito de lado e aumente o rigor no seu critério para escolher o que você vai colocar na sua lista de leitura mais atenta.
Se você está diante de um livro de qualidade, então vai querer fazer uma segunda leitura. E a esta primeira leitura de inspeção permite que você tenha uma visão do todo, que ajudará na compreensão nas próximas leituras.
Faremos a leitura de inspeção em duas etapas: pré-leitura e leitura superficial.
3.2.1 Pré-leitura
A pré-leitura é uma verificação rápida do livro, lendo o prefácio, estudando o índice e o as primeiras páginas. Isso deve lhe dar conhecimento suficiente para entender os capítulos do livro cruciais ao argumento do autor.
Utilize estas dicas para a pré-leitura:
1 – Leia o título das páginas e o prefácio para entender o que esperar da leitura. Estude o índice e sumário para obter um senso geral da estrutura do livro;
2 – Busque as passagens chave do livro;
3 – Leia as notas do editor para compreender o contexto;
4 – Folheie o livro inteiro, lendo alguns parágrafos e páginas pelo livro, com foco especial no final de cada capítulo, buscando pelas teses e argumentos principais;
5 – Faça perguntas organizadas sobre o que está lendo;
6 – Leia as últimas páginas de cada capítulo, pois poucos autores são capazes de resistir à tentação de resumir o que consideram novo e importante em seu trabalho nessas páginas.
A pré-leitura ajudará você a ter uma visão do todo e também a colocar o livro em uma categoria. Leia o índice, que lhe dará uma ideia do mapa do livro. Onde o livro quer chegar?
Entenda a linguagem do livro. Quais são os tópicos abordados? Quais são os outros autores de referência mencionados? Quais são os termos técnicos e jargão relevante?
Identifique os pontos principais. Quais são os capítulos em que a teoria principal do livro é apresentada?
Pule diretamente para o final. Os autores geralmente resumem o trabalho nas últimas páginas. Lembre-se que você está diante de um livro de não-ficção e portanto não é necessário que você se surpreenda no processo de leitura. Ao contrário: você deseja saber o mais rápido possível qual é a conclusão do material. Utilize os últimos capítulos do livro, que é onde autores resumem as ideias mais importantes do trabalho.
Todas essas técnicas ajudam você a decidir se o livro merece seu tempo e atenção.
3.2.2 Leitura superficial
Caso você goste do que viu durante a pré-leitura, realize agora a segunda parte da leitura de inspeção: a leitura superficial.
A leitura superficial é usada quando você está lendo um livro que está acima do seu nível. Um livro difícil. A dificuldade inicial de compreensão é um sinal de que estamos diante de um livro cujo conteúdo está em um nível superior. Desejamos elevar nosso conhecimento através deste tipo de livro.
Como ainda estamos realizando leitura de inspeção, a velocidade continua sendo importante. Temos a tendência de ficar paralisados diante da confusão. Gastamos muito tempo refletindo sobre o que está sendo dito. Não faça isso agora! Na leitura superficial vamos ler rapidamente do início ao fim sem parar.
Não realize pausas para refletir sobre as coisas que não entende.
Não abra seu navegador para realizar pesquisas na Internet.
Não procure o significado de palavras desconhecidas no dicionário.
Não escreva nas margens.
Tudo isso poderá acabar distraindo sua leitura superficial.
Se você não entender alguma coisa, siga em frente. Se o livro for de qualidade, mais tarde você poderá realizar uma nova leitura para responder as perguntas importantes.
A leitura superficial permitirá ter um contato com a totalidade da obra. A leitura superficial é o primeiro passo para a leitura analítica – isto é, entender e interpretar o conteúdo de um livro.
3.3 Leitura analítica
Se você fez a leitura de inspeção corretamente e concluiu que está diante de um livro que realmente vale a pena ser lido com maior tempo e atenção, então agora é hora de fazer a leitura analítica.
A leitura analítica é uma leitura completa. Quando estamos diante de bons livros, queremos dedicar mais tempo na leitura para podermos aproveitar ao máximo.
Aprendemos que quando lemos algo que não compreendemos completamente, este é um sinal de que podemos estar diante de um conhecimento de um nível superior.
Também aprendemos que o conhecimento é obtido através de esforço que realizamos na leitura ativa.
Portanto, depois de nos certificarmos que estamos diante de um livro de qualidade, utilizando as técnicas descritas anteriormente, vamos dedicar mais tempo e esforço.
Estamos diante de uma valiosa mensagem que o escritor está comunicando. E a leitura analítica de sucesso vai aumentar a nossa compreensão. É assim que aprendemos uns com os outros.
Nosso objetivo é superar essa desigualdade inicial de conhecimento entre nosso nível atual e o livro. Ou seja: queremos nos aproximar do escritor. Queremos saber o que um autor diz, o que ele quer dizer e por que ele diz isso.
Para realizar a leitura analítica:
1 – Classifique o livro de acordo com o tipo e assunto;
2 – Escreva com suas palavras e usando apenas um parágrafo sobre o que é o livro e quais são suas principais ideias;
3 – Liste as partes principais do livro em sua ordem e relação, explicando como as ideias estão relacionadas;
4 – Entenda o significado das principais palavras técnicas usadas no livro;
5 – Defina o problema ou problemas que o autor está tentando resolver e quais são os problemas que não foram enfrentados adequadamente pelo autor.
Você provavelmente notará que, embora tudo isso pareça fácil, haverá muito trabalho. É por isso que nós fizemos a leitura de inspeção: para ficarmos preparados para enfrentar a leitura analítica.
Faça uma leitura crítica. Porém, não discorde apenas por discordar. Existe uma diferença entre verdadeiro conhecimento e mera opinião pessoal. Para discordar você precisa apresentar boas razões para qualquer julgamento crítico que fizer. Caso tenha críticas, seja específico sobre quais são os pontos em que o autor pode estar desinformado, ilógico ou imparcial.
A leitura analítica é tão importante que merece ser detalhada em três partes:
3.3.1 Sobre o que é o livro?
Primeiro nós vamos ler o livro inteiro uma vez usando a leitura superficial. Se o livro é bom, então vamos avançar fazendo a leitura analítica. Lembra que nós deixamos para fazer uma pesquisa e reflexão apenas depois? Quando fizemos a leitura superficial, a velocidade foi o principal critério. Por isso não paramos para refletir ou pesquisar.
É aqui, durante a leitura analítica, que vamos fazer as anotações identificando quais são as partes que necessitam aprofundamento.
Em seguida, reveja a estrutura de todo o livro, identifique as principais partes da obra.
Por fim, faça uma lista das perguntas que você acha que o autor está tentando responder.
3.3.2 O que está sendo dito no livro?
Identifique todas as palavras-chave e entenda o que o autor quer dizer com elas. Use o título, cabeçalhos, figuras, glossário e formatação para ajudar a compreender a mensagem.
Entender as definições é essencial. O autor provavelmente fez as definições dos principais conceitos no início do texto.
Sem entender os principais termos e conceitos do livro, não será possível alcançarmos plena compreensão. Dedique tempo para decifrar a mensagem. Realize pesquisas adicionais na Internet, em enciclopédias, dicionários técnicos para entender o que as palavras-chave significam.
Encontre quais são os principais argumentos do autor. Quais são as frases que ele repete e dá destaque? Quais são as frases que você está com dificuldade de entender?
Para verificar se você entendeu o que o autor está tentando dizer, você deve reformular essas frases-chave com suas próprias palavras.
Quais problemas o autor está tentando solucionar? Quais são as principais propostas e teorias do autor?
3.3.3 O livro é verdadeiro, no todo ou em parte?
Ao analisar um livro, você deve avaliar sua importância e lógica. Porém, entenda antes de concordar, discordar ou se abster.
Tenha a mente aberta e colaborativa, mesmo quando você discordar. Lembre-se de que você e o autor são geralmente ambos curiosos e interessados em encontrar a verdade.
Seja específico em qualquer crítica que você faça.
Quando encontrar ideias com as quais você discorda, monitore suas emoções. Lembre-se, só porque você não gosta de argumentos de alguém, isso não significa necessariamente que os argumentos estão errados.
Mantenha a humildade para se lembrar que existem chances de você não ter entendido partes importantes do argumento ou não conhecer outros pontos importantes. A arrogância pode fechar importantes portas para o conhecimento.
Um autor é humano e pode falhar caso esteja desinformado, desatualizado, seja ilógico ou apresente argumentos incompletos.
3.4 Leitura sintópica
A leitura sintópica também é conhecida como leitura comparativa e representa a leitura mais exigente e difícil de todas. Somente prossiga com a leitura sintópica após dominar os níveis anteriores de leitura, principalmente os critérios de uma boa leitura analítica.
A leitura sintópica envolve a leitura de muitos livros sobre o mesmo assunto e a comparação e contraste das idéias, do vocabulário e dos argumentos.
O objetivo não é alcançar uma compreensão de um livro em particular. O objetivo é ainda maior: entender o assunto e desenvolver uma fluência profunda.
O livro em suas mãos será apenas uma das várias fontes de conhecimento para alcançar esta grande missão.
Técnicas para a leitura sintópica:
1 – Estabelecer terminologias comuns entre livros diversos;
2 – Esclarecer questões e problemas através de conteúdos sobre o mesmo assunto;
3 – Comparar diferentes pontos de vista, ativamente buscando por opiniões contrárias para avaliar a qualidade do argumento de cada fonte;
4 – Analisar a discussão e o ponto de vista de cada autor para procurar pela verdade.
Ao chegar neste ponto, você deve ter uma ideia sólida do assunto que você está abordando e das fontes que têm algo importante a dizer sobre isso. A leitura sintópica é o quarto nível de leitura porque envolve uma combinação de leitura elementar, inspeção e análise.
Como qualquer bom projeto, a leitura sintópica começa com um bom planejamento. O seguinte processo de seis etapas ajudará você a se preparar:
1 – Identifique o assunto específico que você deseja abordar;
2 – Perceba que é necessário mais do que um livro para alcançar conhecimento verdadeiro nesta área;
3 – Elabore uma longa bibliografia;
4 – Analise sistematicamente todos os livros da sua lista;
5 – Solidifique o assunto que você está abordando. Liste as perguntas que você deseja pesquisar em mais detalhes;
6 – Encurte sua bibliografia, mantendo apenas os livros que dizem algo importante sobre as perguntas que você fez. Não desperdice tempo lendo todos os livros da bibliografia analiticamente. Utilize a leitura de inspeção sempre para proteger seu tempo. Vá direto ao ponto que interessa.
A leitura sintópica consiste em construir uma análise do assunto. Com a leitura sintópica você se aprofunda mais do que qualquer um dos livros individualmente. Desejamos alcançar um nível de conhecimento que só pode ser alcançado através da consulta a várias obras.
Então, como podemos aprender mais rápido usando a leitura sintópica? Teremos que proteger nosso tempo através do uso de leitura de inspeção e selecionando cuidadosamente as obras que merecem uma leitura analítica.
Qual é a principal diferença entre a leitura sintópica e o uso individual de técnicas de leitura analítica e inspeção?
Na leitura sintópica nós temos uma pergunta específica e desejamos encontrar a resposta no meio de todas as obras publicadas sobre aquele assunto.
Nosso objetivo não é compreender um livro específico, individual. Nosso objetivo é mais amplo.
Queremos ir além e encontrar a resposta para nossa dúvida. Queremos encontrar várias perspectivas diferentes para formar uma opinião.
Portanto, formar uma imagem completa de todo o livro é desnecessário. Por isso que não é uma leitura analítica. Podemos ir direto ao ponto. Basta ler apenas os trechos do livro que são relevantes para resolver nossa dúvida.
3.4.1 Encontre as partes importantes
Você precisa encontrar os livros certos e, em seguida, as passagens que são mais relevantes para preencher suas necessidades.
Portanto, o primeiro passo é uma leitura de inspeção de todos os trabalhos que você identificou como relevantes. Marque onde estão os trechos que são importantes.
3.4.2 Entender quais são suas dúvidas e objetivos
Em vez de foco no autor, o foco tem que ser em você. Isso quer dizer que em vez se concentrar nos problemas que o autor está tentando resolver, você precisa se concentrar nas perguntas que você tem.
Devemos criar nossas próprias proposições, esclarecendo nossos problemas. E com esses problemas em mente, vamos buscar a resposta nos materiais produzidos pelos autores que escolhemos no levantamento da bibliografia.
3.4.3 Comparar diferentes argumentos
Se você fez uma pergunta clara para a qual existem várias respostas, o problema foi definido.
Agora, você tem que entender os diferentes pontos de vista. Entender várias perspectivas dentro de um problema. Somente depois de conhecer as diferentes opiniões é que vamos criar a nossa própria opinião inteligente.
4. Conclusão e próximos passos
Agora você sabe que existem diferentes níveis de leitura. Os níveis devem ser treinados sequencialmente.
Somente queremos realizar uma boa leitura sintópica depois de dominar a leitura analítica. Faremos a leitura analítica depois de escolher os livros de qualidade que passaram pela nossa leitura de inspeção. E tudo isso só é possível depois de refinarmos nossa habilidade de leitura essencial.
Tudo isso é feito para protegermos nosso tempo, dedicando este precioso recurso, o tempo, para os materiais que realmente vão contribuir ao máximo em nosso conhecimento.
É por isso que temos um convite especial para que você descubra Como Aprender Mais Rápido clicando neste link para acesso ao curso completo.